História das Ideias Políticas: um estudo guiado

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Jargões como “quem não conhece a História está condenado a repeti-la” causam-nos conforto pela frequência de seu uso e pela sua facilidade formulaica, facilmente aceita e reprodutível. Uma análise bastante simples, contudo, é o suficiente para revelar a limitação argumentativa desta afirmação.

O mesmo estende-se ao pensamento requerido para submeter-se ao ciclo de que “tudo é como já foi”, ou ainda, “sempre foi assim e sempre será”.

Estamos vivenciando algo novo em nossa democracia, mais especificamente, nas democracias ocidentais: as redes sociais como forma de consolidação de vontades. Vontades essa que são traduzidas em votos, em alguns casos, em violência física, cada vez mais frequente.

Este curso, em sete módulos, além do levantamento do arcabouço conceitual que permitirá melhor compreensão dos jargões filosóficos utilizados para a abordagem dos temas políticos, tem por objetivo debater o tema das redes sociais e sua relação com a democracia. Este debate será concentrado nos dois últimos encontros, uma vez solidificadas as ferramentas de análise propostas nos cinco primeiros.

“História das Ideias Políticas” é um estudo acompanhado do livro de mesmo nome do pesquisador francês Olivier Nay. Não se trata, por óbvio, de uma leitura guiada, mas sim de um estudo guiado: certas escolhas serão feitas com intuito de entendermos e debatermos sempre tendo o Brasil em perspectiva.

O e-mail para o plantão de dúvidas continuará ativo mesmo depois de cumprido o cronograma do curso. Pode ser este o início de uma longa amizade intelectual.

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Aspectos Jurídicos no Transporte de Mudanças e Veículos: Um…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! O transporte...
Âmbito Jurídico
2 min read

Moradia independente anticapacitista chega a São Paulo

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Criado no...
Âmbito Jurídico
4 min read

CNPJ com apenas um colaborador pode ter plano de…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Uma das...
Âmbito Jurídico
2 min read

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *