Por que escolher uma empresa de BPO para o seu negócio?

Na procura por uma realidade operacional otimizada, o suporte pontual de uma empresa de BPO surge como alternativa eficiente de se conquistar um alto nível de excelência estratégica

Quando paramos para analisar as contribuições que uma empresa de BPO pode trazer para o negócio de uma organização, é importante utilizar de uma visão ampla, que contemple o impacto da ferramenta em todas as vertentes operacionais. Tamanha abrangência é justificável, afinal, o chamado Business Process Outsourcing oferece um espaço para crescimento estratégico indispensável nos dias de hoje. Reduzir custos, potencializar a qualidade de serviços ou produtos e otimizar procedimentos são algumas das várias características que jogam a favor do BPO.

Esse conteúdo ajudou você? Está precisando comprar um livro?  Clique AQUI e vá direto para Livraria do Âmbito Jurídico!

Utilizando como referencial o BPO contábil, vertente reconhecidamente importante para o armazenamento e fluxo seguro dos dados, encontramos na terceirização uma forma de adotar a colaboração benéfica de profissionais especializados no tema, respaldados por soluções tecnológicas bancadas pelas empresas contratadas. De forma geral, a busca por maior produtividade e precisão nas atividades executadas é marca registrada do segmento.

Para ilustrar a importância do auxílio de uma empresa de BPO, preparei um breve artigo explorando o assunto. Acompanhe!

Presença de empresa de BPO impacta uso dos dados

Nos últimos anos, o modo como o mercado tem se comportado diante informações disponíveis mudou radicalmente. Não por acaso, afinal, entre as consequências provocadas pela transformação digital, umas das mais notáveis repousa no valor concedido à cada informação armazenada ou compartilhada. Em decorrência disso, mudanças comportamentais por parte do público consumidor serviram de terreno para a criação de leis que contemplem o uso responsável dos dados.

As empresas, à mercê dessa espécie de fenômeno informacional, começam a perceber a urgência provocada pela questão. Quanto mais se posterga a criação de um fluxo de dados automatizado, cuja possibilidade de falhas críticas ocorrerem é mínima, mais se fomenta a possibilidade de prejuízos fiscais acometerem a gestão. O BPO atua como um elemento de segurança e assertividade, requisitos fundamentais quanto à necessidade de se adequar.

Compliance como nova filosofia interna

Ainda permanecendo no âmbito da segurança fiscal, dada a relevância do tema na atualidade (A vigência da Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, será indubitavelmente retomada quando a pandemia de coronavírus cessar), pode-se afirmar que o suporte do BPO exerce papel crucial na implementação de políticas de Compliance.

A empresa contratada, com a disponibilização de profissionais especializados, terá em seu leque de serviços a criação de auditorias para analisar processos e identificar pontos de melhoria. O resultado é a obtenção de relatórios detalhados sobre o que está ou não de acordo com o quadro fiscal do país, sempre a partir de métricas atualizadas e harmônicas com o dinamismo do contexto brasileiro.

Uma gestão empresarial alinhada estrategicamente

Com a empresa terceirizada encarregando-se de conduzir processos extremamente complicados e até exaustivos, o gestor encontrará tempo hábil para centralizar suas atenções em temáticas mais importantes, de alto teor estratégico. Em tempos de adversidade, cuja figura de liderança deve se desdobrar para suprir lacunas e solucionar problemas, o protagonismo do BPO se transforma em um trunfo operacional.

Por fim, destaco a iniciativa de se adotar o BPO não só como um ato de ingressão à transformação digital e a era dos dados, mas como um aceno bem-vindo à segurança fiscal e todos os benefícios que isso traz para o desempenho operacional da empresa e a conquista de resultados cada vez melhores.

Como você enxerga o papel do BPO para o crescimento das empresas? Participe do debate e faça essa reflexão!

 

*Mauro Inagaki é CEO na b2finance. Presente no mercado há mais de 25 anos, a empresa faz parte do canal SAP e apresenta vasta experiência em Outsourcing, promovendo serviços Contábeis, Financeiros, Fiscais, Folha de Pagamento e Tecnologia da Informação. Com experiência em Processos de Auditoria, Controles Internos, Advisory, Due Dilligence, Planejamento Tributário, Compliance, Implantação de ERP e Soluções de IT, aplica em todas as suas operações tecnologia de ponta e compliance. A b2finance apresenta-se ao mercado com a proposta de ser uma extensão de seus clientes, buscando alternativas para os negócios empresariais com uma visão simples e objetiva para que seus clientes possam se dedicar exclusivamente aos negócios. Atualmente possui escritórios em São Paulo (Barra Funda, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto), Rio de Janeiro e Curitiba. Veja mais em: http://b2finance.com

Esse conteúdo ajudou você? Está precisando comprar um livro?  Clique AQUI e vá direto para Livraria do Âmbito Jurídico!

Considerações trabalhistas sobre a ADC nº 66 e a…

Ezequiel do Carmo Munhoz A ADC nº 66, que trata da discussão sobre a constitucionalidade do artigo 129 da Lei nº 11.196/2005 (contratação de...
MariaEduarda
3 min read

Economia global e o futuro traçado pelo FMI

As consequências econômicas da pandemia de COVID-19 são altas e refletem em ações emergenciais para que empresas amenizem o impacto provocado pela propagação global...
MariaEduarda
3 min read

A Revista de Informação Legislativa está realizando uma chamada especial de artigos com os seguintes eixos temáticos: Equidade de gênero Equidade de raça Acessibilidade Esse conteúdo...
MariaEduarda
1 min read

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *