No evento será apresentado o Plano Estadual de Políticas para Mulheres
Em alusão ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro, a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Mulher, realiza nessa quinta-feira (17) o seminário “Políticas públicas para mulheres no Estado de São Paulo”.
O encontro será às 10 horas, no auditório da Fundação CASA, e o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, participará da abertura. Durante o evento será apresentado o Plano Estadual de Políticas para Mulheres de São Paulo (PEPM-SP) e a secretária da Defesa da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa, falará sobre o Programa TODAS in-Rede, que está inserido no plano e abarca as políticas para mulheres com deficiência.
O PEPM-SP tem como objetivo central a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Foi desenvolvido a partir das reflexões trazidas pela 4ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, realizada em 2016, que teve como preocupação a igualdade de direitos e oportunidades das mulheres e a discussão dos avanços e desafios de políticas públicas. Também foram consultados o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e a Política Nacional de Enfrentamento à Violência, trazendo conceitos, princípios e sugestões para a articulação e integração das políticas para o enfrentamento da violência.
O Plano foi dividido em quatro eixos:
Programa TODAS in-Rede – Tem o objetivo de promover o empoderamento e emancipação das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, visando a melhoria da qualidade de vida. Tem conexão com o Programa Meu Emprego Inclusivo, que promove a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, oferecendo qualificação profissional e empreendedora.
Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres – A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A data foi escolhida em homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas na mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo. As irmãs dominicanas eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por melhores condições de vida.
Coordenação de Políticas para a Mulher – Criada em 2012, por meio do decreto 58.428, de 8 de outubro, é responsável pelas políticas relativas à defesa dos direitos da mulher e à promoção da igualdade de gênero. Partindo do diagnóstico de que as condições de vida das mulheres paulistas são afetadas por problemas e desafios de origens diversas e tendo em vista a complexidade da realidade social, considera que uma política pública eficaz deve, necessariamente, ser ancorada nos princípios da transversalidade e intersetorialidade e envolver, sempre que possível, parcerias com a sociedade civil organizada, universidades e setor privado. Neste sentido, desenvolve uma série de iniciativas destinadas ao público feminino por meio da articulação intersetorial com as demais secretarias e órgãos estaduais.
Serviço
Seminário “Políticas públicas para mulheres no Estado de São Paulo”
Data: 17/11, às 10 horas
Local: Fundação Casa – Rua Florêncio de Abreu, 848
Acidentes de trânsito envolvendo motoristas sob efeito de álcool são uma realidade preocupante e, muitas…
Acidentes em rodovias são eventos que podem gerar consequências graves, tanto para os condutores quanto…
Acidentes em estradas rurais são mais comuns do que se imagina, principalmente devido às condições…
Acidentes de trânsito envolvendo veículos oficiais podem gerar uma série de dúvidas e complexidades, tanto…
Atropelar uma pessoa é um ato grave que pode resultar em diferentes consequências legais, dependendo…
O prazo para solicitar indenização por acidente de trânsito depende da natureza do dano e…