Feceagro debate formas de incentivo aos agricultores familiares

0

MPT-RN recebe periodicamente as reuniões do Fórum, pioneiro no combate aos impactos dos agrotóxicos na sociedade

Natal (RN), 19/09/2019 – O Fórum Estadual de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade (Feceagro-RN) se reuniu nesta segunda-feira (16), na sede da Procuradoria do Trabalho da 21ª Região, e tratou sobre mecanismos de valorização da agricultura familiar, como forma de diminuição dos efeitos negativos dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde da população.

Estiveram representados, entre outros órgãos, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), a Vigilância Sanitária, a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) e o poder Legislativo, com representantes dos mandatos da deputada estadual Isolda Dantas e da deputada federal Natália Bonavides.

A nutricionista Maria Célia Barbosa Farias, coordenadora do Feceagro-RN, relatou que o uso de agrotóxicos vem sendo intensificado seguidamente no Brasil, causando a contaminação não apenas de alimentos, mas também da água e do ar. Ela falou sobre a relevância do constante monitoramento, de modo a colocar o Rio Grande do Norte em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Magno Gustavo, consultor de associativismo e cooperativismo do Sebrae-RN, apresentou um aplicativo desenvolvido em parceria com a Central de Abastecimento de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes-RN). A ferramenta, pioneira no Brasil, é voltada para a negociação direta entre os produtores e os consumidores, reduzindo a intervenção dos atravessadores e aumentando as alternativas de negócios.

Com o uso da câmera do celular para a leitura de um código QR, é possível identificar detalhes sobre a composição e a produção dos alimentos, valorizando o trabalho da agricultura familiar.

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte faz parte do Feceagro desde 2009 e tem como membro, atualmente, a procuradora Regional do Trabalho Ileana Neiva.​

Assessoria de Comunicação (Tatiana Lima e Rachid Jereissati)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2820 ou 2893/ 99113-8454
Instagram: @mpt.rn / Twitter: @MPTRN
E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais