Congresso Internacional de Direito e Inteligência Artificial é realizado pela primeira vez no país

Conferencistas internacionais e renomados profissionais nacionais convidados vão discutir os rumos da profissão em relação aos impactos da IA e das novas tecnologias.

As transformações tecnológicas já chegaram no Direito e, os especialistas afirmam que o profissional que não se inteirar das mudanças, não souber trabalhar com elas, estará fadado a ficar pra trás no mercado de trabalho. Quem é o advogado do século XXI, como o Judiciário Brasileiro tem trabalhado com a IA e a digitalização e qual o panorama de consumo e concorrência atual e futuro serão discutidos no Primeiro Congresso Internacional sobre Direito e Inteligência Artificial, da SKEMA Business School Brasil, que vai ser realizado nos dias 02 e 03 de julho.

O congresso traz uma proposta inovadora para pessoas que buscam entender a transformação digital que está em desenvolvimento na área do Direito. Várias relações entre o mundo jurídico, a tecnologia representada pela inteligência artificial, o mercado de trabalho e as questões éticas relacionadas ao tema vão estar em discussão durante os quatro painéis do evento. Segundo a reitora da SKEMA Brasil, Geneviève Poulingue, “o judiciário e os escritórios de advocacia já tem utilizado a inteligência artificial, por isso os profissionais e os estudantes precisam se preparar para essa nova roupagem do direito”.

Importantes nomes do cenário tecnológico e jurídico nacionais e internacionais estarão presentes, como o português Manuel David Masseno, Professor Adjunto e Encarregado da Proteção de Dados do Instituto Politécnico de Beja, em Portugal; o argentino Antonio Marino, Professor emérito da Universidade de El Salvador (Argentina) e da Universidade de Pisa (Itália); o francês Thierry Warin, professor de Ciência de Dados na Cirano, em Montreal, no Canadá; e os brasileiros, Wilson Benevides, desembargador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Bráulio Gabriel Gusmão, juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça; Bruno Meyerhof Salama, professor visitante em UC Berkeley School of Law; José Eduardo Chaves, desembargador federal aposentado do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais; Guilherme Freitas, advogado e chefe do setor jurídico da construtora MRV, entre outros.

Um dos organizadores é o Doutor em Direito, Prof. Edgar Jacobs, coordenador da pós-graduação em Direito e IA da SKEMA Business School Brasil. “Hoje existem demandas diferentes, ligadas à tecnologia e internet, mas, é preciso ir além e saber usar as novas ferramentas de Inteligência Artificial que já estão disponíveis. E, por outro lado, é preciso entender como essas tecnologias impactam atividades do Judiciário e negócios, temas que nossos convidados internacionais do Congresso dominam”, revela Edgar.

O Congresso vai ser totalmente online e aberto para os interessados da área, estudantes e profissionais. Será oferecida a possibilidade de publicação de pesquisas de graduação e de pós-graduação, em formato de Resumo Expandido, em 4 Grupos de Trabalho:
GT 1 – Os Direitos Humanos na era Tecnológica
GT 2 – Inteligência Artificial e Tecnologias aplicadas ao Direito
GT 3 – Governança Sustentável
GT 4 – Formas Tecnológicas de Solução de Conflitos

As submissões dos trabalhos devem ser feitas no site do Conpedi, onde podem ser encontradas as informações, o edital e as inscrições para a apresentação. O valor das inscrições é de R$ 90 reais a inteira e R$ 45 reais a meia para estudantes.

SERVIÇO:

Congresso Internacional de Direito e Inteligência Artificial – Online

Data: 02 e 03 de julho de 2020.

Horário: 9h30 às 12h // 14h às 18h // 19h às 21h.

Inscrições: site Sympla .

PROGRAMAÇÃO DIA 02 DE JULHO DE 2020 (QUINTA-FEIRA):

PAINEL 1: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O DIREITO
Horário:  09h30 às 12h.
Mediador: Prof. Caio Augusto Souza Lara – SKEMA Business School.
Participantes:
Manuel David Masseno (POR) – Instituto Politécnico de Beja (Portugal).
Antonio Martino (ARG) – University of Salvador (Argentina) and Pisa (Italy).
Rômulo Soares Valentini (BRA) – TRT-MG/FPL-MG.

Intervalo: 12h às 14h.
Grupos de Trabalho: 14h às 18h.

PAINEL 2: O ADVOGADO DO SÉCULO XXI: CRIANDO STARTUPS, GERINDO ESCRITÓRIOS INOVADORES E ADVOGANDO COM ALGORITMOS
Horário: 19h às 21h.
Mediadora: Profa. Lorena Muniz e Castro Lage – SKEMA Business School.
Participantes:
Guilherme Freitas – Diretor Jurídico MRV Engenharia.
Patrícia Peck Pinheiro – Sócia Head de Direito Digital do escritório PG Advogados.
Gustavo Miranda – Andrade Miranda Advogados. Host do Podcast Direito 4.0.

PROGRAMAÇÃO DIA 03 DE JULHO DE 2020 (SEXTA-FEIRA):

PAINEL 1: CONSUMO, CONCORRÊNCIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Horário:  9h30 às 12h.
Mediador: Edgar Jacobs – Coordenador da Pós-Graduação de Direito e IA da SKEMA Business School.
Participantes:
Thierry Warin (FR) – Professor de Ciências de Dados para Negócios Internacionais e Pesquisador Principal do DataLab na CIRANO (Montreal).
Tiago Moura – CTO na Hop & IBM Champion Lifetime.
Ivo Gico Jr – Professor do mestrado e doutorado do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
Bruno Meyerhof Salama – Professor Visitante em UC Berkeley School of Law – Professor FGV.

Intervalo: 12h às 14h.
Grupos de Trabalho: 14h às 18h.

PAINEL 2: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O ESTADO DA ARTE NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO
Horário:  19h às 21h.
Mediador: Prof. Pepe Chaves – SKEMA Business School.
Participantes:
Bráulio Gabriel Gusmão – Juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça e coordenador do Laboratório de Inovação e do Centro de IA do PJ e no CNJ.
Wilson Benevides – Desembargador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais

SOBRE A SKEMA

A SKEMA Business School é uma escola de negócios com unidades na França, Estados Unidos, China, Brasil e África do Sul. Seu modelo de educação é voltado para uma economia globalizada, para o mundo digital e uma sociedade sustentável e humanista. No Brasil oferece cursos de mestrado nas áreas de Negócios, Finanças, Projetos e Marketing Internacional, além dos cursos de Graduação em Administração com ênfase em Gestão em Negócios Globais e a Pós-graduação em Direito e Inteligência Artificial.

logo Âmbito Jurídico