Dicas de Contratação


Pergunta:


Sou advogado formado há 3 anos e tenho como meta conseguir uma vaga em um escritório de renome.Qual a estratégia que devo adotar para conseguir colocar-me?


Resposta:


Prezado,


Hoje existem no mercado muitos advogados que buscam ser contratados por escritórios de renome mas não sabem como fazê-lo.


Partindo do princípio que em 3 anos como advogado você tenha acumulado o mínimo de experiência, eu indicaria 4 caminhos básicos a serem trabalhados:


Imagem Profissional:


Os escritórios contratantes precisam visualizar sua experiência e sua imagem pessoal da melhor maneira possível. Para isso, é necessário trabalhar, de uma maneira correta, seu currículo. Já vi muitos advogados que tem a experiência prática mas não conseguem transmitir isso para o papel. Lembre-se que o escritório está querendo contratar uma pessoa para solucionar um problema. Seja melhorar sua atuação no mercado, seja trabalhar pontualmente ações dos clientes, seja expandir o escritório. Eles tem um problema e querem te contratar para solucioná-lo. Portanto o mínimo que você pode fazer é mostrar, em seu currículo, estas suas experiências que possam agregar valor ao escritório. Cases de sucesso, especialidades, afinidades de área, pró-atividade, pensamento moderno para evolução e inovação jurídica são alguns pontos que você deveria tocar em seu resumo profissional.


Um outro detalhe, que para os mais “moderninhos” é irrelevante: para uma entrevista, terno e gravata nunca sairão do contexto. Não faça erros clássicos de achar que, pelo escritório ser moderno, algumas tradições são esquecidas.


Instrução:


Não se deixe enganar. Advogado nunca pára de aprender. Tanto na esfera jurídica, quanto em outras áreas “complementares” da formação do advogado (línguas, marketing jurídico, noções de mercado, etc), advogado deve sempre ganhar mais conhecimento. Os escritórios hoje – principalmente as bancas de renome às quais você se refere – tendem a contratar advogados que tenham o “pacote completo” e não apenas sejam focados em uma determinada função.


Networking:


Para conseguir contatos – e por fim gerar entrevistas de emprego – é importante explorar seu networking. Em 3 anos, tenho certeza que você cruzou com um número grande de pessoas que possam te indicar ou abrir caminhos para este seu novo objetivo. Se você nunca “catalogou” seus contatos, é hora de fazê-lo. Coloque no papel todos esses conhecidos, seu grau de intimidade com eles e tente retomar este contato, através de telefonema, almoço, jantar ou o tradicional “cafezinho”.


Consultoria Especializada:


Ninguém melhor do que uma consultoria especializada para colocar seu nome direto no hall de entrada de uma grande banca. O forte de uma consultoria é ter o acesso direto aos escritórios, que pedem diretamente a esta empresa a indicação de profissionais qualificados. Hoje existe ainda um conceito de que estas consultorias são caras e não entendem do meio jurídico. Isso não é mais verdade, pois existem empresas que fazem este trabalho focado para o mundo jurídico e por valores bem acessíveis. Basta você pesquisar.


Espero ter ajudado.



Informações Sobre o Autor

Alexandre Motta

Consultor e Sócio Diretor da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico.


O papel democratizante da publicidade na advocacia

Resumo: A advocacia, uma profissão tão antiga quanto a própria história da humanidade, enfrenta obstáculos para assimilar institutos modernos da publicidade, principalmente por serem...
AmbitoJuridicoOld
65 min read

Advocacia moderna e planejamento estratégico

Resumo: Este artigo tem o escopo de convocar os profissionais da área para que reflitam a respeito do planejamento estratégico, expansão e melhorias nas...
AmbitoJuridicoOld
5 min read

Marketing jurídico

Resumo: O presente artigo científico é fruto de pesquisa realizada em escritórios de advocacia com o intuito de observar como utilizam as ferramentas de...
AmbitoJuridicoOld
20 min read

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *