Como gerenciar suas finanças online com segurança

0

O planejamento financeiro pessoal é muito importante para organizarmos a nossa vida econômica.

E a tecnologia veio para facilitar de vez esse processo, com segurança e ferramentas avançadas de gestão.

Diante dessa realidade, fizemos este texto para explicar a você como gerenciar suas finanças online de maneira segura.

Além disso, te daremos algumas dicas para que você possa aproveitar ao máximo as ferramentas digitais. Confira!

Finanças online: como ter um bom planejamento

Um planejamento financeiro eficiente envolve registro e controle de gastos e despesas e pensamento a curto e longo prazo.

Além disso, você pode usar a tecnologia a seu favor porque ela te ajuda a elaborar gráficos e proporciona outras ferramentas que auxiliam na análise de despesas.

Tudo isso faz com que você perceba onde deve cortar gastos excessivos, otimizando, assim, seus recursos financeiros.

Tenha um controle de gastos

Assim, primeiramente, controlar os seus gastos ajuda a organizar contas na crise ou em momentos bons.

Quando você não entende quais são as suas despesas e qual percentual aproximado do salário é destinado a cada segmento da sua vida, você não consegue perceber quando está gastando demais em certo setor.

E, muitas vezes, só procura economizar quando entra em dívidas e se enrola com o cartão de crédito ou com o cheque especial, por exemplo.

Por isso, para evitar este tipo de erro, é muito importante que você saiba controlar as suas finanças.

Supondo que o seu aluguel e as contas da casa sejam 50% do seu salário, você pode determinar que 20% se destine à alimentação, 20% ao lazer e 10% a custos extras, por exemplo.

Com esses percentuais mapeados, você consegue analisar mês a mês as suas contas e entender quando tem gastos excessivos que devem ser cortados para que as suas despesas não ultrapassem as receitas.

Use a tecnologia a seu favor

Para isso, use a tecnologia a seu favor. Você pode fazer uma planilha simples no computador com os seus gastos e receitas. Ela poderá gerar gráficos, fazer somas automáticas e ajudar você a analisar a sua situação financeira.

Mas se você prefere fazer tudo pelo celular, então baixe um dos aplicativos focados em auxiliar o planejamento financeiro pessoal.

Geralmente, você pode colocar metas, criar categorias de gastos e até conectar o app ao seu aplicativo de banco para identificação automática de entradas e saídas.

Em resumo, busque a melhor opção para você e aproveite aquela em que você mais se identifica para usar a tecnologia a seu favor no momento de fazer o seu planejamento financeiro.

Pense no longo prazo

Muitas vezes, nós queremos resolver os nossos problemas imediatamente. Porém, é muito importante pensar, também, no longo prazo.

Você nunca sabe quando precisará organizar contas na crise. A pandemia, por exemplo, gerou muito desemprego e fez as pessoas se arrependerem de não terem feito uma reserva de emergência antecipadamente.

Por isso, procure reservar uma parte da sua renda para o futuro, ou para um momento de emergência.

Como garantir a segurança nas finanças online?

O mundo online tem muitos benefícios, mas ele requer uma atenção especial para que você não caia em golpes. Por isso, siga as dicas abaixo para gerenciar as suas finanças online com segurança.

Busque empresas confiáveis

Nesse contexto, busque empresas confiáveis para você se relacionar. Isso se encaixa tanto para o cartão de crédito que você solicita quanto para um empréstimo pessoal que pede a uma instituição financeira.

Isso não significa que você só deve se relacionar com bancos tradicionais. Porém, é importante que pesquise bastante sobre a empresa com a qual está lidando antes de fechar qualquer negócio.

Além disso, sempre leia o contrato com atenção para não ser surpreendido posteriormente.

Assim, você reduzirá bastante as chances de fazer um negócio que não valha a pena ou com taxas não ditas que você precisará pagar depois.

Verifique a segurança do site

Além disso, verifique a segurança do site em questão.  Sites não seguros são mais fáceis de serem invadidos. Isso significa que as suas informações sensíveis podem ser roubadas.

Ou seja, além de checar a confiabilidade da empresa com a qual você está se relacionando, também verifique a segurança do site para evitar qualquer problema com os seus dados pessoais.

De olho nos mecanismos de segurança dos cartões de crédito

Além disso, tenha atenção aos mecanismos de segurança dos cartões de crédito, eles podem ser de grande utilidade para você em diversos momentos.

As empresas investem cada vez mais na segurança das operações dos cartões. Por isso, leia sobre as novidades do mercado para aproveitar ao máximo cada possibilidade de manter as suas finanças seguras.

Alguns aplicativos de banco podem funcionar apenas com reconhecimento facial, por exemplo. Outros enviam notificações a cada compra feita para você reportar imediatamente qualquer problema.

Ou seja, as instituições financeiras estão cada vez mais preocupadas com a segurança das operações.

Cuidado com golpes financeiros

Por fim, mas não menos importante, tenha cuidado com golpes financeiros. Esses golpes estão cada vez mais sofisticados e preparados para enganar você.

Assim, nunca informe senhas por telefone ou mensagens, mesmo que você realmente acredite que está falando com o seu banco.

Além disso, evite abrir links que você recebe por SMS e acabe mensagens com códigos de verificação após recebê-los.

Outra dica importante é não enviar senhas por e-mail ou outras fontes online. Esse é um dos primeiros lugares que golpistas procuram atrás de informações secretas.

E as precauções valem ainda mais para operações que envolvem altos valores, como empréstimo online, por exemplo.

Verifique se a empresa realmente existe, busque avaliações no Reclame Aqui e nunca, em hipótese alguma, pague nenhum valor adiantado.

Independente da modalidade do empréstimo, seja ele com garantia de veículo ou até mesmo um empréstimo rápido. Se cobrarem algum valor de adiantamento: fuja!

Considerações finais

Um bom planejamento financeiro requer registro e controle de gastos e pensamento a longo prazo.

Mas, para facilitar as suas análises econômicas, você pode contar com a ajuda da tecnologia para organizar as suas finanças online.

Assim, siga as dicas que demos neste artigo e aproveite ao máximo a internet para fazer operações financeiras com segurança e praticidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais