Não é uma tarefa fácil ser um operador do Direito. Para celebrar a data, a advogada Dra. Lorrana Gomes conta dicas valiosas para quem deseja investir na profissão.
Comemorado anualmente em 11 de agosto, o Dia do Advogado é uma data criada para homenagear os profissionais do Direito. Segundo o dicionário, essa é a O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, e quando existe uma situação fora dessas normas, entra o trabalho do advogado, que é o de orientar e representar seus clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.
Conforme lembra a advogada Dra. Lorrana Gomes, a data foi escolhida para homenagear a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. “Ambos os cursos foram criados por D. Pedro I, em 1827. Além disso, curiosamente em algumas regiões do país, os profissionais também comemoram o dia 19 de maio, Dia de São Ivo, padroeiro dos advogados”.
Para celebrar a data, Dra. Lorrana destaca os principais desafios que os advogados enfrentam, “ou ainda vão passar por eles ainda durante a carreira”, destaca:
1- Começar os trabalhos
Assim como toda categoria profissional, não é fácil dar o primeiro passo. Dra. Lorrana Gomes revela que “de início é preciso decidir qual carreira seguir (se advocacia pública, em escritório ou corporativa). Infelizmente é muito comum que jovens profissionais sofram preconceito por terem acabado de se formar, e muitos até questionam seus conhecimentos. No entanto, como estão recém-saídos da academia, tenho certeza de que eles estão por dentro de muitas legislações e súmulas que entraram em vigor recentemente e muita gente ainda nem conhece”, destaca.
2- Encontrar uma boa vaga no mercado de trabalho
Para isso acontecer, busque experiência naquela área que te agrada dentro da advocacia. Não é fácil, é algo que requer paciência e muito estudo”, define.
3- Concorrência existe, se sobressaia.
Existem muitos advogados no Brasil, e esse número só aumenta. “Então, se reinventem, estudem, e mostre que você pode ter um diferencial que irá destacar seu nome em meio à multidão”, revela Dra. Lorrana.
4- Morosidade da Justiça
Não é novidade para ninguém que a justiça é conhecida pela demora em julgar alguns processos. Só que os tribunais estão investindo na informatização e isso está revertendo esta imagem tão consagrada. Ainda assim há muitos processos tramitando por aí, então saiba lidar com isso e saiba explicar isso ao seu cliente”, observa a advogada.
5- Advogar e empreender
Não costuma existir um curso de gestão na faculdade, mas o caminho de hoje em várias categorias passa pelo empreendedorismo. Então saiba que aí vão aparecer algumas dificuldades, pois advogar e empreender são funções que nada tem a ver uma com a outra, e é preciso muito jogo de cintura e conhecimento para ter sucesso nessa jornada”.
6- Tenha persistência
Se dedique, acredite e invista. Todo mundo passa por dificuldades, mas você pode conseguir se sobressair e se destacar em sua carreira”, pondera.
Como pode-se ver, advogar é algo que traz vários benefícios para a sociedade, por isso, Dra. Lorrana conclui: “É um desafio constante, mas é algo valioso e tenha a certeza de que é uma profissão honrada que merece todas as homenagens”.