Aesthetic: da academia à praia, os diversos estilos de se produzir

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Personagens da cultura pop e produções artísticas ajudam a criar novas estéticas nas redes sociais, que abrangem diferentes estilos no mundo da moda

Se antes bastava vestir algumas peças de roupas e gostar de um estilo musical específico para pertencer a um grupo estético, hoje as pessoas precisam estar atentas às tendências que misturam a vida on-line e offline. Nos últimos anos, uma palavra tem dominado as redes sociais, dando um novo conceito e olhar para algumas estéticas no mundo da moda. 

 

O chamado “aesthetic” é um movimento criado pela geração Z para apelidar os diferentes estilos, difundindo novos padrões de beleza, vida e comportamento. Hoje em dia, ser uma aesthetic girl é ser alguém que segue as principais tendências que surgem na internet. 

 

Na moda, esse movimento cria diferentes referências fashion que vão da academia até a moda praia. Mas é importante lembrar que, por ter sido um conceito criado on-line, os estilos aesthetics se formam e ganham visibilidade a partir de serviços no mundo digital, como redes sociais e aplicativos de edição, tais como TikTok e VSCO Cam. 

O que é aesthetic? 

A ideia do aesthetic emergiu da rede social Tumblr, quando os jovens misturaram o estilo moderno com peças retrô dos anos 1980 e 1990. O termo, em tradução livre, quer dizer estética, uma palavra que significa “harmonia de formas e de cores” e também “beleza”. Por esse motivo, essa expressão é usada para designar estilos e aquilo que se reconhece como belo.

 

Vale lembrar que o aesthetic não é usado apenas na moda, há conceitos também em decoração, fotografia e até mesmo gastronomia. No entanto, no mundo fashion, é possível encontrar muitos estilos dentro desse movimento, que contemplam tendências atuais e formas diferentes de se vestir. 

 

Um ponto interessante do aesthetic é que não é preciso ir muito longe, pois muitas peças do guarda-roupa podem estar dentro dos estilos existentes. Vestidos, casacos, shorts, calça jeans, peças de alfaiataria, roupa de academia e moletons, por exemplo, são alguns exemplos de itens que sofrem influência desse movimento. 

Conheça os principais aesthetics da internet 

 

Atualmente, diversas estéticas surgem na internet e se tornam populares nos feeds das redes sociais. No Instagram, por exemplo, um dos estilos denominado “e-girl” já soma mais de 6 milhões de postagens com a hashtag #Egirl. 

 

Os jovens podem escolher diferentes conceitos aesthetic, cada um com formas diferentes de se expressar e se vestir. Algumas trazem como base um visual mais atrevido, outros looks mais suaves ou mostram explosões de cores. 

 

As referências podem ser retiradas de filmes, séries, personalidades da cultura pop e claro, das redes sociais. Entre os mais conhecidos, há o e-girl, soft girl, dark academia e barbiecore

E-girl 

 

Um dos aesthetics mais conhecidos é o das e-girls, que podem ser consideradas uma versão mais moderna do estilo emo. A sigla vem de “eletronic girls” e a base desse estilo tem influência de diferentes universos, desde a música eletrônica, K-pop, anime, mundo dos games e ambientes urbanos. 

 

Essa estética começou com os streamers da Twitch, que tinham como cenário das lives luzes neon e headphones descolados. Nos looks, as e-girls usam e abusam de xadrez, listras, correntes, cintos e do all black

 

As maquiagens são marcantes, com o clássico delineado de gatinho. Já o cabelo costuma ser com cortes repicados, coloridos ou com uma franja curta. 

Soft girl

 

Totalmente ao oposto das e-girls, as softs girls trazem uma estética leve, fofa e marcada por tons pastel. A palavra “soft” significa suave, por esse motivo, as pessoas que acompanham o estilo costumam usar itens com design e estampas meigas.

 

Essa estética surgiu com influência no visual das fãs do gênero musical K-pop e também nos looks de patricinhas dos anos 1990, fazendo uma mistura desses dois conceitos e resultando um estilo fofo e colorido. 

 

Nesse conceito, o romantismo é quem dá as ordens. As roupas costumam vir com mangas bufantes, laços e os vestidos de caimento clássico. Até mesmo os biquínis podem ganhar essas características, levando a aesthetic para praias e piscinas. 

 

Os acessórios também aparecem, sendo as presilhas de cabelo, laços de fita e arcos clássicos os preferidos das soft girls

Dark academia 

 

A idealização da vida acadêmica e o amor pelo conhecimento são as marcas registradas das pessoas que seguem a aesthetic da dark academia. Esse grupo estético também é conhecido como goth academia e faz referência ao movimento gótico, buscando encontrar beleza no mistério e nos visuais sombrios. 

 

As peças de roupas usadas por essas jovens têm uma pegada dark, mas trazem também um olhar diferente para o estilo vintage e os tons terrosos. Itens como coletes, suéteres, peças com botões e gravatas costumam aparecer com frequência. 

 

Acessórios de couro como cintos e bolsas são os preferidos dessas meninas. Outra característica marcante são os livros e o café, que marcam presença em quase todas as fotos dessa estética. 

Kawaii

 

Os apaixonados pela cultura de animes e mangás encontram no estilo kawaii a estética ideal. A fofura é o ponto central desse conceito e traz tons claros, acessórios meigos, vestidos e peças que podem até ter um ar mais infantil. 

 

No entanto, algumas jovens costumam combinar esse estilo fofo com um pouco de sensualidade. Dessa forma, as roupas podem ser mais curtas e com um decote arredondado. 

 

Os acessórios são bastante explorados: meias longas, laços, chapéus e brincos com pingentes. As maquiagens não costumam ser pesadas, mas os olhos ganham o foco na produção. 

Kindcore 

 

O estilo colorido no aesthetic fica por conta do kindcore, um conceito de cores vibrantes que faz referências a playgrounds e programas infantis dos anos 1980, 1990 e 2000. Os visuais remetem essa ideia e trazem uma explosão de cores. 

 

As roupas ganham tons saturados em todas as modelagens e os acessórios trazem pelúcia e miçangas, em uma onda nostálgica. O cabelo e a maquiagem combinam com o vestuário, fazendo uma mistura de cores como se fosse um arco-íris. 

Y2K 

 

A moda dos anos 2000 voltou com tudo e logo criou-se uma aesthetic própria para as tendências da época. A sigla “Y2K” significa “year 2000” ou “ano 2000”. Nesse movimento, há referências clássicas desse período, como as personalidades do mundo pop Paris Hilton e Britney Spears. 

 

Nos visuais, há um pouco de tudo: saias plissadas, presilhas de cabelo, cardigãs curtos, peças em jeans, cintura baixa, body chains e moletons de plush

Barbiecore

 

Já com gravações do filme da Barbie e as primeiras imagens de Margot Robie como a personagem principal da trama, o mundo plástico ganhou vida e o rosa dominou as redes sociais. A aesthetic barbiecore abrange o pink da cabeça aos pés e pode aparecer em todas as peças de roupa e momentos do dia.

Looks de alfaiataria, roupas de academia, peças com estilo street e itens fashionistas podem seguir essa estética. As referências de look são retiradas do próprio filme ou ainda de outras produções cinematográficas, como “Meninas Malvadas”.

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Aspectos Jurídicos no Transporte de Mudanças e Veículos: Um…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! O transporte...
Âmbito Jurídico
2 min read

Moradia independente anticapacitista chega a São Paulo

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Criado no...
Âmbito Jurídico
4 min read

CNPJ com apenas um colaborador pode ter plano de…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Uma das...
Âmbito Jurídico
2 min read

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *