5 cuidados para tomar com seu cartão de crédito na internet

0

O cartão de crédito é uma ferramenta útil para todo consumidor hoje em dia. Aqui no Brasil, ele é o meio de pagamento mais utilizado, devido à sua maior praticidade e segurança, se comparado ao dinheiro físico, por exemplo. Mas ter um cartão de crédito também envolve perigos, que vão além de não conseguir pagar a fatura. Neste artigo, nós vamos tratar de todos os perigos relacionados ao uso de cartão na internet e daremos dicas preciosas para não cair em golpes.

5 cuidados para evitar cair em golpes com o seu cartão

Para evitar cair em golpes ao fazer compras e transações com o cartão de crédito na internet, basta tomar alguns cuidados simples, que nós explicamos a seguir.

1.     Pesquise pela reputação da empresa

Saber qual a reputação da empresa com a qual você pretende fazer negó

cio é muito importante.

Antes de realizar uma compra pela internet com o seu cartão, faça uma pesquisa rápida sobre o e-commerce, dando atenção a informações como: a empresa é bastante conhecida? Há quantos anos ela atua no mercado? Como os seus clientes a avaliam?

Uma boa referência nesse caso são os sites de reclamações, como o Reclame Aqui, e os órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon. Fuja de empresas desconhecidas, com poucas referências ou referências ruins.

2.     Confira os certificados de segurança

Os certificados de segurança demonstram que os softwares usados pela empresa são seguros e que você não estará correndo o risco de ter seus dados vazados ou sua conta invadida. Eles normalmente aparecem ao lado do endereço da página.

Verifique também se, no momento de realizar o pagamento, o endereço da página muda de “http” para “https”. Esse “s” ao final indica que os dados fornecidos serão criptografados, o que dá mais segurança à transação.

3.     Proteja a sua senha

A senha do seu cartão pode ser comparada à chave da sua casa. Você não pode esquecer ela por aí ou dar para qualquer um, não é mesmo? Com a senha do seu cartão o seu cuidado deve ser dobrado. O ideal é que apenas você a conheça.

Os sites confiáveis não solicitam senhas, portanto desconfie daqueles que fizeram tal pedido.

4.     Antivírus é essencial

O antivírus é uma ferramenta muito importante para proteger os seus dispositivos eletrônicos. E não apenas computadores, mas também os smartphones necessitam dele.

Embora haja antivírus gratuitos que ofereçam uma boa proteção, os pagos são mais completos, bloqueando ameaças mais recentes e sofisticadas. Desse modo, você evita, por exemplo, que um hacker invada seu computador e roube os dados do seu cartão.

5.     Monitore o extrato

Verificar regularmente o extrato do seu cartão é uma boa forma de detectar movimentações estranhas tão logo elas ocorram. E caso perceba uma movimentação estranha, informe imediatamente o seu banco.

Mecanismos de segurança das bandeiras de cartão

A Mastercard e a Visa, principais bandeiras de cartão no mercado, oferecem mecanismos adicionais de proteção do cartão de crédito.

A Mastercard disponibiliza o SecureCode, um código ao qual apenas o cliente tem acesso e que deve ser informado antes de finalizar uma compra.

A Visa, por seu lado, oferece o Verified by Visa. Nesse caso, uma mensagem é enviada para o celular do cliente, informando sobre a transação que está sendo realizada e um código de acesso.

Muitas instituições financeiras que administram cartões também oferecem ferramentas de verificação, com um funcionamento semelhante. Esse é um fator a ser considerado no momento da aquisição do cartão de crédito, pois se trata de um recurso muito eficiente para evitar transações não autorizadas.

Cartões digitais: mais segurança

Uma boa opção para quem deseja fazer compras na internet de forma segura é o cartão digital, também chamado de cartão virtual. Como o nome indica, esse cartão existe apenas digitalmente, tanto para a função débito, como para a função crédito.

Ele pode ser usado nas compras online da mesma forma que um cartão físico, em que o cliente deve informar o código de segurança. Além desse código, o cartão virtual também apresenta número de identificação e senha.

Você pode solicitar o cartão digital no aplicativo do seu banco, de forma rápida e sem burocracia. E a falta de burocracia também ajuda muito quando ocorre algo inesperado com o seu cartão, como uma fraude ou golpe. Isso porque basta o cliente entrar no app e solicitar que o antigo cartão virtual seja cancelado e um novo seja gerado, tudo em pouquíssimo tempo.

Considerações finais

Os consumidores realizam cada vez mais compras online e, por isso, necessitam usar cada vez mais os seus cartões de crédito na internet. É preciso estar atento às diversas ameaças que existem no meio virtual e tomar medidas de prevenção, como as que explicamos aqui.

E ainda temos uma dica extra: o Juros Baixos apresenta um catálogo completo de cartões de crédito, com as opções mais seguras e vantajosas do mercado. Nele você poderá encontrar o cartão de crédito que mais se adequa às suas necessidades financeiras e de segurança.

Além disso, o Juros Baixos oferece os mais diversos conteúdos de educação financeira, planejamento financeiro e comparação de crédito. Aproveite e conheça nosso site!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.