Normalmente, os estudantes demonstram dificuldades no entendimento da dependência previdenciária dos menores tem em vista a existência de três ramos específicos que tratam da temática: Civil, Tributário e Previdenciário, além do Penal[i].
Elucida Fábio Zambitte Ibrahim (2008), que confusão freqüente sobre o filho dependente diz respeito aos filhos maiores, até 24 anos de idade, se ainda estiverem cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de ensino médio, pois, para efeitos do RGPS, este fato é irrelevante: qualquer filho maior de 21 anos somente manterá a condição de dependente se inválido. A previsão citada é válida ao dependente para efeitos do Imposto de Renda, conforme art. 77, § 2˚, do Decreto n. 3.000/99 e para alguns regimes próprios de previdência[ii].
Também, merece considerações acerca das mudanças da lei civil, com a edição da Lei n. 10.406/2002 (Novo Código Civil), o qual reduz a idade da maioridade civil para 18 anos[iii]. A lei previdenciária utiliza-se da lógica anterior, limitando a condição de dependente ao menor de 21 anos, provocando certa dúvida. Todavia, como a lei previdenciária é lei especial[iv], prevalece frente à alteração do Código Civil de 2002, sem prejudicar os beneficiários do RGPS.
Isto posto, não resta dúvida que, mesmo tornando-se plenamente capaz ao completar 18 anos, o filho (e o irmão) permanece na condição de dependente, para fins previdenciários, até completar 21 anos. Pois, a Lei n. 8.213/91 é lei especial, que não é atingida quer pelo novo Código Civil de 2002, que, como vista acima, reduziu a idade da maioridade de 21 para 18 anos, nem pela legislação do Imposto de Renda que, ao reverso, estatui a dependência econômica do filho até 24 anos, quando cursa ensino superior.
Professor Universitário. Auditor Fiscal do Trabalho. Autor das seguintes obras: Manual de Rescisão de Contrato de Trabalho. 4 ed. Editora LTr, 2011 e Manual Prático de Direito do Trabalho. 3 ed. Editora LTr, 2011.
Os danos existenciais representam uma modalidade específica de dano imaterial que surge quando uma pessoa…
O direito brasileiro prevê diferentes formas de indenização para reparar prejuízos causados por atos ilícitos…
A espondilodiscoartrose é uma doença crônica que causa desgaste nas articulações da coluna, afetando ossos,…
A espondilite anquilosante é uma doença crônica e progressiva que pode causar impactos significativos na…
A espondiloartrose anquilosante, também conhecida como espondiloartrite em fases iniciais, é uma doença inflamatória crônica…
Como reverter um indeferimento do INSS? Para reverter um indeferimento do INSS, o segurado pode…