Como utilizar a análise SWOT na advocacia

0

O uso de ferramentas de gestão dentro da área jurídica tem se tornado popular. São inúmeras as opções de ferramentas utilizadas para facilitar o planejamento estratégico dos escritórios e, entre elas, temos a análise SWOT.

A análise SWOT, conhecida também como análise FOFA, apresenta um modo de organizar e planejar ações para o seu escritório jurídico, analisando os fatores internos e externos do cenário em que o negócio está inserido.

Quer aprender a aplicar essa ferramenta? Confira tudo sobre a análise SWOT e sua aplicabilidade neste texto!

 

O que é análise SWOT?

A análise SWOT é uma ferramenta cujo desenvolvimento nos anos 60 é creditado a Albert Humphrey. Dentro do meio empresarial, sua fama se expandiu rapidamente devido sua facilidade e simplicidade.

Essa ferramenta analisa  quatro quadrantes essenciais para o planejamento das estratégias do seu negócio, onde dois representam o ambiente externo e os outros dois, o ambiente interno.

Esses quadrantes são representados no próprio nome da ferramenta, onde a sigla SWOT significa:

  • Strenghts – Forças
  • Weaknesses – Fraquezas
  • Opportunities – Oportunidades
  • Threats – Ameaças

As forças e fraquezas são referentes ao ambiente interno, ou seja, são passíveis de controle. Enquanto as oportunidades e ameaças são relativos ao ambiente externo e não são suscetíveis ao seu controle.

Dentro dessa estrutura é possível identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e, com as duas esferas de ambientes, podem-se estabelecer prioridades de atuação, pensar em estratégias assertivas e realizar previsões, tudo dentro da realidade do seu negócio.

 

Como utilizar a análise SWOT na advocacia?

A análise SWOT na advocacia é apresentada como uma ferramenta importante para analisar o cenário interno e externo da o seu negócio.

Considerando que essa ferramenta por ser aplicada para diversos contextos, como na expansão do escritório, contratação de um novo software, planejamento e execução de novos projetos, ela se torna fundamental para o empreendimento jurídico.

Para aplicar a análise SWOT na advocacia é simples, mas antes é necessário conhecer os pormenores de cada quadrante que a ferramenta apresenta:

 

Ambiente Interno

No ambiente interno, temos dois quadrantes: as forças e as fraquezas.

Em forças você deverá elencar todas as vantagens internas que seu escritório jurídico possui em relação a seus concorrentes.

Alguns exemplos são:

  • Qual é sua vantagem competitiva?
  • Quais recursos você tem disponíveis para prestar seus serviços?
  • Por que seu cliente escolhe seu escritório?

A etapa para elencar as fraquezas exige sinceridade, pois nela você apontará todas as “falhas” presente no seu escritório.

Nesse momento, é importante pensar em como está a capacitação da sua equipe, analisar a atuação dos seus concorrentes e analisar as ferramentas que você utiliza para otimizar sua rotina e atendimento.

 

Ambiente Externo

O ambiente externo traz os quadrantes de oportunidades e ameaças.

As oportunidades são, basicamente, tudo que o mercado te oferece como positivo. Ou seja, o que as questões externas podem te proporcionar como vantagem para atuação.

Modismos, alterações de leis, eventos e novas políticas econômicas podem ser exemplos de oportunidades.

As ameaças, de modo simples, são o oposto das oportunidades. Serão fatores apresentados pelo mercado que podem interferir de modo negativo na atuação do seu escritório.

Exemplos de ameaças são as leis que dificultam a entrega do seu serviço e até mesmo o surgimento de novos concorrentes.

Após compreender o que são forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, basta aplicar a ferramenta na realidade do seu escritório jurídico!

O uso da análise SWOT na advocacia irá proporcionar um diagnóstico completo do seu escritório, criando um panorama de todos os fatores que impactam o seu sucesso, aproveitando as oportunidades e precavendo-se das ameaças.

Sua versatilidade possibilita você usá-la como suporte em pequenos e grandes projetos! Para facilitar a aplicação, temos um modelo pronto para você. Para acessá-lo, clique aqui.

Quer receber mais conteúdos e novidades do mundo jurídico? Assine nossa newsletter.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais