Como utilizar a análise SWOT na advocacia

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

O uso de ferramentas de gestão dentro da área jurídica tem se tornado popular. São inúmeras as opções de ferramentas utilizadas para facilitar o planejamento estratégico dos escritórios e, entre elas, temos a análise SWOT.

A análise SWOT, conhecida também como análise FOFA, apresenta um modo de organizar e planejar ações para o seu escritório jurídico, analisando os fatores internos e externos do cenário em que o negócio está inserido.

Quer aprender a aplicar essa ferramenta? Confira tudo sobre a análise SWOT e sua aplicabilidade neste texto!

 

O que é análise SWOT?

A análise SWOT é uma ferramenta cujo desenvolvimento nos anos 60 é creditado a Albert Humphrey. Dentro do meio empresarial, sua fama se expandiu rapidamente devido sua facilidade e simplicidade.

Essa ferramenta analisa  quatro quadrantes essenciais para o planejamento das estratégias do seu negócio, onde dois representam o ambiente externo e os outros dois, o ambiente interno.

Esses quadrantes são representados no próprio nome da ferramenta, onde a sigla SWOT significa:

  • Strenghts – Forças
  • Weaknesses – Fraquezas
  • Opportunities – Oportunidades
  • Threats – Ameaças

As forças e fraquezas são referentes ao ambiente interno, ou seja, são passíveis de controle. Enquanto as oportunidades e ameaças são relativos ao ambiente externo e não são suscetíveis ao seu controle.

Dentro dessa estrutura é possível identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e, com as duas esferas de ambientes, podem-se estabelecer prioridades de atuação, pensar em estratégias assertivas e realizar previsões, tudo dentro da realidade do seu negócio.

 

Como utilizar a análise SWOT na advocacia?

A análise SWOT na advocacia é apresentada como uma ferramenta importante para analisar o cenário interno e externo da o seu negócio.

Considerando que essa ferramenta por ser aplicada para diversos contextos, como na expansão do escritório, contratação de um novo software, planejamento e execução de novos projetos, ela se torna fundamental para o empreendimento jurídico.

Para aplicar a análise SWOT na advocacia é simples, mas antes é necessário conhecer os pormenores de cada quadrante que a ferramenta apresenta:

 

Ambiente Interno

No ambiente interno, temos dois quadrantes: as forças e as fraquezas.

Em forças você deverá elencar todas as vantagens internas que seu escritório jurídico possui em relação a seus concorrentes.

Alguns exemplos são:

  • Qual é sua vantagem competitiva?
  • Quais recursos você tem disponíveis para prestar seus serviços?
  • Por que seu cliente escolhe seu escritório?

A etapa para elencar as fraquezas exige sinceridade, pois nela você apontará todas as “falhas” presente no seu escritório.

Nesse momento, é importante pensar em como está a capacitação da sua equipe, analisar a atuação dos seus concorrentes e analisar as ferramentas que você utiliza para otimizar sua rotina e atendimento.

 

Ambiente Externo

O ambiente externo traz os quadrantes de oportunidades e ameaças.

As oportunidades são, basicamente, tudo que o mercado te oferece como positivo. Ou seja, o que as questões externas podem te proporcionar como vantagem para atuação.

Modismos, alterações de leis, eventos e novas políticas econômicas podem ser exemplos de oportunidades.

As ameaças, de modo simples, são o oposto das oportunidades. Serão fatores apresentados pelo mercado que podem interferir de modo negativo na atuação do seu escritório.

Exemplos de ameaças são as leis que dificultam a entrega do seu serviço e até mesmo o surgimento de novos concorrentes.

Após compreender o que são forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, basta aplicar a ferramenta na realidade do seu escritório jurídico!

O uso da análise SWOT na advocacia irá proporcionar um diagnóstico completo do seu escritório, criando um panorama de todos os fatores que impactam o seu sucesso, aproveitando as oportunidades e precavendo-se das ameaças.

Sua versatilidade possibilita você usá-la como suporte em pequenos e grandes projetos! Para facilitar a aplicação, temos um modelo pronto para você. Para acessá-lo, clique aqui.

Quer receber mais conteúdos e novidades do mundo jurídico? Assine nossa newsletter.

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Aspectos Jurídicos no Transporte de Mudanças e Veículos: Um…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! O transporte...
Âmbito Jurídico
2 min read

Moradia independente anticapacitista chega a São Paulo

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Criado no...
Âmbito Jurídico
4 min read

CNPJ com apenas um colaborador pode ter plano de…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Uma das...
Âmbito Jurídico
2 min read

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *