*Denilson Marcos
Muitas vezes os donos de escritório de advocacia têm dificuldades para fazer o marketing de seu negócio.
Isso porque esse ramo exige sobriedade, o que muitas vezes confronta as formas comuns de divulgação. Além disso, a Ordem dos Advogados do Brasil também regulamenta a publicidade no ramo, definindo limites e parâmetros a serem seguidos.
Sabendo disso, separamos para você esse conteúdo sobre como usar a internet para atrair clientes para o seu escritório de advocacia. Confira abaixo!
Como citamos, a OAB possui cláusulas próprias para definir limites no marketing para advogados. Ao contrário do que muitos pensam, a publicidade no ramo não é proibida completamente. No entanto, é necessário estar bem atento as regras para garantir a saúde do negócio.
As leis regulamentadoras podem ser encontradas nos seguintes trechos:
A grande questão é que em ambos os artigos fica difícil entender quais são exatamente os limites impostos para divulgação. Nos dois, é citado que para a divulgação é preciso “discrição e moderação”, porém nenhum dos conceitos é definido.
Sendo assim, é preciso entender que a linha é muito tênue e investir em conteúdo que não poderão ser considerados agressivos de nenhuma maneira. Dessa forma, o marketing para advogados se torna mais seguro e não corre riscos.
Qualquer pessoa que tem um pouco de conhecimento do meio já ouviu falar do Inbound Marketing. Em uma tradução livre, ele pode ser chamado de Marketing de Conteúdo e obtém ótimos resultados na web, considerado uma das principais estratégias de marketing digital.
Nessa modalidade de divulgação o principal objetivo é a criação de conteúdo relevante para a web. Esse conteúdo pode ser postado no site do escritório ou até mesmo nas redes sociais da empresa.
Se tratando de marketing para advogados, essa opção é interessante porque envolve demonstração de conhecimento aos clientes. Esses, verão que sua página é ativa, que posta aquilo que eles procuram e conhecerão seus serviços.
Para atingir mais público o recomendável é publicar conteúdo sobre todo tipo de tema. Como prioridade, vale escolher primeiro aqueles que geram mais movimentação em seu negócio, como pensões ou aposentadoria, por exemplo.
A partir do momento que o usuário de internet perceber que seu conteúdo é de qualidade, quando precisar de serviços de advocacia, lembrará de você automaticamente.
Ou seja, de maneira simples e informativa, é possível adquirir novos trabalhos toda semana.
Apesar de o conteúdo relevante já ser uma boa parte do marketing para advogados, ele ainda não é tudo. Para que os usuários da internet encontrem os textos que você está produzindo, é necessário que eles sejam criados de maneira otimizada.
As técnicas SEO consistem em uma série de mecanismos utilizados para que conteúdo escrito seja encontrado facilmente na web. Essas estratégias possuem como principal objetivo elevar o texto até o topo do ranking dos buscadores, para que seja visto por mais pessoas.
Se tratando de Inbound Marketing, fazer uso desses artifícios se torna ainda mais importante para a construção da publicidade. Sem eles, o texto se torna apenas um conteúdo informativo, sem a propaganda que sua empresa precisa.
Sendo assim, ingressar em um curso da área ou fazer algumas pesquisas aprofundadas pode ser muito útil. Caso esteja disposto a investir um pouco mais no marketing para advogados, a contratação de um profissional do meio pode ser uma boa ideia.
Por mais que os códigos prevejam que a divulgação deve ser moderada, como estamos tratando de marketing de conteúdo, pode-se apostar na constância.
O conteúdo postado na internet será de informação, ou seja, não será agressivo. Dessa forma, um post por dia não será considerado exagero e te permitirá abordar todo tipo de tema.
Além disso, é preciso entender que as plataformas valorizam o engajamento. O algoritmo, que controla e impulsiona os criadores de conteúdo, preza por aquelas páginas que são mais ativas.
Ou seja, quanto mais você postar, mais o próprio sistema ajudará na sua divulgação e no alcance a mais pessoas. Quando menos esperar, a página do seu escritório de advocacia já estará lotada de futuros clientes em potencial.
Em tempos de redes sociais, é preciso ter em mente que tudo é muito visual. Já foi comprovado por especialistas da área que a grande maioria das pessoas só lê um conteúdo se ele contiver também uma mídia.
Sabendo disso, fica evidente que criar uma identidade visual e apostar nela para suas publicações é muito importante.
Nesse momento é fundamental ter em mente as diretrizes da OAB, que exigem descrição. Ou seja, é preciso focar nas cores claras e que não chamam muita atenção, mantendo a sobriedade que a profissão exige.
Além das imagens para ser postadas junto com os textos, também é preciso criar a identidade do perfil. As redes sociais podem ser ótimas aliadas no ganho de clientes para o escritório, no entanto, devem exibir a formalidade que se espera dos negócios de advocacia.
Criar imagens para o perfil, capa e destaques de stories do Instagram que possuam logo da empresa é uma ótima dica. Além disso, utilizar as mesmas cores e design para a placa de identificação é bem interessante, já que estamos tratando de trazer clientes virtuais para o mundo real.
O marketing para advogados é muito importante, tanto para quem já está há muito tempo no ramo quanto para quem está começando. Sendo assim, é preciso buscar meios para se inserir na era digital e fazer dela sua aliada na construção da cartela de clientes.
Agora que você já sabe de todas essas dicas, está preparado para conseguir ainda mais público. No entanto, lembre-se de ler os artigos previstos para regulamentação do marketing para advogados, garantindo assim a regularidade da sua publicidade.
*Denilson Marcos, com formação em marketing pela PUC, atua diretamente com marketing jurídico. (e-mail: contato@denilsonmarcos.com.br)
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