Eventos corporativos: conheça as vantagens para empresas e profissionais

Número de realizações aumentou 36% no primeiro trimestre.

Grandes saguões com palestras, workshops e profissionais vestidos para trabalho formal. Essa é uma das inúmeras formas de descrever os eventos corporativos que estão nas agendas de muitas organizações até o final do ano.

 

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Segundo dados do levantamento feito pela plataforma Sympla, no primeiro trimestre deste ano, foi observado o crescimento de 36% na realização de eventos corporativos no país, em comparação com o mesmo período de 2022. 

 

O estudo destacou que a indústria de eventos e turismo é responsável por 12,93% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, representando um alto impacto na geração de empregos e renda. 

 

A movimentação dos eventos corporativos pode ser compreendida pelos benefícios que os encontros podem proporcionar para organizações e profissionais. No primeiro caso, representam a possibilidade de aumentar a visibilidade da marca, conquistar novos clientes e criar uma conexão mais profunda com pessoas que atuam no setor. 

 

No segundo, é a oportunidade de trocar experiências com outros profissionais, atualizar os conhecimentos sobre a área de atuação, ampliar a rede de relacionamentos e, também, visitar novos lugares durante viagens.

Turismo de negócios movimenta bilhões 

 

Há diferentes tipos de eventos corporativos. Independente do porte, setor e especificidades das organizações, o turismo de negócios é responsável por movimentar a economia.É possível encontrar eventos com finalidades distintas, para públicos variados e, até mesmo, com dress code específico que exija, por exemplo, que os homens usem ternos sociais masculinos e as mulheres, vestidos formais. 

 

Segundo a classificação da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), aqueles com mais de 700 participantes são considerados de grande porte. Quando o público é superior a 5 mil visitantes, o status é de megaevento.

 

De acordo com os dados da Ubrafe, só na cidade de São Paulo estão previstos mais de 700 eventos corporativos de grande porte neste segundo semestre, o que deve atrair cerca de cinco milhões de visitantes e movimentar, pelo menos, R$ 7 bilhões. Para 2024, a expectativa é estender os bons resultados para outras regiões do país. 

 

Visibilidade está entre as principais vantagens para as marcas

A visibilidade é o maior benefício, seja para as empresas que organizam e as que participam de um evento corporativo. Nesses espaços, as instituições expõem produtos e serviços que podem ajudar a entender mais sobre as tendências do mercado e contribuir para novas iniciativas. 

 

Para os expositores, os eventos criam o ambiente propício para conquistar novos clientes. 

Muitas pessoas comparecem aos eventos corporativos em busca de novos fornecedores e parcerias para os negócios. 

 

Durante os eventos, há a possibilidade de interagir, apresentar cases e entender as dores do mercado, o que também favorece na criação de uma conexão mais profunda com o público. 

 

Para profissionais, networking pode render bons frutos

 

Os benefícios dos eventos corporativos não se restringem apenas às empresas. Os profissionais que representam a organização também podem colher frutos. A possibilidade de conhecer mais sobre o setor e trocar experiências com quem atua na área estão entre as principais vantagens.

 

Durante os eventos corporativos, é possível passear pelos estandes, conversar com outros profissionais, assistir palestras e participar de workshops. Nesse processo, há o ganho de networking, termo usado no mundo corporativo para referir-se ao desenvolvimento de relacionamentos profissionais. Os contatos podem abrir portas para novas parcerias.

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Além disso, no caso de eventos corporativos feitos em outros estados e países, os profissionais podem reservar um tempo de lazer para conhecer os lugares. Nesse caso, é necessário fazer uma pesquisa prévia para definir quais passeios serão realizados. Também é importante verificar se há necessidade de incluir peças de roupa de praia masculina ou feminina, trajes esportivos ou outro tipo específico de vestuário. 

 

A prática de estender as viagens de trabalho com dias de lazer é conhecida como turismo bleisure. Há pesquisas que a consideram benéfica para o bem-estar e a saúde mental dos trabalhadores. Segundo o estudo Global Travel Market Research Company, 61% dos entrevistados disseram que aproveitar as viagens de trabalho para passear os deixam mais produtivos, motivados e criativos.

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