Eu acionei o seguro viagem

Extravio de bagagem, atraso de voo ou até mesmo algum mal-estar podem acontecer durante qualquer viagem. Para estar preparado para esses imprevistos e ter assistência em diversas situações, muitos turistas contratam um bom seguro viagem antes de embarcar.

Para que você tenha uma ideia da importância desse tipo de seguro, selecionamos relatos reais de alguns viajantes que precisaram acionar o seguro viagem durante sua estadia no exterior. Confira.

Eu acionei o seguro viagem: relatos de viajantes pelo mundo

Esse conteúdo ajudou você? Está precisando comprar um livro?  Clique AQUI e vá direto para Livraria do Âmbito Jurídico!

Certamente você ou alguém que você conhece, seja amigos ou familiares, já passou por uma situação durante uma viagem internacional. Veja abaixo alguns relatos de pessoas que vivenciaram alguns imprevistos enquanto estavam no exterior e precisaram entrar em contato com a seguradora.

 

Atendimento médico

A Antonina relatou uma experiência com o seguro viagem da Allianz em Paris, quando sua mãe precisou de atendimento médico no país.

“Sempre faço seguro em viagens para minha mãe e tive que utilizar pela primeira vez. O atendimento e orientações foram rápidas e eficientes. Nos indicaram o hospital Americano em Paris e quando chegamos fomos prontamente atendidos, pois a Allianz já tinha providenciado toda a parte burocrática. Minha mãe passou por pequena intervenção cirúrgica e por 20 dias íamos diariamente para curativos cirúrgicos. Atendimento excelente e sem custos. Recomendo e agradeço muitíssimo a Allianz pelo excelente serviço prestado.”

Durante a viagem aos Pirinéus, a Fernanda Gama sofreu um acidente e precisou acionar o seguro viagem da World Nomads. Veja como foi a experiência dela:

“A equipe da World Nomads foi de extrema competência e presteza no atendimento que necessitei. Tive infelizmente um acidente na Europa fazendo trekking nos Pirinéus e fraturei o tornozelo e por isso tive que retornar ao Brasil antes do previsto. Tudo se resolveu em 6 dias e sem dores de cabeça.Muito obrigada por tudo!”

A Andrea precisou receber um atendimento médico no exterior e teve que entrar em contato com a Allianz. Apesar do imprevisto, ela recebeu um bom atendimento:

“Meu marido passou mal na viagem. Entrei em contato com o seguro e o atendente Pablo nos orientou todo o tempo, desde a escolha do hospital conveniado (excelente, o top da cidade), até tirando dúvidas de todos os procedimentos necessários. Nos enviaram também formulário para preenchimento de despesas com remédios e fomos reembolsados na data correta, informada no email. O que achei ótimo também, foi que o mesmo atendente foi quem me orientou todo o tempo, não foi aquele sistema de ficar falando protocolo e repetindo nosso problema em cada ligação.”

Extravio e atraso de bagagem

Durante sua viagem para Berlim, Vanessa acionou o seguro viagem da Intermac Assistance após ter sofrido extravio de bagagem. No entanto, a experiência não foi agradável e ele teve alguns problemas com o reembolso, confira:

“No dia 15/03/19, ao chegar em Berlim, uma das malas não havia chegado junto comigo. Acionei o seguro e fiz as compras de primeira necessidade, já que minha apólice me garantia reembolso de até 500 dólares por atraso de bagagem.

Dia 1 de abril enviei toda a documentação solicitada, e no e-mail dizia que em até 30 dias eu seria reembolsada, caso minhas despesas fossem aprovadas. Passados 30 dias, não recebi nenhuma resposta, muito menos o dinheiro. Já liguei e mandei e-mail pedindo um posicionamento, mas ninguém soube me responder.

Claro que a gente compra um seguro para não usar, mas quando precisei, fiquei “na mão”. Muita falta de consideração com o consumidor.”

Por outro lado, o Luiz Fernando também enfrentou problemas com o extravio da bagagem, mas ao entrar em contato com a Allianz conseguiu solucionar a situação:

“Fui bem atendido tanto no tocante ao acompanhamento junto à cia. aérea do extravio da bagagem (a seguradora me avisou da chegada da bagagem antes da cia. aérea), quanto na indicação de local para atendimento médico para minha esposa – quando chegamos à clínica já estavam nos aguardando. Tudo correu muito bem!”

Como acionar o seguro viagem?

Acionar o seguro viagem é algo que ninguém deseja fazer, no entanto é preciso estar preparado para isso. Em casos de imprevistos, o recomendado é que os segurados entrem em contato imediatamente com a seguradora, informando o número da apólice e a situação.

Os canais de suporte possuem uma equipe capacitada para orientar os segurados, inclusive em português. Para facilitar o atendimento, muitas seguradoras disponibilizam aplicativos, telefones para contato e até WhatsApp com cobertura em vários países.

Portanto, caso aconteça algum problema durante sua estadia no exterior, não perca tempo e acione o seguro viagem o quanto antes. Outra dica importante é guardar todos os comprovantes de atendimento e despesas.

Esse procedimento ajuda a agilizar o reembolso de todos os custos, assim que você retornar ao Brasil.

 

Dicas para contratar o melhor seguro viagem

Ao pesquisar por um seguro viagem, é importante avaliar uma série de fatores que vão desde a reputação da seguradora até os limites da cobertura que ela oferece. Para ajudar, selecionamos abaixo algumas dicas para encontrar o melhor seguro viagem para você:

 

  • Avalie a reputação da seguradora: antes de contratar o seguro viagem, confira o perfil da seguradora em sites como o Reclame Aqui. Leia as avaliações de outros clientes que precisaram acionar o seguro e como os problemas foram solucionados;
  • Leia a apólice com atenção: a apólice do seguro viagem informa os tipos e valores das coberturas oferecidas. Além disso, também estipula as condições para reembolso e limites do seguro viagem;
  • Veja se o limite da cobertura é ideal para o seu país de destino: alguns países exigem a contratação de um seguro viagem com cobertura específica. Para a Europa, por exemplo, é exigido uma cobertura médica de no mínimo 30 mil euros;
  • Contrate os planos em sites comparadores: prefira contratar o seguro viagem em sites comparadores como Seguros Promo, por exemplo. Esse portal compara os preços dos planos de várias seguradoras e oferece um bom preço;
  • Escolha o seguro ideal para o seu perfil de viagem: alguns seguros viagens têm coberturas específicas para quem vai praticar esportes, idosos e gestantes. Se você precisa de um atendimento especial, opte por esse tipo de seguro.

Agora que você já sabe como acionar o seguro viagem, aproveite e confira um guia atualizado com os cinco melhores seguros viagem de 2020.

 

Autora: Andrea Côrtes

Esse conteúdo ajudou você? Está precisando comprar um livro?  Clique AQUI e vá direto para Livraria do Âmbito Jurídico!

Covid-19 e a aplicação das teorias da imprevisibilidade e…

Neibo Aparecido Ferraresi – Advogado, Pós-Graduado em Direito Processual Civil. ([email protected]) Resumo: O artigo aborda a discussão quanto à aplicação das teorias da imprevisão...
MariaEduarda
14 min read

A Competência Dos Juizados Especiais Cíveis Para Julgar Causas…

Luma Diniz Dos Santos Alves Rubens Alves da Silva Esse conteúdo ajudou você? Está precisando comprar um livro?  Clique AQUI e vá direto...
MariaEduarda
14 min read

Direito de Arrependimento: Análise Comparativa da Legislação Consumerista do…

Bruno Alves Lima – Acadêmico de Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), EMAIL: [email protected] Edilson Gonçalves Guimarães Júnior – Acadêmico de Direito pelo...
MariaEduarda
25 min read

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *