Uma interface em parceria com cartórios de notas para que documentos notariais (ou seja, que precisam ser lavrados e certificados por um funcionário do cartório) possam ser feitos 100% online acaba de ser lançada no mercado nacional. O serviço estará disponível para os assinantes premium da Rocket Lawyer, empresa de assistência jurídica online.
A interface, chamada de RocketNotarize, foi pensada para preparar documentos públicos como Procurações Públicas e Declarações Públicas de União Estável, com o propósito de trazer mais agilidade, desburocratizando os serviços.
“Essa novidade incorpora ainda mais a ideia de ser o serviço completo para jurídico e legal no Brasil, reforçando o nosso propósito de democratizar o acesso ao jurídico descomplicado”, afirma Michel Cury, CEO da operação brasileira.
Como funcionará a plataforma na prática?
A RocketNotarize é uma solução de ponta a ponta para que o usuário possa adquirir documentos de cartório sem precisar sair de casa.
Para isso, basta o usuário selecionar o documento desejado, por exemplo, uma Procuração Pública, responder as perguntas para preenchimento do documento e pronto! O documento finalizado será automaticamente enviado para um cartório de notas parceiro!
Assim que receber o documento pela interface, o cartório responsável irá contatar o usuário para dar continuidade ao processo. Basicamente, o cartório irá marcar uma videoconferência na qual será feita a leitura do documento e este será enviado para assinatura digital!
O documento é lavrado pelo tabelião de notas e enviado para o usuário por email.
Lavrar o documento significa dizer que o tabelião de notas certificou que o conteúdo contido nele é verdadeiro e válido de acordo com a lei, atestando a sua autenticidade e dando-lhe validade legal.
Sobre a Rocket Lawyer
Fundada no Vale do Silício, em 2008, pelo advogado Charley Moore, a plataforma quer desburocratizar e baratear contratos, documentos legais e assinatura digital para MEIs, PMEs e pessoas físicas. A companhia presta serviços legais no mundo digital, como aconselhamento jurídico e assinatura digital de documentos. Ela oferece os modelos de forma gratuita durante os primeiros 7 dias, e aos assinantes, que pagam R$ 79,90 por mês, o esclarecimento de dúvidas com especialistas. O propósito é democratizar o acesso à Justiça oferecendo formas para que isso aconteça.