A Propriedade Industrial

0

Valdomiro Soares
Presidente do Grupo Marpa – Marcas, Patentes, Inovações e Gestão Tributária

[email protected]

Neste Dia da Propriedade Industrial devemos refletir o importante papel deste segmento para a sociedade. É através deste setor que todas as empresas registram suas marcas, patentes e inovações e, com isso, protege seu patrimônio contra a pirataria inflando a economia dos países.

A cada ano o INPI escolhe um tema dentro do segmento para abordar, em 2020 o assunto escolhido foi: Inovar para um futuro verde. A campanha põe a inovação e os direitos de Propriedade Industrial – PI que a apoiam no centro dos esforços para criar um futuro verde, já que as decisões de hoje moldarão o futuro da Terra.

E Segundo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI, a campanha celebra também os inventores que, dentre outros, buscam alternativas mais limpas às tecnologias baseadas em combustíveis fósseis e sistemas mais sustentáveis de gestão de recursos naturais e alimentos, utilizando o sistema de PI para apoiar o seu trabalho e a utilização de suas invenções e criação de marcas pela sociedade.

Este é um tema muito oportuno de ser tratado atualmente, pois engloba o futuro e rumo dos países: a sustentabilidade. E está dentro da premissa do programa Patentes Verdes, criado pelo INPI.

Após a COVID-19, o mundo estará diferente, mas principalmente precisará do segmento de PI funcionando perfeitamente e de forma ágil, pois o registro de novas marcas e patentes alavancará de forma rápida e eficiente a economia. Enquanto a crise mundial não passa, é imprescindível para as empresas uma assessoria assertiva para alinhar os próximos passos e não ter prejuízos.

Um exemplo da importância deste setor são os seus números, pois apenas no ano de 2017 foram feitos mais de 12,39 milhões de pedidos de registros de marcas, enquanto o pedido de patentes ficou em 3,17 milhões e os pedidos de desenho industrial em 1,24 milhões. Todos esses pedidos fazem a economia girar entre os países, ou seja, fundamentais para o crescimento dos mesmos.

Por isso, neste dia especial, pedimos a reflexão da sociedade sobre a importância deste setor para a economia e a valorização dos profissionais envolvidos.

Valdomiro Soares
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais