De que forma fazer o alinhamento de um carro

unnamed fileO alinhamento correto de um Volkswagen Jetta seminovo como de qualquer outro veículo, é fundamental para poder manter a eficiência do sistema de direção do carro e, desse modo, prolongar também a vida dos pneus. Todo cuidado é pouco para que o seu veículo funcione com a máxima eficiência e cuidando sempre da durabilidade de todos os equipamentos e acessórios.

Se os pneus do seu Volkswagen Jetta seminovo, por exemplo, começam a ficar desgastados de uma forma desigual, irregular, ou muito rapidamente, -algo incomum- ou se a direção puxa para um lado ou vibra demais enquanto o carro roda, os pneus com certeza não estão alinhados.

Se a coluna de direção não está direita é outro indicio da falta de alinhamento dos pneus. É bom então tomar as devidas providencias com o seu Jetta Volkswagen ou com qualquer veículo que você esteja dirigindo.

Existem algumas ações que permitirão que você possa diagnosticar os problemas de alinhamento mais comuns no seu carro para desse modo poder corrigir aqueles mais frequentes.

Medições importantes

  1. Checar a pressão de ar dos pneus.

Os pneus do Volkswagen Jetta r-line ou do veículo que você possua, devem ter a pressão apropriada e uniforme antes de iniciar este procedimento. Se não tiverem a pressão correta, então podem ser o motivo dos problemas de eficiência e desempenho. É por essa causa que devem ser verificados em primeiro lugar. Talvez você tenha que fazer somente isso! Além do mais, os pneus com a pressão certa ajudarão a obter leituras precisas nas medições que serão feitas depois.

 

  1. Checar as especificações.

Procure saber, lendo o manual do seu veículo, que pode ser um Volkswagen Jetta gli, quais são os parâmetros de alinhamento adequados. No manual estarão indicados os valores corretos dos ângulos de convergência e divergência dos pneus, bem como o ângulo de inclinação vertical do eixo de direção.

Verificar a suspensão dianteira

Uma suspensão com partes desgastadas ou soltas, podem causar problemas. E ter problemas na suspensão, bem como a pressão errada dos pneus, podem causar erros nas medições. Por isso é muito importante consertar esses problemas antes de continuar com o alinhamento.

  • Estacione o Volkswagen Jetta comfortline, por exemplo, em uma área plana. Eleve a parte da frente com um macaco e apoie o veículo sob suportes fixos. O volante deve estar desbloqueado.
  • Agite cada pneu vertical e horizontalmente. Não sentindo muito movimento, é um bom sinal do estado da suspensão. Se tem muito movimento, esse poderia ser o motivo do problema.
  • Se a suspensão estiver solta, você deverá trocar a parte desgastada, que geralmente são as rótulas, buchas, caixa de velocidades, pastilhas de freio.

Testando o veículo

  1. Empurre o carro para a frente por uns 3 metros, tendo o volante destravado para, desse modo, ter certeza que a direção esteja direita.

 

  1. Peça ajuda a outra pessoa para, com uma corda ou com um cabo, medir a distância entre as linhas da frente dos pneus. Faça novamente esse processo para poder medir as linhas traseiras de cada pneu.

 

Se a distância entre as linhas da frente é menor que a distância entre as linhas traseiras, os pneus serão convergentes. Se acontecer exatamente o contrário, então os pneus serão divergentes. Se as linhas são exatamente iguais, o carro terá convergência e divergência ‘zero’.

A necessidade de levar o seu carro para uma oficina mecânica

Se bem alguns testes podem ser feitos em casa e resolvidos por você mesmo na hora de descobrir qual é o problema, há situações nas quais é necessário poder contar com determinados elementos que ajudem no trabalho de alinhamento do veículo.

Nem sempre você tem em casa esses elementos e, por esse motivo, é necessário levar o seu carro para uma oficina mecânica, onde certamente contarão com tudo o que é necessário para fazer o alinhamento correspondente, deixando o seu veículo em perfeitas condições.

Afinal de contas, um carro com o alinhamento correto, funcionará com eficiência e total segurança!

 

logo Âmbito Jurídico