A importância do feedback do seu cliente

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A importância do feedback do seu cliente

Você já parou para analisar qual é o tamanho da receptividade da sua empresa em relação ao feedback realizado por um cliente?

Quando um empresário decide abrir o seu negócio próprio, certamente ele supera vários desafios, e desenvolve uma série de recursos e práticas que serão aplicadas dentro do estabelecimento.

Todas elas devem visar tanto o oferecimento de um atendimento atencioso, quanto de entregar um produto ou serviço de qualidade, que atenda à necessidade do cliente ao mesmo tempo em que cativa a preferência e a satisfação dele. 

Sendo assim, deve-se montar toda uma estrutura e um treinamento para que a sua equipe de vendas esteja habilitada para falar de compressor de ar industrial, por exemplo, para que os resultados possam ser positivos.

Mas nem sempre tudo é perfeito, e principalmente no início de um novo empreendimento, onde erros são comuns e podem ocorrer a qualquer momento. 

Nesse tipo de situação, é muito comum que os clientes façam reclamações ou sugestões do que poderia ser adotado nos seus processos para torná-los mais eficientes e, assim, suprir uma demanda que ficou deficiente. 

Esses são os feedbacks: análises sobre o seu negócio, que podem servir de base para aplicar as adaptações relevantes e para implementar novos procedimentos ou melhorias que permitam um trabalho cada vez melhor. 

Se você reconhece que os comentários dos seus clientes podem ser valiosos para a sua empresa e quer entender mais sobre a importância desses feedbacks, siga na leitura deste conteúdo e saiba como acolhê-los da melhor maneira possível. 

O que é o feedback?

Feedback é uma ferramenta que ganhou o seu espaço dentro da cultura corporativa. Afinal, ele pode ser um recurso importante do processo de integração entre a empresa e o cliente, assim como entre os gestores e funcionários. 

O feedback não se trata apenas dar uma opinião positiva a respeito de uma válvula redutora de pressão, podendo ser utilizado de diferentes maneiras dentro de um estabelecimento. 

Esses comentários podem ter diversos objetivos, tais como:

  • Mostrar uma insatisfação;
  • Apresentar sugestões de melhorias;
  • Fazer um elogio;
  • Levar dados importantes sobre um assunto;
  • Entre outros pontos. 

O feedback pode ser aplicado para que um cliente mostre a sua insatisfação com a compra de um produto ou com uma abordagem feita por um vendedor. 

Do mesmo modo, ele pode contar com sugestões, e pode ser bastante eficaz se for baseado em experiências anteriores.

Assim, caso um cliente já tenha tido contato com outras empresas de manutenção industrial e encontrou falhas em sua atuação, ele pode mencioná-las como exemplos para sugerir melhorias nos processos de outro estabelecimento. 

Os feedbacks não devem ser apenas negativos. Eles podem apresentar elogios acerca do trabalho prestado ou de um produto bem confeccionado, que conquistará a atenção e a preferência do comprador. 

Por fim, uma análise realizada por um cliente também pode mostrar dados importantes sobre os serviços prestados, tais como o número de pessoas que aprovaram uma manutenção ou qual foi o tempo de durabilidade de um item, etc.

É válido ressaltar que um bom feedback deve ser sempre feito da forma correta, para que ele possa ser ouvido e colocado em prática pela outra parte. Não à toa, os gestores de uma empresa sabem da importância dessa ferramenta para lidar com os colaboradores do local.

O mesmo ocorre na relação entre cliente e vendedor. Feedbacks bem aplicados devem ser sempre colhidos e levados em consideração, para que a experiência do consumidor com a marca seja aprimorada constantemente.  

A importância do feedback

Quando um cliente pretende buscar um prestador de serviços para o seu estabelecimento, tais como as empresas de injeção plastica SP, é muito comum que ele peça indicações para amigos ou mesmo que consulte a reputação de uma marca na internet. 

Muitas vezes, as análises coletadas influenciam diretamente na aquisição de um produto, o que mostra que os feedbacks podem ser essenciais para que o trabalho realizado por uma empresa possa ser constantemente aperfeiçoado.

Nesse sentido, cada comentário feito pelos seus clientes pode ser de grande importância para que o seu negócio cresça e se desenvolva de modo cada vez mais assertivo e satisfatório. 

Isso é fundamental principalmente ao se levar em consideração que os clientes são parte importante de qualquer negócio, e por isso ser receptivo ao que eles querem dizer pode fazer toda a diferença na fidelização do seu público. 

As vantagens de ouvir os feedbacks dos seus clientes

Quando um empresário decide abrir um negócio de caldeiraria industrial ele o faz pois identifica que várias pessoas podem precisar desse tipo de serviço, encontrando uma forma de atender às necessidades desse público e de oferecer um bom trabalho. 

É nesse sentido que o feedback vindo de um cliente pode ser essencial para que a empresa possa crescer e atingir os seus objetivos. Além disso, ele traz uma série de vantagens, conforme veremos a seguir. 

01. Identificar as características do seu grupo

Como não poderia deixar de ser, qualquer estabelecimento que atue no mercado está sempre em busca de oferecer o que o público precisa. 

Mas para saber exatamente o que ele procura, é indispensável conhecer as características dessas pessoas, podendo assim elaborar serviços e produtos cada vez mais assertivos. 

Nesse sentido, o feedback pode ser uma ferramenta indispensável para que você saiba em quais linhas deve atuar para atender aos clientes. 

Assim, se você trabalha com a instalação de elevador monta carga, e percebe que existe uma demanda também para modelos automotivo, coletar feedbacks pode ser uma maneira de colher subsídios para implementar essa nova frente na sua empresa. 

02. Aperfeiçoar o atendimento

Os feedbacks também podem ser benéficos para que você aperfeiçoe o atendimento no seu estabelecimento. 

Pode ocorrer de um cliente se manifestar positivamente com o modelo de compressor de ar pequeno adquirido, mas talvez o prazo de entrega oferecido pelo seu negócio tenha sido maior do que o esperado por ele. 

Dessa forma, ouvir o que o comprador tem a dizer sobre cada etapa percorrida no processo de compra pode oferecer todas as informações que precisam ser colhidas, para aperfeiçoar o seu atendimento. 

03. Passar uma imagem positiva para o seu público

Uma empresa que se preocupa com o seu público e faz questão de conhecer a opinião dele certamente se destaca, e ganhará a preferência dos clientes no nicho em que atua. 

Saber ouvir as queixas e os elogios apresentados pelos consumidores da sua marca é um forte indicativo de que o estabelecimento se preocupa com os compradores e busca as melhores soluções para atendê-los integralmente. 

Sendo assim, é fundamental dar ouvidos ao que o público quer dizer e absorver as críticas, negativas e positivas, de maneira a adaptá-las e garantir que elas sejam aplicadas para otimizar o seu trabalho. 

04. Acompanhar o mercado

Toda empresa possui concorrentes, de diferentes portes, atuando ao mesmo tempo e oferecendo soluções competitivas para o mesmo público. 

Nesse sentido, quando um estabelecimento especializado em sistema de detecção e alarme de incêndio está atento aos seus clientes, buscando entender o que eles querem em termos de produtos, por exemplo, o negócio ganha destaque dentro do seu nicho. 

Por isso, os feedbacks se tornam essenciais para que um estabelecimento acompanhe o seu mercado e conheça as principais tendências para o segmento, permitindo que a atuação da empresa possa ser cada vez mais completa e inovadora. 

Dicas para tornar os feedbacks mais produtivos

Dar ou receber feedbacks pode ser uma questão importante para qualquer empresa, de modo que saber como torná-los mais produtivos é essencial. 

Em uma relação de gestores e colaboradores, é essencial que os feedbacks realizados sejam sempre em particular, quando eles forem direcionados para uma pessoa, assim como coletivo, caso ele sirva para a equipe toda. 

Em paralelo, é essencial que o administrador do negócio esteja pronto para receber sugestões também por parte do time, para que todo o cenário seja entendido e possa ser melhorado para o bem da empresa. 

Na relação entre a marca e o cliente, os feedbacks devem ser sempre ouvidos com atenção, precisando às vezes que a própria empresa estimule os seus compradores a oferecer opiniões sobre a experiência que eles tiveram com o estabelecimento. 

Para isso, é essencial criar pesquisas e formulários, e enviá-los por e-mail para os seus clientes, além de disponibilizar fichas no endereço físico, para que os clientes possam participar e oferecer os seus comentários de modo confortável. 

Também é possível utilizar as redes sociais para entender o que os seus consumidores têm a dizer sobre o seu trabalho, seja em uma enquete ou em uma postagem pública. 

Todos esses elementos podem ser determinantes para que as pessoas se sintam inclinadas a dar os feedbacks que elas possuem em relação ao seu negócio, oferecendo assim opiniões valiosas para que você possa aperfeiçoar o seu negócio. 

Nesse cenário, é possível perceber a importância do feedback do seu cliente, de modo que saber ouví-los e dar a devida atenção para eles pode ser determinante para o sucesso da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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