Educação ambiental representações sociais de meio ambiente na literatura de cordel

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Resumo: A questão ambiental vem sendo cada vez mais tratada na literatura de cordel, despertando assim o interesse dos poetas e cordelistas no processo de conscientização propugnado pela educação ambiental. Desse modo, o presente trabalho em explanação do processo cordelista ambiental tem o desiderato de analisar as representações sociais de meio ambiente nas literaturas de cordel, em face da necessária mobilização social para preservação do meio ambiente. Para tanto se empregou o método qualitativo com vista na abordagem interpretativa e exploratória dos cordéis utilizados. A qual permitiu constatar que as atuais obras dos poetas cordelistas apresentam-se como efetivos instrumentos para o alcance da conscientização ecológica da coletividade, conferindo assim eficácia à educação ambiental.

Palavras-chave: Representações sociais. Meio ambiente. Literatura de cordel. Conscientização ecológica.

Sumário: 1. Introdução. 2. Meio ambiente e educação ambiental. 3. Representação da literatura popular como ferramenta para educação ambiental. 4. Considerações Finais. 5. Referências

1. Introdução

O atual estágio de degradação ambiental tem provocado grandes debates na sociedade, a preocupação com o desenvolvimento sustentável do nosso planeta despertou o interesse dos poetas cordelistas para conscientização das pessoas em relação à preservação os recursos ambientais.

Desse modo, a literatura de cordel entra como ferramenta didática nas salas de aulas, nas quais educadores e estudantes podem se utilizar dessa literatura para promoverem a conscientização social acerca da defesa ambiental. Desta forma, a educação ambiental apresenta-se como meio indispensável para conseguir aplicar e criar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza e soluções para os problemas ambientais; de modo que a educação ambiental não é a única alternativa para concretizar a preservação ecológica do planeta, mas funciona como importante instrumento que viabiliza o alcance desta preservação ao atingir a sociedade como um todo, como desenvolvida pelos poetas populares que ao utilizar de suas linguagens simples e informais se aproximam diretamente do povo conclamando-o para participar ativamente da conservação ambiental.

Para tanto, se utilizou como procedimento metodológico o levantamento teórico sobre o tema, por meio da pesquisa bibliográfica tendo-se como método de abordagem o qualitativo. Desta forma, se utilizou deste método para observação do objeto estudado, uma vez que a pesquisa e de caráter exploratório com objetivo de analisar as literaturas de cordel que tem representações ambientais com caráter informativo e principalmente educativo.

2 Meio ambiente e educação ambiental

Desse modo na Conferência Internacional Rio /92, mais de 170 países representados por cidadãos assinaram tratados nos quais se reconhece o papel central da educação para a “construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado”, o que requer também “responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário”. Na verdade isso tudo é o que se espera da educação ambiental no Brasil, onde foi assumida como obrigação na Política Nacional de Educação Ambiental, Lei n. 9.795/99.

É neste contexto, que a educação ambiental, se torna uma exigência constitucional a ser garantida pelos governos federal, estadual e municipal. Deste modo, resulta que o Brasil é considerado um dos países com maior variedade de experiências em educação ambiental, devido suas iniciativas que são originas por associar a intervenção da realidade local, tendo em vista que qualquer política nacional, regional ou até mesmo local deve levar em consideração a vontade de ensinar o que é educação ambiental, e de forma alguma inibi-la ou descaracterizar sua diversidade.

Nesse contexto, fica evidente a importância que se tem de educar os futuros cidadãos brasileiros que são considerados como empreendedores, para que venham a agir de modo responsável e com sensibilidade, preservando e conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro. Temas como a fome, a miséria, a injustiça social, a violência e a baixa qualidade de vida de grande parte da população brasileira, tornaram-se fonte de estudo e pesquisa principalmente nas universidades, escolas e instituições governamentais e não-governamentais, em busca de conscientizar a sociedade para as questões ambientais.

A educação ambiental é um meio indispensável para conseguir aplicar e criar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza e soluções para os problemas ambientais, de modo que a educação ambiental não é suficiente para mudar os rumos do planeta, mas pode-se afirmar que serve como instrumento para tanto

É a partir dessa definição que podemos verificar que a educação ambiental é elemento essencial para educação global, onde o objetivo geral é atingir a sociedade como um todo, podendo utilizar da linguagem dos poetas populares simples e informal que está sempre perto do povo por meio de participação ativa para explicar e orientara população em favor da conservação do meio ambiente.

3. Representação da literatura popular como ferramenta para educação ambiental                                                                                          

O que se observa é que a construção da representação simbólica do meio ambiente não depende só das condições materiais que cercam o sujeito, mas de conhecimentos e conteúdos afetivos, éticos e ideológicos, de maneira que condicionam sua própria percepção. Segundo.

Moscovici (1978, p. 64-65). “toda representação é de algo ou de alguma coisa, cujas características vão se manifestar demonstrando uma relação de simbolização e de interpretação que lhe confere significações”. De fato o ser humano tem em sua mente um mundo que lhe rodeia, ou seja, todo o conhecimento que ele tem está organizado de forma de modelos e dentro desse modelo ele se realiza em ação, isso demonstra que não só se tem essas representações, mas como se age a partir delas.

As Representações Sociais têm importante papel na formação das condutas, determinando o campo das comunicações mediadas pela linguagem, podendo assim identificar que a educação ambiental surge como uma nova dimensão educativa, em meio a tantos problemas ambientais. O que vê, é que a educação ambiental não é a solução para esses problemas, mas também não se pode negar que a educação ambiental é constituída de um movimento histórico e ético que tem grande importância para construção de uma consciência ambiental, consistente, diferenciada e principalmente comprometida com a preservação dos recursos naturais e culturais.

É neste sentido que a educação ambiental proporciona as pessoas uma compreensão crítica e global do meio ambiente, estabelecendo uma relação entre as concepções e principalmente com as representações de meio ambiente. Vale salientar que a concepção tradicional de ensino, muitas vezes faz com que o indivíduo fique limitado e acabi aprendendo as atividades de maneira mecânica e sem uma construção critica, ou seja, não tem espontaneidade para explicar ou falar do assunto em questão.

Nesse sentido, o uso da literatura de cordel no processo de ensino-aprendizagem tem grande representação na inserção de ações pedagógicas que esta voltada à construção do conhecimento de forma crítica e atrelada à realidade.

4. Considerações Finais

A literatura de cordel não mudou apenas ela estar buscando ficar mais próxima dos fatos e das pessoas, mostrando e discutindo os problemas atuais de forma bastante clara, sem fugir da tradição, o cordel por sua vez, percorre um novo caminho, com a atualização da linguagem popular, na conscientização do meio ambiente.

Como plasmado neste trabalho as representações sociais de meio ambiente nas literaturas de cordéis apresentam-se como instrumentos que podem dar suporte didático nas salas de aulas, permitindo o desenvolvimento de raciocínio crítico dos educando. Entretanto, a representação social do meio ambiente é identificada nas literaturas de cordel, com uma linguagem que mistura conceitos ecológicos de habitat e ecossistemas, mostrando a utilização do homem/mulher com os recursos naturais para sua sobrevivência.

Na atualidade a literatura de cordel, se distancia do tradicional e faz incursões por temas mais complexos como a artes, a ciência, saúde, política e principalmente as questões ambientais, este assunto são bastante importantes e interessa diretamente a sociedade. A literatura de cordel esta presente nas salas aulas, principalmente nas escolas do nordeste, nos livros didático-pedagógicos e até em concurso público.

 

Referências
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______. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental.
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JARA, Carlos Júlio. A sustentabilidade e desenvolvimento local: desafios de um processo em construção. In: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (HCS) Secretaria de Planejamento do Estado de Pernambuco (Seplandes). Recife: [S.n], 199.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
Parâmetros Curriculares Nacionais Terceiro e quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Temas Transversais. Brasília: 1999.
MORAES, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2003.
REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1994.
SANTANA, Bruna B S. Interdisciplinaridade em sala de aula. Disponível em: http://www.camarabrasileira.com/cordel201.htm. Acesso em: 16/09/2009.
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VIANA, Arievaldo. Acorda Cordel na sala de aula. Disponível em: http://fotolog.terra.com.br/acorda_cordel:17. Acesso em: 10/04/2012.

Informações Sobre o Autor

Rosangela Nascimento de Souza

Graduada em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande-PB


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