Trabalhos verdes e seus impactos jurídicos sociais e econômicos

Quer escalar seu escritório no digital em 2024 e faturar R$100k por mês vendendo serviços e mentorias? Clique aqui para reservar o seu lugar na mentoria experimental!

Receba conteúdos e matérias com os maiores especialistas de Direito do Brasil

A sustentabilidade nos negócios é tema frequente em pequenas, médias e grandes empresas na atualidade.

Captura de tela 2021 12 01 152506

O Brasil tem potencial para se tornar potência ambiental em geração de trabalhos verdes?

Quando o assunto é trabalhos verdes e energias renováveis, o Brasil se destaca com uma média de 32% a mais de energias renováveis do que a média global segundo pesquisa realizada pela Betway.

Seja pela disposição territorial ou pela sua riqueza em flora e fauna, o Brasil já é destaque quando o assunto é o futuro da preservação ambiental relacionado à economia verde.

Em decorrência do aquecimento global em 2021 pudemos presenciar vários eventos climáticos catastróficos, entre eles estão tempestades de areia no interior e em cidade desértica chinesa, enchentes intensas na Alemanha e calor extremo no Canadá.

O aquecimento global é causado pelas atividades humanas como desmatamento, poluição, exploração industrial e alta emissão de carbonos.

Seja por uma questão de sobrevivência no mercado econômico ou por falta de conhecimento, a exploração industrial tem feito mau aproveitamento dos recursos naturais do meio ambiente e isso tem causado impactos negativos no clima e na natureza como um todo.

O território nacional Brasileiro possui vasta biodiversidade, o que é de fato um grande aliado a um crescimento econômico pautado em uma economia sustentável e geração de novas oportunidades no campo econômico.

Com a perspectiva de geração de novos empregos e novas possibilidades de explorar esses recursos de forma consciente, o Brasil pode se tornar uma potência global verde.

Por se tratar de um grande desafio, ter como aliado grandes líderes globais é essencial para criar uma nova cultura sustentável.

Pensar em progresso e desenvolvimento econômico sem se preocupar com os danos ambientais é um grande retrocesso para um país, cujo seu território possui uma inclinação natural para temas relacionados à preservação ambiental.

A exploração desenfreada do meio ambiente gerou grandes fortunas, oriundas de um aproveitamento inconsequente quanto a renovação e preservação de recursos naturais, mas isso é algo extremamente prejudicial ao meio ambiente.

Captura de tela 2021 12 01 152454

Balizar o progresso econômico e a proteção ao meio ambiente impondo direitos e obrigações sobre áreas de preservação, flora e fauna podem ser grandes aliadas à adaptações e nas medidas que irão beneficiar essa preservação ambiental.

A criação de Leis específicas como é o caso da Lei 12.651/2012 que estabelece normas gerais sobre a proteção de vegetação, áreas de Preservação Permanente e áreas de Reserva Legal, exploração florestal, o fornecimento de matérias-primas florestais, entre outros, é um dos instrumentos que podem auxiliar nesse processo de transição.

Evitar a exploração industrial desenfreada e a emissão de carbonos é um dos temas abordados pela escritora Thais Chaves, entrevistada especial da Betway, site de caça níqueis.

Para melhor entender esse universo ainda pouco explorado, o site da Betway desenvolveu uma pesquisa com gráficos e informações interessantes que podem ser acessados livremente.

 

Quais são os objetivos do Green Jobs?

*Minimizar os resíduos e a poluição;

*Melhorar a adaptação às mudanças climáticas;

*Mais eficiência do consumo de energia e das matérias primas;

*Proteger e restaurar os ecossistemas;

*Limitar a emissão de CO2.

 

Em um país onde a desigualdade social, a fome e a miséria assombram boa parte da população, pensar em um novo modelo econômico sustentável é algo potencialmente positivo em relação à geração de novos empregos e ao progresso consciente.

Vamos falar um pouco sobre oportunidades de trabalhos verdes. Estima-se que através da criação de novos trabalhos verdes serão gerados 19 milhões de novos empregos somente no setor energético.

Com lucro total estimado de 11,6 milhões de novos e melhores empregos.

Exemplos de tecnologias mais conscientes:

No setor de transportes, temos como exemplo a adaptação a tecnologias menos poluentes que é o caso do carro elétrico.

Uma vez que ele apresenta uma tecnologia diferente dos carros à combustão, os carros elétricos são considerados em média 68% menos poluentes.

Já no setor de energias renováveis vemos o crescimento vertiginoso pelo interesse em energia solar, conhecida como energia fotovoltaica, está se tornado algo cada vez mais frequente no cotidiano dos brasileiros seja pela economia ou pela sustentabilidade da tecnologia.

Um ambiente ecologicamente equilibrado é um dos direitos fundamentais garantidos pela CF/88, considerado direito fundamental de 3º geração e cabe a cada um de nós fazer valer nosso direito.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *