O que fazer se minhas contas nas redes sociais forem hackeadas?

firewall de dados em preto branco de notebook scaled
Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Frank Ned Santa Cruz De Oliveira, professor de direito do Centro Universitário do Distrito Federal explica quais passos seguir e orienta sobre como manter a conta protegida

Distrito Federal, 28 de agosto de 2023 – No cenário digital atual, onde a presença online é uma parte integral da vida de muitos, a segurança das contas de redes sociais tornou-se uma preocupação premente. Hackear contas de redes sociais é uma ameaça cada vez mais comum, causando transtornos significativos aos usuários. Essa invasão de privacidade não apenas compromete informações pessoais, mas também pode afetar a reputação e a segurança online das vítimas.

Os impactos de uma conta de rede social hackeada podem ser vários. Em primeiro lugar, a vítima enfrenta uma violação de privacidade, pois informações pessoais e conversas privadas podem ser expostas. Além disso, a reputação da vítima pode ser prejudicada se os invasores começarem a postar conteúdo inadequado, ofensivo ou até mesmo aplicar golpes pelo perfil hackeado.

“Em virtude da relevância atual, há o entendimento das redes serem extensão do indivíduo. Neste sentido, por exemplo, se a clonagem ataca a reputação, a honra, a boa fama do usuário existem violação de Direitos da personalidade, resultando na possibilidade de reparação por danos morais e até mesmo condenação criminal a depender da gravidade e amplitude do dano”, explica o professor de direito do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Frank Ned Santa Cruz De Oliveira.

A recuperação de uma conta hackeada pode ser um processo árduo. As plataformas geralmente fornecem mecanismos para recuperar o acesso à conta, como redefinir senhas e confirmar a identidade do usuário. É crucial agir rapidamente ao detectar uma invasão, para evitar que os invasores causem danos maiores. No entanto, muitas vezes, os processos de recuperação podem ser complicados.

Frank Ned Santa Cruz De Oliveira ressalta que é importante seguir alguns passos. “Assim que perceber a invasão, o usuário deve usar o mecanismo de denúncia da plataforma, comunicar a rede de contato próxima do ocorrido – para não serem vítimas de golpes, realizar um registro de ocorrência – é o primeiro documento oficial de que não detém controle da conta, buscar orientação de advogado especializado – se não resolver em tempo hábil”.

Utilizar senhas fortes, diferentes para cada plataforma, e ativar a autenticação de dois fatores pode acrescentar uma camada extra de segurança. Além disso, manter-se atualizado sobre as práticas de segurança digital, reconhecer tentativas de fraude e não compartilhar informações confidenciais são passos importantes na proteção contra invasões. É importante também não clicar em links que não reconhece a origem e sempre desconfiar.

Sobre o UDF – Criado em 1967, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) é a primeira instituição particular de ensino superior da capital do Brasil. Instituição tradicional no ensino de Direito, o UDF conta também com cursos respeitados na área de negócios, da saúde e de tecnologia, além de oferecer cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, e programas de extensão voltados à comunidade externa. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados.Visitewww.udf.edu.br  e conheça o Nosso Jeito de Ensinar. 
Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

CNPJ com apenas um colaborador pode ter plano de…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Uma das...
Âmbito Jurídico
2 min read

Guia para Comprar e Vender Sites Online

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Comprar e...
Âmbito Jurídico
1 min read

TV Box: Uma Exploração sobre sua Legalização

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Nos últimos...
Âmbito Jurídico
1 min read

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *