Direito de Trânsito

Recurso de multa online agora também disponível para envio em 1ª e 2ª instâncias

A fim de garantir que o recurso de multas de trânsito esteja ao alcance de todos os condutores, alguns órgãos de trânsito passaram a possibilitar a contestação das penalidades decorrentes de infrações de trânsito totalmente pela internet, investimento esse feito pelo Governo Federal.

O serviço, que até pouco tempo só incluía a realização da defesa prévia, agora também possibilita a realização dos recursos em 1ª e em 2ª instância totalmente online.

Por meio do recurso de multa virtual, torna-se mais fácil aos condutores utilizarem o serviço.

A possibilidade de recorrer online garante que mais condutores possam ter acesso ao direito de defesa em relação às penalidades impostas pelas autoridades de trânsito.

O serviço de recurso de multas online, no entanto, apresenta algumas restrições.

Para que o condutor possa recorrer dessa forma, a infração precisa ter sido registrada pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Além disso, não são todos os Departamentos Estaduais que permitem o envio do recurso online.

Os estados em que o envio de recurso de multa pela internet está disponível são: Paraíba, Goiás (por meio de aplicativo), São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Dessa forma, somente as multas registradas pelos Departamentos de Trânsito dos estados citados é que podem ser contestadas pela internet. Para recorrer, o condutor deve sempre buscar o departamento de trânsito do seu estado ou do estado em que a infração foi registrada.

O envio de recurso online exige, assim como para outras formas de entrega ao órgão, que o condutor esteja atento aos prazos especificados pelos órgãos de trânsito.

Os prazos para envio de recurso pela internet são os mesmos que para o envio de recurso pelo correio, ou para entrega pessoalmente ao órgão de trânsito.

Para a defesa prévia, o prazo estará especificado na notificação de autuação recebida pelo condutor – a qual indica que uma infração de trânsito foi cometida. Este prazo será de, no mínimo, 15 dias.

Para envio de recurso em 1ª instância, quando a defesa prévia não é deferida pelos órgãos de trânsito, o prazo costuma ser de 30 dias após o recebimento da notificação de imposição de penalidade.

O recurso em 2ª instância, assim como a etapa anterior de defesa, deve ser enviado em até 30 dias após o resultado de indeferimento do recurso na instância anterior.

Assim como os prazos, a documentação para envio de recurso online também é a mesma necessária para o recurso enviado pelo correio, ou entregue pessoalmente no órgão.

Para recorrer online, o motorista, portanto, deve anexar, no site do DETRAN, conforme indicado pelo órgão, a notificação de autuação, o recurso – constituído com os argumentos e assinado –, a CNH – ou outro documento que comprove a assinatura – e o CRLV.

Além do recurso e dos documentos de identificação, também é possível anexar, por exemplo, imagens que possam comprovar que a infração foi registrada de forma injusta.

No site de cada DETRAN, haverá a indicação do local para que o condutor anexe as cópias digitais dos documentos. A documentação citada é válida para as três etapas de recurso. A única diferença é que, para o recurso em 1ª e em 2ª instância, não deve ser enviada a notificação de autuação mas, sim, a notificação de imposição de penalidade.

Após anexar os documentos, basta realizar o envio e aguardar a resposta do órgão, que informará sobre o deferimento ou indeferimento do recurso.

Quando o condutor recorre até a última etapa administrativa – 2ª instância – e tem seu pedido indeferido, precisa cumprir as penalidades aplicadas em decorrência da infração.

Âmbito Jurídico

Recent Posts

Prejuízos causados por terceiros em acidentes de trânsito

Acidentes de trânsito podem resultar em diversos tipos de prejuízos, desde danos materiais até traumas…

3 dias ago

Regularize seu veículo: bloqueios de óbitos e suas implicações jurídicas

Bloqueios de óbitos em veículos são uma medida administrativa aplicada quando o proprietário de um…

3 dias ago

Os processos envolvidos em acidentes de trânsito: uma análise jurídica completa

Acidentes de trânsito são situações que podem gerar consequências graves para os envolvidos, tanto no…

3 dias ago

Regularize seu veículo: tudo sobre o RENAJUD

O Registro Nacional de Veículos Automotores Judicial (RENAJUD) é um sistema eletrônico que conecta o…

3 dias ago

Regularize seu veículo: como realizar baixas de restrições administrativas

Manter o veículo em conformidade com as exigências legais é essencial para garantir a sua…

3 dias ago

Bloqueios veiculares

Os bloqueios veiculares são medidas administrativas ou judiciais aplicadas a veículos para restringir ou impedir…

3 dias ago