O uso cada vez mais recorrente de serviços terceirizados não só abre portas para novas perspectivas estratégicas, como coloca as empresas em plena sintonia às contribuições tecnológicas
Discutir sobre o impacto do BPO para a realidade operacional de uma empresa é sempre uma tarefa complexa, afinal, os efeitos da terceirização de processos são abrangentes e afetam diversos departamentos e procedimentos corporativos. O trunfo do outsourcing repousa justamente na quantidade de benefícios que é capaz de proporcionar ao gestor, oferecendo um espaço aberto à inovação como referencial analítico para a cultura interna.
Nesse momento de instabilidade e retomada econômica, a cautela por decisões que sustentem uma recuperação natural das atividades deve vir acompanhada de um planejamento estratégico preocupado com o contexto fiscal. É possível dar continuidade à inserção da tecnologia, característica indispensável na contenção dos obstáculos provocados pelo período de coronavírus. Os próximos meses serão fundamentais e desafiadores para pequenas, médias e grandes empresas, sem exceções. E o BPO é uma possibilidade factível para todos os setores.
Sinal positivo à transformação digital
Em termos gerais, a transformação digital defende a disseminação de uma inteligência analítica com base nos dados. Na prática, isso significa utilizar insumos a partir de informações armazenadas em um sistema digital seguro e redirecioná-los para finalidades específicas, de acordo com o valor extraído de cada um. Tomadas de decisões mais assertivas, por exemplo, tornam-se um objetivo muito mais palpável se o líder possuir objetos originados pela análise preditiva à sua disposição.
Repassar o comando do fluxo informacional para uma empresa de BPO é abraçar esse novo patamar tecnológico com a segurança de profissionais respaldados pelo uso de soluções digitais consolidadas. Vale destacar que o prestador de serviços terceirizados é o responsável por bancar a presença da tecnologia. Ao escolher pelo BPO, a organização contratante está adquirindo um pacote de processos em que a transformação digital é componente incluso.
Otimização de processos em prol da produtividade
A utilidade estratégica do BPO vai além da tomada de decisão. Aproveitar as vantagens propostas por ferramentas inovadoras sem deixar de valorizar o material humano é um objetivo primordial e que visa um equilíbrio bem-vindo entre as partes. Não é sobre ofuscar o profissional e o retirar de sua função sem qualquer planejamento por trás.
Com o serviço de outsourcing lidando com procedimentos exaustivos e padronizados, de pouco caráter subjetivo, o profissional terá tempo hábil e disponibilidade para exercer cargos de alto teor estratégico. Nesse sentido, a valorização humana é consequencial e evidenciada no dia a dia operacional. Em outras palavras, o incentivo à produtividade das equipes será recorrente através do suporte do BPO.
Segurança fiscal para enfrentar os novos tempos
Segundo um estudo recente publicado pela Unisys, que visa estabelecer um parâmetro sobre o índice de segurança do público consumidor, apenas 29% dos brasileiros confiam nas empresas para lidar com seus dados. Essa pesquisa vai de encontro a um quadro fiscal que precisa mudar por parte do empresariado. Áreas contábeis são exemplos contundentes, na medida em que movimentam uma quantidade exacerbada de informações sensíveis à legislação.
Optar pela adoção do BPO também é caminhar rumo à estabilidade fiscal. Não há como negar a importância da máquina e sua assertividade técnica para lidar com dados, e com essa etapa operacional tão delicada sob a tutela de profissionais acostumados ao dinamismo fiscal do país, o gestor terá a tranquilidade de um futuro sem grandes riscos à saúde financeira de seu negócio.
Esses são alguns dos diversos benefícios do BPO. Qual é a sua opinião sobre o tema? Participe do debate e faça essa reflexão!
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