Até que ponto são seguros os investimentos nas criptomoedas?

Captura de tela 2022 10 25 104752
Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Os perigos ligados as criptomoedas como Bitcoin são famosos. O valor do BTC desceu consideravelmente, e surgiram mais negócios obscuros dentro do reino crypto. 

Ao fazê-lo, os proponentes das criptomoedas tipicamente afirmam que elas são uma alternativa superior para moedas FIAT como o euro e que acabarão por substituir as moedas tradicionais. Mas até que ponto são seguros os investimentos nas criptomoedas? 

 

As funções da moeda 

O dinheiro desempenha três funções em economia: funciona como uma reserva de valor, uma ferramenta de troca, e uma unidade de medida. Quando se trata de moedas, guardar dinheiro, contas poupança, ou obrigações de alta qualidade com prazos relativamente curtos é sem dúvida uma reserva de riqueza adequada. 

A inflação, por outro lado, é agora um problema. Em geral, o problema com a frase “reserva de valor” é que ela requer o estabelecimento de uma unidade de medida para designar esta função de uma moeda como tal. 

 

Manter o valor 

As pessoas gostam de afirmar que como o valor das duas criptomoedas mais populares (Bitcoin e Ethereum) mais do que duplicou nos últimos quatro anos, elas são sem dúvida inversões de valor ao investir com um bot de criptomoedas.

Isto é, contudo, a noção de retorno do investimento, não o conceito de uma inversão de riqueza. Uma inversão de valor é apenas uma inversão de valor se puder ser acedida sempre que precisares dela, incorrendo em perdas mínimas devido a custos de transação, preocupações de liquidez ou volatilidade de preços. 

No entanto, ao longo da maior parte da última década, a obtenção de Bitcoin ou Ethereum exigiu perdas financeiras. 

Se tivesses decidido investir no Bitcoin e no Ethereum e tentado levantar dinheiro das tuas contas de forma igualmente aleatória, terias sofrido uma perda significativa em cerca de metade do tempo, talvez até 80%. O Bitcoin e o Ethereum são inversões de baixo valor devido à sua tremenda volatilidade. 

 

Escala de medida 

Quantas coisas e serviços podes comprar com criptomoedas? Parece ser daqui que vem a força de criptomoedas como Bitcoin e Ethereum. Devido à sua oferta limitada, eles são menos vulneráveis à desvalorização relacionada com a inflação e perda de poder de compra do que, por exemplo, o euro. 

Dado que estamos atualmente a ver a maior taxa de inflação desde os anos 70, as criptomoedas deveriam ter tido um desempenho admirável como sebes de inflação. As taxas de inflação na zona euro estão atualmente acima dos 9%. 

Usando isto como base e Bitcoin como medida de bens e serviços, a taxa de inflação atual da Zona Euro seria superior a 50%. (Isto é semelhante aos países subdesenvolvidos, como a Venezuela ou o Líbano). 

 

Simples mas difícil de compreender 

Como resultado, as criptomoedas não são consideradas dinheiro no sentido tradicional. São ineficazes como meio de comércio, como unidade de medida fiável, ou como armazenamento de riqueza. 

A falta de recurso legal no caso de se perder as chaves digitais mina ainda mais a segurança das criptomoedas. Por exemplo, em 2013, um cientista informático descartou por engano um disco rígido com as chaves de 8.000 Bitcoins num aterro sanitário. 

Além disso, a fraude do consumidor com as Bitcoins é comum. O governo dos Estados Unidos tem avisado repetidamente os americanos para evitarem as fraudes com Bitcoins. A popularidade das criptomoedas tem atraído os fraudadores, que normalmente confiam na ingenuidade e falta de conhecimento do cliente comum.

Isto é exacerbado pelas perdas de hackers nas trocas de Bitcoin. As perdas de fraudes de consumidores são pálidas em comparação com uma série de interrupções recentes e amplamente divulgadas de trocas de criptomoedas, que foram em grande parte causadas por ataques cibernéticos à infra-estrutura das trocas. 

Tudo isto mostra que investir em criptomoedas é arriscado. Para que os investimentos especulativos aumentem de valor, é necessária uma narrativa cativante e uma equipa de promotores. 

A história precisa apenas de parecer credível e, idealmente, de despertar fantasias sobre as possibilidades ilimitadas. Não tem de ser verdade. Aí está o verdadeiro génio das criptomoedas. São uma história maravilhosa, e muitas pessoas têm sido atraídas pelo conceito de dinheiro digital intocável que pode ser usado para se proteger contra a inflação. 

Em conclusão, o investimento em criptomoedas vai durar mais algum tempo e vai continuar a ser arriscado num futuro previsível. 

Isto deve-se tanto à incapacidade de funcionamento destas moedas, previamente notada, como às incertezas legais. 

Isto pode não ser visível para muitos à primeira vista, mas após uma inspeção mais atenta, torna-se claro que esta é uma condição insustentável tanto para investidores como para clientes.

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Dia das Mães impulsiona vendas no e-commerce

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Lojistas com...
Âmbito Jurídico
4 min read

Quais são os benefícios do INSS?

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Você já...
Âmbito Jurídico
3 min read

Aspectos Jurídicos no Transporte de Mudanças e Veículos: Um…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! O transporte...
Âmbito Jurídico
2 min read

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *