Grupo social tem o maior índice de intenção de fazer compras durante o período
Muito esperada pelos consumidores devido às promoções e às ofertas que chamam a atenção pelos descontos, a Black Friday de 2023 ocorre no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês. As pesquisas mostram que as expectativas são positivas no geral, e a classe AB conta com o maior índice de pessoas que pretendem aproveitar o evento. Os consumidores devem procurar por itens como acessórios, eletrônicos, artigos de cosméticos e tênis na Black Friday.
A Black Friday teve sua origem nos Estados Unidos, como um evento de comércio que ocorre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, com varejistas em busca da renovação de estoques para a temporada de Natal. No Brasil, a iniciativa começou em 2010, como uma ação online, e se expandiu para abranger o varejo físico também.
De acordo com o Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 IM Globo, 62% dos entrevistados da classe AB têm a intenção de comprar na Black Friday deste ano, sendo este o maior índice entre as classes. Diante do cenário econômico particular que os brasileiros vivem, o estudo mostra que esse grupo social sofre um pouco menos com as oscilações da vida financeira.
Além disso, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a previsão de faturamento do e-commerce no país já era de 10% de aumento para 2023. Para se ter uma ideia, apenas no primeiro semestre do ano, as vendas em e-commerce alcançaram R$ 80,4 bilhões. O esperado é que a Black Friday incremente esse volume.
Intenção de compra e ticket médio
Segundo levantamento da MField sobre a expectativa de compra durante a Black Friday, deve haver um aumento de 32,2% no número de pessoas que planejam fazer compras no período. A pesquisa envolveu a participação de 2,3 mil entrevistados.
Sobre o ano passado, a pesquisa apontou que 43,4% compraram durante a data. Já para 2023, 75,6% planejam as aquisições. Em relação ao canal escolhido para as compras, 56,7% mencionaram lojas online, 18,6% preferem lojas online e físicas e 3,9% devem comprar exclusivamente em lojas físicas.
No que diz respeito aos setores que mais despertam o interesse dos consumidores, o campeão é o de itens de moda e acessórios, com 39,3% das preferências. Em seguida, vêm os eletrônicos, com 37,5% e, depois, os cosméticos, com 35,9%.
Calçados e eletrodomésticos aparecem na sequência, com 33,2% e 31,5% respectivamente. Assim, roupas, celulares, artigos de perfumaria e itens como tênis masculino devem receber alta procura.
De acordo com a pesquisa, a previsão do ticket médio é de gastos entre R$ 151 e R$ 300 para 25% dos entrevistados. O limite de compras deve ser de até R$ 150 para 24,2% do público. Quanto à forma de pagamento, a principal opção é o cartão de crédito, escolha de 76,9% dos participantes, seguida pelo Pix, preferência de 49,1%.
Os e-commerces favoritos dos entrevistados são Amazon, com 72,9% das respostas, Shopee, com 48,7%, Shein, com 45%, Magazine Luiza, com 42,1% e Mercado Livre, com 40,5%. Produtos como tênis feminino também devem contar com bastante procura nessas lojas.
Pesquisar com antecedência pode ser a chave para aproveitar as ofertas
Para fazer o melhor aproveitamento de ofertas reais, os consumidores também afirmam pesquisar os preços de produtos desejados com antecedência. A comparação começa um mês antes do evento para 32,8% das pessoas.
Já 27% delas deixam para buscar os melhores valores durante a semana da Black Friday e 25,1% procuram as promoções em cima da hora.
O levantamento traz informações que confirmam que as promoções e os preços são os fatores principais no momento de escolher onde realizar a compra, sendo decisivos para 91,6% das pessoas. Na sequência, os pontos mais importantes são frete grátis e prazo de entrega.