O ChatGPT é um programa de inteligência artificial criado pela empresa OpenAI. Desta maneira, vem crescendo e se tornando uma importante ferramenta quando o assunto é inteligência artificial, auxiliando diversas áreas da sociedade, como o Direito, por exemplo.
Então, os profissionais de Direito já têm no ChatGPT uma importante ferramenta para o dia a dia, embora ainda com ressalvadas. Afinal de contas, é uma inteligência artificial e que, ao menos por enquanto, não tem a capacidade de substituir o ser humano.
Contudo, podemos ter acesso a esses conteúdos produzidos pela ChatGPT e aproveitar de alguma forma. Inclusive, o portal DiarioSP vem fazendo diversas matérias sobre esse processo de implementação da Inteligência Artificial no dia a dia das pessoas.
ChatGPT e a atuação na área de Direito
No entanto, esse post é totalmente voltado a como o ChatGPT pode ser útil para o Direito. Neste caso, pode ser interessante utilizar esse recurso para buscar leis e algumas regras específicas.
Afinal de contas, o ChatGPT é como se fosse um mecanismo de busca da internet. No entanto, a diferença é que o Google, por exemplo, vem com diversos sites para entrar em ter as informações.
No caso do ChatGPT, ele compila todas as informações, em questão de segundos, e cria um novo conteúdo baseado naquelas informações. Desta maneira, é uma informação nova, inclusive sem plágio, que serve para auxiliar em algumas questões.
Naturalmente, por se tratar de uma Inteligência Artificial e conter erros, é sempre importante checar as informações. Desta maneira, vai minimizar as chances de cometer algum tipo de erro.
Mas, também não se deve usar sempre o ChatGPT para ter todas as informações. Até porque, por exemplo, um determinado processo, precisa de detalhes que, na inteligência artificial, nem sempre temos.
Evolução da Inteligência Artificial
O que acontece hoje é que a Inteligência Artificial é um recurso em franco desenvolvimento e um caminho praticamente sem volta. E, por ser uma tecnologia gratuita e fácil de se usar, acaba mesmo ‘caindo nas graças’ de muitos profissionais, até mesmo os de Direito.
Contudo, ainda é um produto limitado, com informações até 2021 e ainda sem capacidade de compilar dados mais recentes. Contudo, o ChatGPT vai também se transformando e se adaptado, com novos ajustes e novas capacidades.
Desta maneira, vai se tornar uma ferramenta ainda mais exata e será um importante aliado para os profissionais da área de Direito.
Inclusive, muitos estudantes, de outras áreas, já utilizar o ChatGPT para fazer pesquisar e obter alguns dados. No entanto, é um programa ainda que, como dito acima, precisa de ajustes.
Com o passar do tempo, poderá se tornar ainda mais importante para os advogados e demais profissionais da área de Direito. Inclusive, já é possível buscar antigos processos sobre Direito, utilizando o ChatGPT.
Mesmo que não seja 100% correto muitas vezes, é uma boa oportunidade para se usar como referência e garantir uma outra opção de pesquisa. Mas, o próprio mundo do Direito muitas vezes debate não só a eficácia como também a ética da Inteligência Artificial de um modo geral.
Contudo, também vale ressaltar que o ChatGPT da OpenAI não faz plágio de textos e tudo o que produz é original. Desse modo, é também um ponto positivo para esse setor do Direito.
Mas, tanto o Direito quanto as outras áreas de atuação ainda precisam evoluir na hora de usar a Inteligência Artificial. E, com esse começo, já poderá evoluir e começar a aperfeiçoar na hora de conseguir os melhores resultados durante um procedimento de pesquisa e produção de um determinado conteúdo. Afinal de contas, como dito antes, o ChatGPT veio para ficar e o Direito não pode deixar para trás essa tecnologia.