Entender necessidades do outro é essencial no relacionamento, apontam ciência e astrologia

logo Âmbito Jurídico

Comunicação e empatia podem ser as chaves para um relacionamento saudável

Durante muito tempo, quando o assunto era relacionamento, muitas pessoas acreditavam que, ao encontrar a pessoa certa, os problemas simplesmente não existiriam. Essa pode até ser a verdade em muitos contos de fada, mas, na vida real, não é bem assim que as coisas acontecem, pois até mesmo os casais mais apaixonados podem precisar lidar com questões desconfortáveis na vida a dois. 

 

Manter um relacionamento saudável nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, são duas pessoas com estilos de vida e comportamento diferentes. A saída para os problemas que surgem no dia a dia da vida a dois pode estar nas pesquisas e também na posição dos astros no céu. 

 

Estudos científicos apontam entre as dicas para manter um bom relacionamento a capacidade de entender as necessidades do outro, ponto que também é defendido por profissionais da astrologia. As duas vertentes defendem as mesmas ideias e levantam a bandeira de que a comunicação é a peça-chave para o bem-estar de qualquer relação. 

O que diz a ciência? 

 

Um estudo publicado no periódico Evolutionary Psychology traz uma série de questões sobre os relacionamentos e, entre elas, as principais estratégias para mantê-los saudáveis ao longo do tempo. A primeira pesquisa entrevistou 219 participantes gregos, sendo que, entre eles, 121 eram mulheres usando um questionário aberto sobre as melhorias eficazes em um relacionamento. 

 

Os resultados desse primeiro levantamento mostraram 81 táticas diferentes e, então, os estudiosos resolveram encontrar as melhores estratégias entre as obtidas até o momento. Para isso, os pesquisadores aumentaram o número de entrevistados para 511 pessoas, sendo 309 mulheres com idade média de 35 anos. 

 

Ao traçar as respostas mais recorrentes, os estudiosos chegaram a cinco principais estratégias. A mais utilizada pelas entrevistadas foi “tente entender as necessidades e desejos do outro parceiro”, e a segunda mais recorrente foi “discutam os problemas juntos e fique mais aberto para expressar suas preocupações”. 

 

O estudo também constatou que mostrar mais interesse no outro, passar mais tempo junto e criar confiança sendo mais honesto e respeitoso também fazem parte das táticas mais usadas. Além disso, a pesquisa descobriu que estratégias como melhorar a aparência física ou até mesmo questões individuais ficaram em último lugar, indicando que a maioria está mais preocupada com a dinâmica do relacionamento do que ser um parceiro mais atraente. 

Astrologia concorda com a ciência e explica a importância da comunicação

 

Na astrologia, há um documento utilizado como base para toda análise e que fornece as principais informações necessárias para quem está em busca de autoconhecimento. Fazer mapa astral é o primeiro passo para entender um pouco mais sobre diferentes assuntos, incluindo os relacionamentos. 

 

Segundo o Movimento Astrologia Luz e Sombra, comandado pela astróloga Cláudia Lisboa, nas relações interpessoais, é preciso ter equilíbrio entre o sentir e o encontro, sendo empático com os próprios sentimentos e também com os dos outros. A comunicação também é apontada como ponto primordial para a construção de laços afetivos saudáveis. 

 

Na atividade de analisar os astros, signos, astros, planetas e casas astrológicas tratam dos assuntos ligados à comunicação e podem ser fontes para compreensões mais densas sobre os relacionamentos. 

 

Para uma análise profunda e conjunta, a opção é fazer a sinastria, um cruzamento de dois mapas cujo objetivo é traçar os aspectos que possam ser superados e desenvolvidos em um relacionamento. 

 

Cláudia Lisboa explica que cada pessoa carrega consigo o potencial de iluminar a vida de outra e que a técnica da sinastria ajuda a destacar as compatibilidades e os pontos de conflito. 

 

“A lua é o emocional – a lua cruzada com o mapa de outra pessoa, com os outros signos, é fundamental para entender como as coisas afetam um e outro. Mas é interessante o estudo dos pontos de compatibilidade. Ao compreender os signos, entendemos como observamos o outro e como somos diante dessa pessoa”, pontua Lisboa.

 

Há, ainda, uma série de outros temas que podem auxiliar no autoconhecimento e nas questões relacionadas aos afetos. O ideal é procurar por um curso de astrologia online, já que nele é possível ter acesso a respostas sobre diferentes setores da vida, inclusive, sobre as questões que envolvem as relações amorosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *