Coronavírus: saiba como a higiene bucal pode evitar a contaminação

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Que nós devemos manter a nossa higiene bucal em dia todos já sabem, certo? Afinal de contas, a boca é responsável por funções que repercutem na saúde de todo o nosso corpo. 

Além disso, ela é uma parte do nosso corpo que tem contato direto com o meio ambiente, o que significa que é uma porta aberta para vários microrganismos e bactérias que podem prejudicar a nossa saúde.

No entanto, com o novo Covid-19 e com o atual momento que estamos vivendo, os cuidados devem ser redobrados.

Se você quer ficar por dentro das melhores dicas de cuidados para proteger você e sua família, continue lendo este conteúdo!

A epidemia

Devido ao número progressivo de casos de coronavírus divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), diversos especialistas da área da saúde começaram a compartilhar instruções de como as pessoas podem se cuidar para não contrair, nem transmitir o vírus.

Evitar aglomerações, contato físico, lavar bem as mãos e passar álcool 70. Isso todo mundo já está cansado de ouvir, mas e como cuidar da higiene bucal? 

A questão é: caso a higiene bucal não seja feita da forma certa, acontece um crescimento de microrganismos na região da boca que circulam pelo corpo e resultam em uma baixa imunidade. 

A baixa imunidade faz com que o corpo fique fraco e mais propenso a não combater qualquer tipo de bactéria ou agentes infecciosos.

Para se certificar de que isso não vai acontecer, e, além disso, ter o acompanhamento de um profissional não só nessa época do ano, o adequado é investir no melhor plano odontológico para garantir um atendimento de qualidade.

Para te ajudar a ficar ainda mais atento e passar por tudo isso de uma forma mais tranquila, separamos algumas dicas para você!

Não coloque a mão no rosto

Mesmo lavando as mãos frequentemente, o recomendado é não passá-las no rosto, especialmente quando estiver fora de casa. Elas estão em contato a todo momento com várias superfícies que na maioria das vezes não estão totalmente limpas.

Assim, você se certifica de que não está levando qualquer tipo de bactéria para a boca, olhos e nariz, lugares favoráveis para o contágio não só do coronavírus, mas de outros tipos de micróbios. 

Troque a escova de dente

Mudar de escova com frequência é uma coisa que todos nós devemos fazer. O tempo de duração de uma escova de dente é de, no máximo, 45 dias. Após esse tempo, ela fica desgastada, além de acumuçar bactérias, perdendo sua função.

Para o momento de pandemia que estamos vivendo, a orientação é a mesma. E, se acontecer de a pessoa contrair o novo Covid-19 ou ficar doente por qualquer outro motivo, o indicado é trocar de escova.

Separe itens de cozinha

Separando os principais utensílios usados na cozinha, como talheres, prato e copo, é possível reduzir ainda mais as chances de transmissão do vírus, caso alguém que more com você esteja infectado.

Este tópico é mais direcionado para pessoas que já contraíram o vírus e precisam fazer o isolamento, mas caso queira, você também pode fazer isso como mais uma medida de prevenção.

Evite beijos

Como dito anteriormente, a boca é um dos pontos mais fáceis para se contaminar com o coronavírus, logo, o beijo não fica de fora das coisas que devem ser evitadas.

O que acontece é o seguinte: os fluidos da boca também propagam o vírus, sendo assim, caso sua companheira ou seu companheiro esteja com o Covid-19, ele pode ser transmitido para você.

Cubra a boca ao tossir e espirrar

Quando tossimos ou espirramos, gotículas de saliva e catarro são expelidas do nosso corpo. Elas podem se espalhar pelo ar ou chegar até outras superfícies e o melhor jeito para evitar que isso aconteça é cobrindo o antebraço esses locais.

Se você estiver com coronavírus,tuberculose, gripe ou qualquer doença infecciosa das vias respiratórias, isso ajudará a reduzir a circulação do vírus.

Escove os dentes com regularidade

Você já sabe que os dentes devem ser escovados após todas as refeições, né? Além disso, é adequado passar o fio dental para tirar qualquer resíduo de comida que tenha ficado entre os dentes. Durante esse período, esse hábito precisa ser levado ainda mais à risca. 

Qualquer chance de inflamações na boca pelo descuido em não manter a limpeza bucal pode originar na circulação das bactérias, resultando na queda da imunidade.

Se isso acontecer, o corpo se torna mais vulnerável para a contaminação do coronavírus e de outras doenças.

Mas, caso você tenha inflamações recorrentes, mesmo fazendo a limpeza de maneira certa, o ideal é investir em um convênio dental para investigar as causas das inflamações e, caso precise, iniciar o tratamento adequado.

Individualize itens de higiene 

Assim como os utensílios de cozinha, os itens de higiene pessoal devem ser utilizados individualmente. Toalha de banho, sabonete, pasta de dente, protetor labial e desodorante roll on são alguns dos dos objetos que não devem ser compartilhados com outras pessoas.

Garanta seu bem-estar

Neste conteúdo, oferecemos algumas orientações simples, porém muito importantes, para você manter sua higiene bucal durante o tempo de contaminação do Coronavírus. 

A principal orientação dos profissionais é para ficar em casa, mas caso aconteça qualquer imprevisto, com certeza tem algum dentista 24 horas prontinho para te atender.

Além das dicas aqui compartilhadas, existem outras práticas que podem te ajudar a fortalecer a imunidade te deixando ainda mais resistente, confira alguns deles: alimentação saudável, ingestão de líquidos, a prática de atividades físicas em casa, cuidar da saúde mental e o mais importante , se você puder, ficar em casa.

Se você seguir todas as instruções acima, estará colaborando com a sua saúde e, indiretamente, com a saúde de todos. Se cada um fizer a sua parte, com certeza esse momento vai durar o menor tempo possível!

 

Conteúdo foi produzido por Beatriz Trevizoli | Link Builder na empresa Ideal Odonto.

 

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Aspectos Jurídicos no Transporte de Mudanças e Veículos: Um…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! O transporte...
Âmbito Jurídico
2 min read

Moradia independente anticapacitista chega a São Paulo

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Criado no...
Âmbito Jurídico
4 min read

CNPJ com apenas um colaborador pode ter plano de…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Uma das...
Âmbito Jurídico
2 min read

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *