Influência profissional: especialista explica importância da autoridade digital

LinkedIn pode ser usado como estratégia de comunicação e construção de autoridade

 

Com o avanço da digitalização de produtos e serviços, profissionais e empresas depararam-se com uma nova realidade de mercado. Destacar-se na área de atuação, tornou-se mais concorrido. Nesse contexto, as estratégias de comunicação são  importantes aliadas para o reconhecimento da marca ou carreira no ambiente digital. 

 

Considerada a maior rede B2B do mundo, o LinkedIn pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica de comunicação, pois  tem o poder de construir um posicionamento de autoridade digital de uma empresa ou profissional.

 

Pesquisa realizada pela Business Insider mostra que o LinkedIn é considerada a rede social mais confiável. Dessa forma, quem está presente na plataforma, produzindo conteúdo de qualidade, demonstrando domínio sobre o que fala, construindo parcerias e contatos significativos pode ser visto com uma autoridade e, consequentemente, agregará valor à marca ou ao nome.

Busca pela autoridade

 

Explorar o  espaço digital com o intuito de aumentar a reputação, através de autoridade autêntica, tem despertado cada vez mais o interesse de profissionais e corporações. A sócia-diretora da Elementar Reputação & Negócios, Luciana Lima, conta que percebeu o aumento da procura dos serviços de sua empresa, que realiza a gestão de reputação para executivos e marcas empregadoras. 

 

A profissional explica que ser uma autoridade digital é levar conhecimento para as redes sociais, sobretudo para o LinkedIn, de forma estratégica, tendo constância e consistência de publicações. 

 

“O trabalho de construção da autoridade digital é feito a médio e longo prazo. Avaliamos a história do executivo ou da organização e os valores aderentes à cultura da empresa. Também realizamos um planejamento fundamentado em três pilares: conexões (gestão de redes), redesign do perfil e/ou LinkedIn page e linha editorial”, detalha. 

Benefícios de ser uma autoridade digital

 

A autoridade digital pode ser considerada uma “métrica invisível”, mas tem o poder de ditar tendências sobre um determinado tema. Luciana Lima salienta que ela está relacionada à experiência construída ao longo dos anos e das realizações profissionais. 

 

A especialista informa que a autoridade digital contribui para uma marca pessoal ser reconhecida em uma rede de conexões. Também oportuniza convites para trocas de experiências através da realização de palestras e mentorias. 

 

Para as empresas, entre as principais vantagens que a autoridade digital proporciona estão a abertura de novos mercados e a aceleração de negócios, principalmente os B2B. Para realizar o trabalho de construção dessa métrica, Luciana recomenda o investimento em uma empresa que realize assessoria ou mentoria, para que o interessado possa demonstrar domínio em sua área de atuação. 

 

Ela destaca que o posicionamento é muito importante para líderes que buscam novos negócios. “Esse trabalho em movimento cria consistência e relevância, tanto para o executivo, como para as empresas, pois o posicionamento de autoridade, assim como a reputação, influenciam na tomada de decisões de um negócio”, finaliza.

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