Advogada prepara livro que traz normas e curiosidades sobre o Direito Ambiental

0

A obra vem com uma linguagem leve e descomplicada da sustentabilidade e terá a participação do  relator do Código Florestal, Aldo Rebelo, além de histórias nunca cotadas

Com 20 anos de carreira, a advogada e especialista em Direito Ambiental, Samanta Pineda, irá lançar no final do ano o seu primeiro livro e já vem trabalhando no conteúdo. “Descomplicando o Direito Ambiental” é o título da obra, que vem para esclarecer normas de forma prática e com soluções para desenvolver uma vida mais sustentável.

A obra vai contar como foram desenvolvidas as principais leis ambientais, como a política influencia essas leis e, porque, do ponto de vista da legislação, o Brasil é o País mais sustentável do planeta, porém, exteriormente, é um dos países com mais críticas ambientais.

Entre os tópicos do livro estão assuntos nunca divulgados, como a história da ELABORAÇÃO DA LEI DA MATA ATLÂNTICA e negociações entre os setores produtivos e ambientais no País. “Foram quatorze anos de negociação entre o setor produtivo e o setor ambiental e, quando chegou a hora de sancionar a lei, o setor produtivo foi traído e a parte que eles colocaram não entrou na lei. Isso é uma coisa que ninguém sabe, e vou contar essa história no livro.”, adianta Samanta.

A obra terá algumas participações especiais, como de Aldo Rebelo, que é relator do Código Florestal, além de entrevistas com pessoas importantes do movimento ambientalista e do setor produtivo.

A advogada ainda diz que, a ideia central do livro é ser um colaborador modesto para execução e consecução de paz, já que entre as propostas estão a instrução e a conscientização. “Eu quero deixar um legado e entendo que o mundo já entrou em guerra por território, por ouro, por petróleo, por milhões de coisas, mas nós temos uma premência de paz mundial e, para isso, a gente precisa ter segurança alimentar e hídrica, pois sem comida e sem água, vai ter guerra.”, explica a autora.

 

Samanta Pineda

A advogada Samanta Pineda, sócio fundadora do escritório Pineda & Krahn Sociedade de Advogados, é atualmente apresentadora do programa Ação Sustentável e comentarista do jornal Terra Viva no grupo Band. É professora convidada de Direito Ambiental no MBA da fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e de Brasília e também no INSPER/SP.

Colaborou com a formação do Novo Código Florestal, além de ser uma das palestrantes mais requisitadas sobre temas relacionados a sustentabilidade. Em palestras, os temas que a advogada mais aborda atualmente são sustentabilidade na pecuária, construções sustentáveis e agro sustentável, com uma análise política e crítica da situação ambiental do país.

 

Samanta Pineda
            Samanta Pineda
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais