10 dicas para viajar e não levar multa

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Que tal conferir 10 dicas para viajar e não levar multa? Estamos caminhando para a época de festas de final de ano. Logo, as pessoas estão ansiosas para chegar a seus destinos para passar o Natal e o Ano Novo para a ceia, troca de presentes e celebrações com seus entes queridos. Portanto, para um grande número de pessoas, esses momentos envolvem viagens.

As viagens aumentam de brasileiros a cada ano, especialmente após o período de isolamento da pandemia de Covid-19. De acordo com estatísticas do Detran, o número de viajantes nas estradas aumenta exponencialmente no final do ano, seja para as festas ou até mesmo para passar as férias em outro estado. As passagens de avião ainda estão caras para o orçamento do brasileiro. Portanto, uma saída para aproveitar essa época é viajar de carro. Mas, como viajar e não levar multa?
Dicas para viajar sem multas
É certo que dirigir pode ser conveniente e mais econômico do que viajar de avião, mas também pode ser bastante estressante. Afinal, os motoristas têm que enfrentar o tráfego, as condições climáticas e outros viajantes que estão de férias.

Portanto, esteja atento às suas ações e saiba como maximizar sua própria segurança e a das pessoas ao seu redor. Eventos e comemorações de feriados podem ser momentos inestimáveis para a família e os amigos se reunirem.

Entretanto, essas comemorações podem rapidamente se transformar em problemas quando somos imprudentes ou cometemos erros sem saber e recebemos multas. Logo, esses acontecimentos podem causar prejuízos financeiros e deixar as comemorações com menos alegria.

Contudo, não se preocupe porque preparamos 10 dicas para você se manter seguro durante as comemorações e férias e viajar e não levar multa. Continue a leitura e confira!

1 – Cuidado com a Lei Seca. Não beba e dirija. Se for beber durante alguma confraternização, escolha um motorista que não consuma álcool para realizar a viagem.
2 – Certifique-se de que o carro está com a manutenção em dia. Certifique-se de que seu veículo esteja com a manutenção adequada, em boas condições para viajar e pronto para as condições de direção no inverno. Afinal, parar o trânsito por falta de cuidados com o veículo, pode ocasionar multas.
3 – Observe sua velocidade. Dirija de acordo com o que a estrada pele e não ultrapasse o limite de velocidade. Saia para o seu destino com o máximo de antecedência para não ter problemas. A pressa é inimiga da perfeição e também do fato de se viajar e não levar multa.
4 – Cuidado com o artigo 252! Esse artigo da lei brasileira de trânsito é muito abrangente, mas as causas pelas quais acontecem mais multas está no fato de dirigir somente com uma das mãos é o mais frequente. Por exemplo, fumar dirigindo ou vaporizar com os aparelhos chamados de vape ou cigarro eletrônico enquanto dirige pode ocasionar problemas. Então, faça paradas para evitar fumar ou vaporizar no volante e ser multado.
5 – Não ultrapasse na faixa contínua e tenha cautela. Mantenha uma distância segura dos outros veículos. Assim, permita que você tenha tempo suficiente para usar seus reflexos caso tenha necessidade. Logo, se alguém estiver atrás de você e demonstrar pressa, permita que ele passe. Não tente competir com motoristas impacientes e agressivos.
6 – Não dirija no acostamento. Cuide para obedecer essa lei e evite uma multa e também cometer uma infração gravíssima. Portanto, jamais cometa esse erro, mesmo que esteja sozinho na estrada. Assim, você poderá viajar sem ser multado.
7 – Mapeie a sua rota com antecedência sempre que possível. Tenha um plano e esteja ciente das condições climáticas do momento, principalmente na época de mais chuvas.
8 – Use sempre o cinto de segurança. Certifique-se de que você e seus passageiros estejam devidamente usando os cintos de segurança e lembre-se das cadeirinhas para as crianças.
9 – Descanse! Tenha uma boa noite de sono na noite anterior à viagem, faça pausas regulares e divida a direção com alguém, se for possível. Se estiver cansado, faça uma parada e relaxe.
10 – Mantenha a calma. Afinal, se você se sentir estressado ou irritado, respire fundo algumas vezes e tente se manter calmo. Não dirija com raiva pelas estradas. Isso compromete a sua segurança e a das pessoas ao seu redor.
Por fim, gostou das nossas dicas? Esperamos que você tenha boas festas e que consiga viajar sem levar multa para um final de ano ainda mais especial!

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *