A habilidade de gerar pertencimento

0

“Uma organização é como uma canção; não é formada por sons individuais, mas pelas relações entre eles”. Peter Drucker

O pertencimento é a conexão que você gera quando leva as pessoas a participarem de um todo. A habilidade de gerar pertencimento tem forte significado na mão de grandes influenciadores, eles sabem que ao criarem as conexões entre as pessoas e suas potencialidades estão construindo um campo de influência maior para levar todos em direção aos objetivos comuns.

A harmonia criada pelas habilidades, competências e potencialidades de cada pessoa que compõe um time eleva a sua capacidade de entregar resultados. O talento individual ajuda a vencer pequenas batalhas, mas só o trabalho em time leva ao resultado em grandes estratégias.

Você pode e deve aprender a gerar senso de pertencimento nas pessoas, para isto precisa abster-se de desejos individuais e gerar um propósito comum para todos. Parece uma tarefa difícil, mas de fato não é.  Mas, de qualquer forma, é um trabalho duro, com foco nas pessoas, e com desejo de inspirá-las a ir além, a saberem que podem mais se estiverem em conexão uns com os outros formando times com performances espetaculares.

No mundo prático tenha estas ações no seu dia a dia:

1 – Escute o que as pessoas têm a dizer antes de tomar uma decisão;

2 – Entenda o que motiva as pessoas intrinsecamente, e se importe com isto;

3 – Crie conexões entre as pessoas ao facilitar que elas entendam como podem se complementar.

Para saber mais: Conte com o DUX, assistente de desenvolvimento para seguir em frente, realize a primeira etapa gratuita e construa sua missão de desenvolvimento. Siga o Canal Dux no Telegram e receba insights perfeitos para serem colocados em prática, além de dicas personalizadas todo mês.

Celso Braga – Sócio-diretor do Grupo Bridge, empresa especializada em desenvolvimento humano há mais de 25 anos. Celso também é Psicólogo e Mestre em Educação, pós-graduado em Psicodrama Sócio Educacional pela ABPS, Professor supervisor pela FEBRAP. Acumula experiência de mais de 25 anos em desenvolvimento humano e projetos de conexões educacionais e inovação. É autor de mais de 10 livros, entre eles ‘A Jornada Ôntica’ (2013), ‘O Hólon da Liderança’ (2015), ‘Inovação: diálogos sobre a prática’ (2016), ‘Inovação: diálogos sobre colaboração produtiva’ (2017), A Magia dos Sentimentos: 27 emoções para transformar sua vida       e em 2019 lançou os livros em versão digital; Lifelong Learning – Aprender para a Vida e Empowerment, uma liderança que inspira. Celso Braga é coautor do livro ‘Educação para Excelência’ (2010).

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais