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Tudo o que você precisa saber para registrar um domínio no Brasil

O registro de domínio é um procedimento simples, mas com tanta informação disponível pode acabar sendo uma tarefa complicada. Veja as dicas para saber o quê deve ser analisado antes de adquirir qualquer domínio e criar o seu site.

O que é um domínio e por que ele é importante para um site?

Um domínio é um item básico, fundamental e um dos primeiros passos que você precisa tomar na hora de criar um site para sua marca, projeto ou empresa. É nada mais que um nome e uma identidade exclusiva na internet, ou seja, o que aparece após o www. em sites ou o @ em e-mails.

O verdadeiro desafio de escolher um domínio é pensar num bom nome, fácil de lembrar, que não seja muito longo ou difícil de se pronunciar, e escolher a extensão (terminação) certa, que os usuários logo reconhecerão. As mais populares no Brasil são a .com ou a .com.br, mas não desanime se o domínio que deseja não estiver disponível nessas duas, pois existe uma lista enorme de extensões para serem utilizadas, como .net, .site, .online, entre outras.

O Brasil é um dos países com valores mais em conta para adquirir um domínio, os quais se mantêm sem alteração há muito tempo. Com a expansão tecnológica, a expectativa dos especialistas é que a quantidade de registros de domínio cresça muito nos próximos anos. É importante salientar que o domínio garante apenas o nome na web, e não tem vínculo com o registro da marca ou empresa. Assim, deve ser requerido em locais específicos, como o Registro.Br (para a terminação .br).

Contratação da Hospedagem (Hosting)

Para que um site fique disponível na internet é preciso mais do que um domínio, que simplesmente carrega informações. Nesse sentido, um dos fatores fundamentais que compõem a criação de um site é a hospedagem, que é a parte responsável por armazenar os dados, arquivos, imagens e textos do site para que possa ser visitado por qualquer usuário.

Existem diferentes tipos ou categorias de hospedagem, como a compartilhada, a VPS, ou a Cloud. Cada uma oferece vantagem, desvantagens e recursos diferentes a serem levados em conta na hora da decisão. Tudo vai depender do seu orçamento e do tipo de site que você precisa ou quer fazer.

A importância do Design

Para ter um site memorável não se trata apenas de escolher um template moderno de alguma plataforma personalizável. Se o seu site não for atrativo do ponto de vista do visual e da funcionalidade, o público ficará confuso, não lhe dará atenção e o abandonará rapidamente, por mais completo e relevante que seja o conteúdo. Lembre sempre que “a primeira impressão é a que fica”.

Além dessas questões, um site com um bom design gera muita mais credibilidade, transmite profissionalismo, confiança e segurança ao usuário. Indica que a sua marca ou empresa está investindo dinheiro para garantir um ambiente seguro no mundo virtual.

Por isso, se você deseja resultados profissionais na hora de se decidir pela criação de um site, é interessante contratar um designer profissional para garantir a melhor experiência possível para o usuário, equilibrando as necessidades do negócio com beleza, estilo e funcionalidade.

Profissionais de SEO: Assim que tiver sido escolhido o domínio, a hospedagem e o design, é importante identificar os fatores que impactam positivamente para atrair seu público-alvo, ou seja, os interesses dos usuários no seu site, para aumentar o alcance e obter resultados profissionais.

Nesse sentido, a melhor forma de descobrir exatamente o que a média dos usuários do seu nicho de atuação quer é fazer uma coleta de dados, que permite conhecer informações sobre a audiência, o número de visualizações mensais, a taxa de rejeição, e as palavras-chaves e termos de busca mais procurados.

Você pode conseguir facilmente essas informações com alguma ajuda dos profissionais SEO (Search Engine Optimization), especialistas em SEO ferramentas, um conjunto de técnicas e estratégias do marketing digital. Com isso em mãos, esses profissionais conseguem analisar os comportamentos dos usuários, aumentar o tráfico dos sites e ranquear no topo dos buscadores

Caso estiver procurando quais as ferramentas básicas de SEO para posicionar seu site, saiba que as principais pertencem à Google, como a Google Analytics e a Google Search Console, mas também existem outras como a Ahrefs, uma das favoritas para procurar palavras-chave – e a SEMRush (disponível em português!), extremadamente útil para analisar comparativamente sites.

Âmbito Jurídico

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