Entenda mais sobre a importância de ter um blog para seu escritório de advocacia

Muitos escritórios de advocacia já possuem um site próprio para falar sobre os serviços oferecidos. Mas ter um blog é essencial para garantir maior visibilidade, e atingir um público cada vez maior na internet. 

Contar com diferentes meios de comunicação é fundamental para que os potenciais clientes de um negócio consigam encontrá-lo mais facilmente e, assim contratar ou comprar os seus produtos ou serviços. 

Isso porque a internet se tornou uma ferramenta essencial para ampliar as áreas de atuação de uma empresa. 

Um escritório especializado em investigação de passivo ambiental, por exemplo, precisa ser encontrado para que alcance mais clientes. 

Do mesmo modo, um escritório de advocacia deve investir na sua presença online para que os futuros clientes sejam impactados pelo seu blog, conhecendo um pouco mais sobre o segmento jurídico, verificando também sobre a qualidade dos serviços prestados. 

Ter um site é, sem dúvida, necessário. 

Por meio dele, você oferece um apanhado geral do seu escritório, onde informações importantes são disponibilizadas, tais como o telefone de contato, endereço, descrição das atividades prestadas e fotos do espaço.

Com o marketing digital em constante crescimento, e a aplicação do marketing de conteúdo para atrair clientes, construir um blog para seu escritório de advocacia pode ser um dos meios mais eficientes para chegar até o seu público de maneira assertiva. 

Afinal, o código de ética do OAB impõe algumas restrições para a divulgação de serviços advocatícios na internet, de modo que para um escritório ganhar visibilidade virtual, ele deve recorrer às ferramentas apropriadas. 

Um blog é exatamente isso: o meio de promover o seu trabalho dentro das normas, impactando o público com informações importantes e que podem ser responsáveis por levá-lo até o seu escritório.

Quer entender mais sobre a importância de ter um blog para o seu escritório de advocacia? Então siga na leitura deste artigo e saiba o motivo pelo qual você deve criar o seu o quanto antes.

 

A importância do blog para um escritório de advocacia

Se o proprietário de uma empresa precisa de uma licença ambiental ibama para que o seu estabelecimento possa funcionar dentro da lei, ele certamente vai recorrer aos principais buscadores da internet para entender mais sobre o assunto. 

Além disso, ele também vai buscar empresas capacitadas para a obtenção dessa licença. 

Se o blog que ele acessou para conhecer as implicações e a necessidade do processo for de uma empresa do segmento que mostrou o devido conhecimento da área, a probabilidade de ele contratar os serviços dela será muito maior. 

Como é sabido, hoje as pessoas buscam qualquer tipo de informação pela internet. 

Dado o acesso facilitado a um smartphone com pacote de dados, a possibilidade de um potencial cliente buscar informações sobre direito cível no seu blog é cada vez maior. 

Mesmo antes de entrar em contato por telefone para agendar uma visita, é bastante natural que um interessado em serviços jurídicos faça uma leitura prévia sobre o assunto que ele precisa resolver, antes de ir falar presencialmente com um advogado. 

Nesse sentido, a importância de ter um blog para o seu escritório de advocacia é visível. 

Se uma empresa de consultorias ambientais quer ser encontrada, ela precisa ter um blog com matérias de qualidade, do mesmo modo que um escritório de advogados deve investir na sua presença virtual por meio de uma plataforma para divulgar conteúdos. 

Entre os principais motivos para criar um blog para o seu escritório, é possível mencionar:

  • A autoridade que será construída para a sua empresa;
  • Ter um diferencial em relação aos concorrentes;
  • A disponibilidade de conteúdos que atraem leitores;
  • Melhorar o posicionamento da sua página;
  • Entre outros.

O blog é a melhor maneira de construir uma autoridade para o seu escritório de advocacia. 

Afinal, é por meio de bons conteúdos que um estabelecimento demonstra o seu conhecimento e domínio sobre o assunto que está sendo tratado. 

Também é uma forma interessante de ter um diferencial em relação aos seus concorrentes. Muitos escritórios ainda não investem nessa estratégia e, por isso, acabam perdendo boas oportunidades na internet. 

Aliado a tudo isso, o marketing de conteúdo é uma das modalidades de publicidade aprovadas pelo código de ética da OAB. 

Isso quer dizer que você pode utilizar o seu blog de maneira tranquila para postagem de conteúdos valiosos. 

Além de informar grande parte das pessoas que possuem acesso ao seu blog, você consegue tornar o seu escritório muito mais visível na internet e, por isso, é fundamental alimentá-lo com frequência. 

Isso também pode ser feito por uma oficina de blindagem de autos, que por meio do blog da empresa pode atrair um grande número de visitantes para a página ao explicar os motivos pelos quais se deve investir nesse tipo de segurança para toda a família. 

Enquanto isso, um advogado pode facilmente falar para o seu público sobre os vários direitos que as pessoas possuem, e como podem buscá-los nas mais diversas situações. 

E para tornar o seu blog conhecido, você também deve utilizar algumas estratégias do marketing digital. 

Uma delas é o SEO (Search Engine Optimization), que faz com que a sua página ganhe um bom posicionamento nos mecanismos de busca da internet. 

Quando o potencial cliente de uma clínica de diagnóstico para animais precisa pesquisar sobre endoscopia para cachorro, ela certamente irá até o Google para encontrar o serviço. Por meio do blog otimizado, certamente o site do estabelecimento será encontrado. 

Para o seu escritório o processo é o mesmo. Por isso, nesse cenário, é possível entender a importância que um blog possui, de modo que um escritório de advocacia consiga ser visto na internet e trazer cada vez mais clientes para o seu estabelecimento.

 

O uso de marketing de conteúdo e SEO no seu blog jurídico

Depois de uma explicação sobre a importância do blog para um escritório de advogados, assim como para diversos outros tipos de estabelecimentos, é preciso entender como fazer com que a página ganhe relevância entre outras concorrentes. 

Uma clínica médica veterinária que já tenha um blog deve conhecer as técnicas de SEO e a importância do marketing de conteúdo para promover o seu negócio na internet. 

Isso quer dizer que, ao criar uma página para divulgar bons conteúdos, é preciso aplicar estratégias para destacá-lo nos resultados das pesquisas feitas nos buscadores, para que as pessoas entrem no seu blog e conheçam o seu escritório. 

As técnicas de SEO são várias, sendo algumas delas:

  • A utilização de palavras-chave;
  • O uso de boas fotos;
  • A escolha de títulos atrativos;
  • O carregamento rápido da página;
  • O formato responsivo do blog;
  • Entre outras técnicas.

Ao utilizar esse tipo de características dentro do seu blog, um advogado facilita o ranqueamento da página nos buscadores. 

Isso quer dizer que ela será vista com bons olhos pelos robôs das plataformas, que vão classificá-la positivamente. 

Uma dessas características é o uso de palavras-chave contidas nos seus textos, que ajudam o público a encontrar exatamente a informação jurídica que ele procura. 

Da mesma forma, um pet shop pode utilizar o termo “floral para cães ansiosos” para que os seus clientes encontrem o blog de maneira mais rápida, sempre que fizerem a busca utilizando as palavras-chave contidas nos textos publicados. 

Escolher boas fotos também é importante, já que elas ilustram de maneira interessante o conteúdo abordado, assim como títulos atrativos são eficientes para conquistar a atenção do leitor.

O carregamento rápido, assim como o formato responsivo do blog são essenciais para um bom ranqueamento, principalmente para que o cliente encontre a sua página e consiga fazer a leitura pela tela do celular. 

 

O marketing de conteúdo para atrair clientes

O marketing de conteúdo é fundamental para atrair mais clientes para um escritório de advocacia. 

Com as limitações do código de ética, os advogados precisam encontrar meios eficientes de promover o seu trabalho, para conquistar clientes e fechar negócios. 

Justamente porque o marketing de conteúdo é uma maneira de manter os clientes informados de maneira profissional, esse tipo de divulgação é permitido. 

Elaborar bons textos para seus leitores, é a melhor maneira de esclarecer assuntos que são, muitas vezes, incompreensíveis para quem não atua na área, dada a quantidade de termos técnicos e específicos. 

Ao criar um conteúdo de qualidade, o advogado transmite uma mensagem clara ao cliente, fazendo com que ele entenda o assunto e reconheça o domínio que o profissional possui na sua área. 

Isso também é importante para um despachante que faça licenciamento de moto, por exemplo, já que muitas pessoas precisam contratar esse tipo de serviço para colocar a documentação do veículo em dia. 

Sendo assim, o marketing de conteúdo é a melhor maneira de fazer com que o blog do seu escritório de advocacia cresça de forma sustentável, atraindo leitores e conquistando clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Esse conteúdo ajudou você? Está precisando comprar um livro?  Clique AQUI e vá direto para Livraria do Âmbito Jurídico!

Ausência de leito para todos e a escolha sobre…

Por Fernando Bianchi, Sócio Miglioli e Bianchi Advogados, Especialista em Direito da Saúde – Universidade de Coimbra – PT, Membro da Comissão de Direito...
MariaEduarda
3 min read

Para que serve o pacto antenupcial?

Conheça a importância do documento e o que ele abrange O casamento é uma decisão importantíssima, que pode mudar sua rotina e questões com...
MariaEduarda
1 min read

Com aumento do ITCMD todas as transmissões por sucessão…

Estratégias com reorganização patrimonial, como Planejamento Sucessório, podem mitigar os custos com aumento de impostos, inclusive a incidência do Imposto sobre Grandes Fortunas que...
MariaEduarda
1 min read

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *