Segurança de dados na web: plataformas de entretenimento que são exemplos de transparência no Brasil

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À medida que os consumidores adotam cada vez mais atividades de entretenimento por meio de plataformas digitais no Brasil, os dados pessoais dos clientes podem gerar uma excelente oportunidade para as empresas melhorarem o engajamento do consumidor, assim como também exige por parte das companhias a consequente responsabilidade de manter essas informações guardadas a sete chaves.

Logo, tão importante quanto um sistema de segurança eficaz é a transparência sobre privacidade online que as organizações devem ter junto ao público e, de preferência, sem muito uso do “juridiquês” — interface da linguagem jurídica que abrange o uso excessivo e desnecessário de termos da lei, dificultando o entendimento das pessoas sobre determinados assunto jurídicos.

A fim de mencionar ótimos exemplos de como as empresas de entretenimento online devem lidar com os assuntos de segurança de dados da forma mais clara possível, a seguir iremos trazer à tona três plataformas do setor que são modelos de transparência e que colocam em prática a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); lei essa que visa proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade dos cidadãos brasileiros.

iGaming: Betway cassino

Uma das principais plataformas no mercado de iGaming latino-americano, com centenas de jogos de última geração no segmento, a Betway, site de cassino online, também é referência tecnológica no quesito segurança online e coloca à disposição de seus visitantes uma página exclusiva sobre como funciona a sua política de privacidade.

Dessa maneira, informações importantes como dados da empresa, armazenamento dos dados de coleta, utilização de dados pessoais e os direitos do cliente são apresentadas em tópicos distintos, sempre de forma muito clara e fazendo o uso de linguagem simples.

A seção ‘Seus Direitos’, por exemplo, deixa explícito que todos os clientes da plataforma têm o direito de solicitar para que suas informações pessoais sejam apagadas, disponibilizando um endereço de e-mail exclusivo para tal petição ([email protected]).

Algo que, convenhamos, é de suma relevância para a alta reputação e credibilidade da plataforma junto ao importante mercado de iGaming brasileiro, o maior da América Latina.

Streaming de audiovisual: Netflix

Referência global em streaming de audiovisual, a plataforma da Netflix goza de grande prestígio de seus assinantes. De acordo com a Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, a Netflix conta com 220,67 milhões de assinantes no mundo.

Com tantos usuários conectados em sua plataforma e uma elevada reputação de mercado a manter, é natural que a empresa tenha um sistema de proteção de dados muito eficaz. A Netflix dedica muitos tópicos relacionados à segurança em sua página e deixa claro que, através do Encarregado de Proteção de Dados/Divisão de Privacidade, todos os clientes possuem acesso livre para tirar quaisquer dúvidas sobre os seus respectivos dados via e-mail ([email protected]).

Vale destacar que, para proteger a privacidade dos consumidores e assim proporcionar uma experiência de streaming mais segura, a organização utiliza os mecanismos de DRM (gestão de direitos digitais, em português), uma moderna tecnologia que visa proteger mídias digitais.

Plataforma de console: Playstation (Sony)

Principal marca de videogames do mundo, a plataforma de console Playstation foi criada pela Sony em meados da década de 1990. Ao longo do tempo, com o avanço da tecnologia e o advento dos jogos online, a companhia precisou se adaptar à nova realidade e lançou a sua loja virtual em 2006: a Playstation Store.

Desde então, a Sony não tem poupado esforços para que seus clientes tenham fácil acesso a todos os detalhes sobre segurança de dados. No Playstation 5, último lançamento de console da franquia, a empresa deixa claro aos jogadores que são quatro alternativas de privacidade.

Elas variam de “Sociável e receptivo”, destinada aos usuários que compartilham suas informações de perfil e que gostam de interagir com qualquer pessoa da plataforma, a “Introspectivo e concentrado”, na qual terceiros não podem visualizar o seu perfil ou mandar mensagens.

A seção “Como alterar as configurações de privacidade na PSN”, no site da Playstation, contém um tutorial de privacidade online que explica passo a passo de como os jogadores podem alterar configurações de proteção de dados. Além disso, em caso de dúvidas, a companhia deixa à disposição um eficaz suporte de atendimento que abrange distintos assuntos, inclusive sobre o direito de arrependimento nas compras pela Internet.

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Os efeitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no mercado publicitário

Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no Brasil, é fato que muito tem se discutido sobre privacidade online e segurança de dados pessoais. Até por isso, uma nova tendência vem sendo utilizada com certa frequência por grandes empresas no país: veicular campanhas publicitárias utilizando a proteção de informações pessoais como um diferencial competitivo no mundo comercial.

Podemos tomar como exemplo o Itaú Unibanco, que no ano passado lançou uma campanha exclusiva sobre privacidade de dados. Segundo o diretor de Marketing Institucional e Atacado do Itaú, Eduardo Tracanella, em declarações ao portal da Revista Press, a constante digitalização do mercado e as transformações que estão por vir levou o banco a alertar o público sobre a importância de tomar cuidado ao compartilhar dados pessoais.

 

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