Cuidados para não entrar pelo cano
Contratar uma desentupidora – e ficar satisfeito com seu serviço – é mais complicado do que se imagina. Falta de orçamento, cobrança indevida e má qualidade têm sido as reclamações mais frequentes no Procon-SP. Por isso, antes de contratar, preste atenção às dicas abaixo.
Mesmo em situações de emergência, a pesquisa e o orçamento são requisitos básicos e de suma importância antes de contratar o serviço de desentupimento: a pesquisa para opções de preço e o orçamento, garantia do valor a ser pago.
Ao contatar a empresa, verifique se a visita e o orçamento são cobrados.
Exija o preenchimento de um orçamento do serviço a ser executado, contendo previsão de todo o material necessário para a desobstrução do cano, data de início e término, valor e condições de pagamento.
Solicite a apresentação de preço fechado. Após aprovado pelo contratante, este documento só poderá ser alterado mediante livre negociação das partes.
Mantenha consigo o orçamento prévio e a nota fiscal com todos os dados inerentes ao serviço executado, discriminados detalhadamente. Estes documentos serão necessários em caso de problemas e dificuldades com a desentupidora
O orçamento deve conter dados sobre a empresa em questão (nome, endereço, CGC e telefone)
Estas empresas costumam cobrar por metro linear de cabo utilizado e, ao preencher o orçamento, só configuram o preço do metro, deixando em aberto a quantidade a ser usada. Como o consumidor não tem noção do quanto de cabo será necessário para a execução do serviço, também não terá claro o valor final. Nunca deixe para definir o preço após a efetivação do trabalho.
Para desentendimento de vaso entupido, procure uma Desentupidora com bom preço em SP, uma das melhores no Carandiru, Jundiaí e São Paulo Capital, além de Guarulhos.
Outro cuidado importante é não permitir que a empresa inicie os serviços sob a alegação de só poder fornecer dados para o orçamento após “mexer” no local obstruído.
Se houver uma planta hidráulica do imóvel, apresente-a ao funcionário da empresa como forma de facilitar o serviço.
Deve-se ainda, acompanhar toda a operação, observando atentamente o processo de desentupimento do início ao fim, principalmente no momento do recolhimento do cabo, conferindo no maquinário a metragem real usada. Não tenha vergonha de solicitar esclarecimentos quanto ao funcionamento e etapas do trabalho
Ao término do serviço, faça um teste para checar a desobstrução. O Código de Defesa do Consumidor assegura uma garantia legal de 90 dias para serviços. Portanto, se o problema persistir, o consumidor tem direito a exigir: reexecução dos serviços, sem custo adicional e, quando cabível; restituição imediata da quantia paga (atualizada monetariamente) ou o abatimento proporcional do preço.