O que é um terço das férias? Um terço das férias é uma expressão utilizada para se referir ao adicional de um terço que o trabalhador tem direito no pagamento das férias. Além disso, também significa 10 dias de férias, em um total de 30 dias que o trabalhador tem direito.
As férias remuneradas e acrescidas de um terço são um direito constitucional e um direito trabalhista de todo empregado com CLT. E o período de descanso garantido por lei deve ser remunerado justamente para que o trabalhador consiga descansar. Sem ter nenhum prejuízo financeiro durante o tempo em que ficar parado.
Vamos entender melhor como isso funciona a partir de agora.
É muito comum que o trabalhador escute a expressão um terço das férias e fique se perguntando o que isso significa. Portanto, se este é o seu caso, saiba que essa expressão tem dois significados:
De acordo com o Portal Professor Trabalhista, a expressão 1/3 de férias é importante em dois momentos: quando o trabalhador vai sair de férias e quando o trabalhador quer vender uma parte de suas férias para a empresa.
Um terço das férias se refere a 1/3 do salário do trabalhador que deve ser acrescido no valor da remuneração das férias. Vejamos um exemplo para um trabalhador que recebe um salário de R$ 1.500,00 reais.
Primeiro, dividimos o valor do salário por 3.
Esse é o valor de um terço das férias para quem recebe um salário desse montante. Então, somamos esse resultado ao valor do salário para ter o valor total das férias.
Não se esqueça que dessa remuneração também serão descontados os valores referentes ao imposto de renda e a contribuição do INSS.
Além disso, a remuneração das férias deve ser paga com no mínimo dois dias de antecedência para o início do período de férias. Ou seja, é um adiantamento salarial e o trabalhador deve entrar no seu período de descanso com o dinheiro no bolso.
O que é um terço das férias quando o empregado quer vender as férias para a empresa? Trata-se do limite legal de dias que um empregado pode vender das suas férias.
Ou seja, o empregado com direito a 30 dias de férias pode vender no máximo 10 dias para a empresa, o que representa um terço desse período. Quanto aos demais dias de férias, deverão ser tiradas com o período de descanso normalmente.
E, o empregado deve enviar uma comunicação por escrito sobre sua intenção de vender um terço das férias para o RH ou diretamente ao empregador. Além disso, essa comunicação deve ser entregue com no mínimo 15 dias de antecedência para o encerramento do período aquisitivo.
A expressão 1/3 das férias é muito importante para o trabalhador. Pois, se refere a dois importantes benefícios: o adicional das férias e o direito de vender uma parte das suas férias para a empresa.
Ainda tem dúvidas sobre o que é um terço das férias? Comente! E não deixe de compartilhar este texto em suas redes sociais, para que seus amigos possam ficar por dentro deste assunto tão importante.
A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para pessoas com obesidade grave que não obtiveram…
A recusa da seguradora em pagar a indenização prevista em contrato pode trazer uma série…
Entrar com uma ação judicial contra uma seguradora pode ser um processo necessário quando há…
Quando uma seguradora se nega a pagar a indenização que o segurado acredita ter direito,…
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo cobrado anualmente pelos…
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo estadual que incide…