Feceagro debate formas de incentivo aos agricultores familiares

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

MPT-RN recebe periodicamente as reuniões do Fórum, pioneiro no combate aos impactos dos agrotóxicos na sociedade

Natal (RN), 19/09/2019 – O Fórum Estadual de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade (Feceagro-RN) se reuniu nesta segunda-feira (16), na sede da Procuradoria do Trabalho da 21ª Região, e tratou sobre mecanismos de valorização da agricultura familiar, como forma de diminuição dos efeitos negativos dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde da população.

Estiveram representados, entre outros órgãos, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), a Vigilância Sanitária, a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) e o poder Legislativo, com representantes dos mandatos da deputada estadual Isolda Dantas e da deputada federal Natália Bonavides.

A nutricionista Maria Célia Barbosa Farias, coordenadora do Feceagro-RN, relatou que o uso de agrotóxicos vem sendo intensificado seguidamente no Brasil, causando a contaminação não apenas de alimentos, mas também da água e do ar. Ela falou sobre a relevância do constante monitoramento, de modo a colocar o Rio Grande do Norte em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Magno Gustavo, consultor de associativismo e cooperativismo do Sebrae-RN, apresentou um aplicativo desenvolvido em parceria com a Central de Abastecimento de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes-RN). A ferramenta, pioneira no Brasil, é voltada para a negociação direta entre os produtores e os consumidores, reduzindo a intervenção dos atravessadores e aumentando as alternativas de negócios.

Com o uso da câmera do celular para a leitura de um código QR, é possível identificar detalhes sobre a composição e a produção dos alimentos, valorizando o trabalho da agricultura familiar.

O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte faz parte do Feceagro desde 2009 e tem como membro, atualmente, a procuradora Regional do Trabalho Ileana Neiva.​

1?ui=2&ik=794c46bc9f&attid=0.0

Assessoria de Comunicação (Tatiana Lima e Rachid Jereissati)
Ministério Público do Trabalho no RN
Fones: (84) 4006-2820 ou 2893/ 99113-8454
Instagram: @mpt.rn / Twitter: @MPTRN
E-mail: [email protected]

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

CNPJ com apenas um colaborador pode ter plano de…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Uma das...
Âmbito Jurídico
2 min read

Guia para Comprar e Vender Sites Online

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Comprar e...
Âmbito Jurídico
1 min read

TV Box: Uma Exploração sobre sua Legalização

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Nos últimos...
Âmbito Jurídico
1 min read

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *