Será exibido um vídeo sobre o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), nos telões do Maracanã, durante a partida entre Flamengo e Santos, no dia 25/10.
Durante jogo de futebol entre Flamengo e Santos, nesta terça-feira, 25 de outubro, válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, será exibido um vídeo, nos telões do Maracanã, com um vídeo sobre o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid) com imagens ilustrativas que remetem a casos de crianças desaparecidas.
Por ano, cerca de 22 mil crianças e adolescentes são declarados desaparecidos no Brasil. Esta é a segunda ação da parceria firmada entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Flamengo para colaborar com a identificação dos desaparecidos. Na última partida da equipe carioca contra o Atlético Mineiro, também no Maracanã, foram divulgadas informações com a mesma temática.
Informações sobre desaparecidos no Brasil
O Sinalid é uma rede de órgãos públicos apoiada pelo CNMP para encontrar pessoas. O sistema está consolidado como o maior instrumento público de enfrentamento do desaparecimento de pessoas e situações correlatas no país.
Para exemplificar o uso do sistema, o Sinalid já colaborou com a localização de pessoas em três das maiores tragédias humanas nacionais: enchentes da região serrana do Rio de Janeiro; rompimento da barragem de rejeitos do Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais; e a pandemia de Covid-19.
Na página do Sinalid, no portal do CNMP, os cidadãos encontram notícias e atos normativos relacionados ao sistema e podem ver quais estados já implementaram os programas de localização de pessoas desaparecidas. Também é possível ter acesso a um painel interativo que compila estatísticas de caráter geral disponibilizadas por unidade do Ministério Público Estadual.