A obra traz textos elaborados com base na visão prático-profissional, voltada ao enfrentamento de problemas que surgirão no cotidiano da Administração, com o necessário aprofundamento teórico e diálogo com a jurisprudência relativa à legislação antecedente
A obra traz textos elaborados com base na visão prático-profissional, voltada ao enfrentamento de problemas que surgirão no cotidiano da Administração, com o necessário aprofundamento teórico e diálogo com a jurisprudência relativa à legislação antecedente. O livro apresenta estudo comparativo, feito a partir dos institutos e procedimentos consagrados na Lei 8.666/1993, e comentários aos vetos promulgados da nova Lei de Licitações.
Os textos permitem correto entendimento das inovações trazidas pela Lei 14.133/2021, essencial para a atuação jurídica segura, transparente e eficiente nos processos de contratação e licitação públicas.
Conteúdo
A coordenadora da obra Maria Sylvia Zanella Di Pietro escreveu sobre estrutura geral da nova lei, tratando da abrangência, objetivos e princípios, em conjunto com o professor Thiago Marrara, que também elaborou texto sobre infrações, sanções e acordos na nova Lei de Licitações.
O presidente do Instituto Paranaense de Direito Administrativo – IPDA, professor Edgar Guimarães é autor de dois artigos: “Inovações no planejamento da fase interna das contratações” e “Instrumentos auxiliares das licitações e contratações”.
As modalidades e rito procedimental da licitação foram abordados pelo professor Victor Aguiar Jardim de Amorim, e a contratação direta, com destaque para inexigibilidade e dispensa de licitação, pelo professor Fabrício Motta.
O texto “Contratos na nova Lei de Licitações e contratos” é apresentado pelo professor Luciano Ferraz que, juntamente com o professor Fabrício Motta, escreveu o artigo “Controle das contratações públicas”.
Autores:
Edgar Guimarães – professor no Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Pós-Doutor (UNISALENTO/IT), doutor e mestre (PUC-SP). Presidente do Instituto Paranaense de Direito Administrativo.
Fabrício Motta – conselheiro do TCM-GO. Professor da Faculdade de Direito da UFG. Doutor em Direito do Estado (USP) e mestre em Direito Administrativo (UFMG).
Luciano Ferraz – professor Associado de Direito Administrativo na UFMG e adjunto de Direito Financeiro na PUC Minas. Pós-Doutorado (Nova Lisboa), doutor e mestre (UFMG).
Maria Sylvia Zanella Di Pietro – professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro, titular aposentada de Direito Administrativo da USP e procuradora do Estado de São Paulo aposentada.
Thiago Marrara – professor de Direito Administrativo da USP (FDRP). Livre-docente (USP). Doutor pela Universidade de Munique (LMU).
Victor Aguiar Jardim de Amorim – doutorando em Direito do Estado (UnB). Mestre em Direito Constitucional (IDP). Professor de pós-graduação do IDP, do ILB e do IGD.
O período de experiência é um tipo de contrato de trabalho de duração determinada, em…
Sim, o aluguel entra no Imposto de Renda tanto para quem recebe quanto para quem…
O Imposto de Renda (IR) é uma obrigação fiscal que abrange milhões de brasileiros e…
O Imposto de Renda sobre aluguéis recebidos é uma das obrigações tributárias mais comuns entre…
Sim, qualquer herdeiro pode dar início ao processo de inventário. A legislação brasileira, por meio…
O planejamento sucessório e a criação de uma holding familiar são estratégias amplamente utilizadas por…