América Latina deve apresentar crescimento de negócios em tecnologia em 2024

Banco Mundial estima crescimento de 2,3% no próximo ano, que deve favorecer a atração de investimentos e as oportunidades de desenvolvimento.

 

A América Latina se prepara para expandir os negócios de tecnologia no próximo ano, de acordo com a projeção do Banco Mundial. A estimativa de crescimento é de 2,3% para 2024 e está relacionada às tendências globais. A expectativa é que a expansão atraia investimentos e oportunize o desenvolvimento dos países latino-americanos.

 

Diante desse cenário, incluir cursos de espanhol no currículo pode ser uma estratégia inteligente para profissionais que atuam na área de tecnologia. A tendência é que o conhecimento no idioma seja cada vez mais demandado para a realização de negócios.

 

A orientação é válida, sobretudo, para quem trabalha com tecnologia da informação (TI), área que deve passar por um processo de crescimento nos próximos meses. Segundo estimativa da consultoria Gartner, espera-se o aumento de 8% nos investimentos globais em TI até 2024, atingindo um total de US$ 5,1 trilhões. 

 

Para o analista e vice-presidente da Gartner, Bart Willemsen, os líderes de TI têm uma posição única para criar, estrategicamente, um plano no qual os investimentos em tecnologia contribuam para sustentar o sucesso dos negócios, mesmo em meio às incertezas e pressões do mercado.

 

“A Inteligência Artificial generativa e outros tipos de IA oferecem novas oportunidades e impulsionam diversas tendências”, afirmou em entrevista à imprensa. “Mas obter valor comercial a partir do uso duradouro da IA ​​requer uma abordagem disciplinada para a adoção generalizada, juntamente com atenção aos riscos.” 

IA generativa lidera o caminho

Entre as diversas tendências tecnológicas do cenário empresarial latino-americano para 2024, a Inteligência Artificial Generativa lidera o caminho. O Top Strategic Technology Trends 2024, realizado pela Gartner, aponta que, até 2026,  80% das empresas situadas na América Latina terão aplicativos e modelos GenAI integrados em seus ambientes de produção. 

 

A IA Generativa é uma vertente da Inteligência Artificial que envolve sistemas capazes de criar conteúdo original, como imagens, textos e até mesmo códigos de programação. Na América Latina, a tendência está em processo de consolidação, impulsionando a automação de tarefas, a análise avançada de dados e a otimização da eficiência operacional.

 

Se engana quem pensa que a ferramenta é uma opção exclusiva para empresas de grande porte. Na verdade, as pequenas e médias empresas (MPEs) também a veem como uma importante aliada para impulsionar o crescimento. O estudo Back to Business, feito pela Visa com 2.250 líderes de pequenos e médios negócios em vários países, comprova isso. 

 

Segundo a pesquisa, 87% dos líderes de MPEs consideram provável o uso de IA generativa e automação nos próximos 12 meses. A principal razão para adotar as tecnologias é criar vantagens competitivas para os negócios, seja para enfrentar a concorrência ou focar no crescimento.

 

O Head de Soluções e Vendas para o Comércio da América Latina e Caribe da Visa, Xiko da Rocha Campos, defende que o entusiasmo observado na pesquisa se deve, também, aos benefícios relacionados trazidos pela IA. 

 

Ele explica que os empreendedores, por terem menos margem para erros, estão sempre de olho em novas ferramentas que possam trazer ganhos significativos em eficiência, produtividade, segurança digital e aprimoramento da comunicação com clientes, fornecedores e colaboradores. 

 

“As possibilidades da IA nas operações das pequenas e médias empresas são vastas. Além da eficiência de processos, também permite que as empresas analisem, por exemplo, emoções, antecipem as necessidades do cliente e do mercado e se adaptem às mudanças com maior rapidez”, pontuou durante entrevista à imprensa. “Há, ainda, empresas brasileiras de diversos setores que utilizam a IA para segmentar o público-alvo e criar mensagens mais relevantes, melhorando, assim, o retorno do investimento quanto ao marketing personalizado.” 

Busca por soluções digitais sustentáveis

Outra tendência que ganha destaque na América Latina é a busca por soluções digitais sustentáveis. Dados do Gartner indicam que a tecnologia sustentável é uma das prioridades para 2024, podendo impactar a remuneração de 25% dos CIOs até 2027. 

 

A tecnologia sustentável refere-se ao conjunto de soluções digitais que buscam promover resultados ambientais, sociais e de governança (ESG) com o objetivo de apoiar o equilíbrio ecológico e os direitos humanos no longo prazo. O uso de tecnologias como IA, criptomoeda, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem levanta preocupações sobre o consumo de energia e os impactos ambientais. 

 

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pelas Nações Unidas, em 2015, enfatizam a importância de buscar soluções digitais sustentáveis. O objetivo 9, por exemplo, traça metas para a promoção da industrialização sustentável, do fortalecimento da pesquisa e desenvolvimento tecnológico, da melhora do acesso ao financiamento para pequenas empresas e da garantia do acesso universal às tecnologias de informação e comunicação (TIC). 


logo Âmbito Jurídico