O conceito de marketing jurídico

0

O exercício da advocacia mudou. A profissão se massificou, a prática
do direito está se internacionalizando, estão surgindo novos competidores de
outras profissões, as novas tecnologías têm acelerado
os processos de gestão nos escritórios, existe um número crescente de fusões e
alianças entre bufetes e as habilidades parajurídicas estão adquirindo uma grande importância.

Em um mercado jurídico altamente competitivo e com novos desafios, o
advogado precisa, cada vez mais, conhecer e utilizar as técnicas de gestão
empresarial e, entre elas, a disciplina chave de gestão, o marketing, como em
qualquer empresa de serviços profissionais. Não existe nenhuma dúvida de que
aos olhos dos clientes – cuja percepção, definitivamente, é o que vale – um bufete de advogados é uma empresa de serviços, ainda que
com características específicas, podemos dizer que a relação de confiança entre
o advogado e o cliente é básica.

Todos os bufetes –
independente de seu tamanho e, de maneira especial, os pequenos e médios
– podem utilizar técnicas de marketing, técnicas que respeitam a ética e a deontologia profissionais, mantendo a dignidade da
profissão de advogado. Em geral, a ausência do uso de técnicas de marketing por
parte da advocacia deve-se à tendência de se confundir o marketing com a
publicidade ou a venda, e a produção do serviço jurídico com seu marketing. A
confusão entre os conceitos mencionados, chegou no
passado até o ponto de que muitos advogados acreditavam que se um advogado fosse
um bom letrado, não necessitaria do marketing. Não obstante, os advogados
sempre fizeram marketing, um marketing, isso sim, básico: a
gestão da cartera de clientes e dos contatos
profissionais são, por exemplo, formas básicas de marketing.

Os grandes bufetes e as empresas anglosaxônicas aplicam o marketing. Os médios e pequenos bufetes pensam, em geral, que o marketing é uma questão de
grandes empresas. Ao contrário do que normalmente se pensa, é mais fácil
aplicar a gestão empresarial e o marketing no médios e
pequenos escritórios do que nos grandes. Os motivos são que estão mais
próximos dos clientes, têm uma estrutura menos complexa e menos pessoal, por
isso é mais fácil gestionar a marca. A autolimitação (mentalidade) dos médios e pequenos é a
principal vantagem competitiva dos grandes.

A principal finalidade do marketing é criar e oferecer valor. No atual
mundo jurídico, hiper-competitivo, o marketing jurídico é a ponte que une o
advogado ao mercado. Ajuda o escritório a orientar melhor
seus recursos e esforços, e faz com que suas qualidades diferenciais
sejam reconhecidas.  O marketing é um
processo de construção de mercados e posições, não somente de promoção e
publicidade. Facilita que o advogado se torne conhecido, diferenciado
positivamente da concorrência e fortalecido em sua imagem, isto é, em seu
prestigio e em sua reputação, que são vitais para o letrado. Diferentemente de
outros setores do mundo profissional, a publicidade, como atividade de promoção,
no marketing jurídico, não tem um papel principal. Não serve para criar ou
potenciar a marca de um bufete ou a marca pessoal de
um advogado. A aplicação do marketing deve ter sempre como base a excelência técnica,
em Direito, do letrado.

Definitivamente, a finalidade básica do marketing jurídico é criar e
conservar clientes, diferenciar o escritório dos concorrentes e construir uma
marca, do advogado e do bufete. Um escritório com
personalidade e caráter, com marca, implica para a maioria dos potenciais
clientes uma garantia de qualidade e uma redução de tempo dedicado a escolha do letrado ou do escritorio.
Possuir uma marca potente evita que o advogado tenha concorrência com relação a
preços e erosão das margens. Evita que o principal critério de decisão do
cliente na hora de contratar os serviços do advogado seja, além da óbvia recomendação,
o preço. Tudo isto é o que se entende globalmente pelo conceito de marketing
jurídico.

 


 

Informações Sobre o Autor

 

Francesc Domínguez

 

Consultor do MJC, Marketing Jurídico Consultores.

 


 

Você quer atrair muitos clientes para o seu escritório e ganhar mais dinheiro?
Clique AQUI e participe gratuitamente da Semana do Marketing Jurídico!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais