Especialista fala sobre RN 18/2017 em Brasília

0
O advogado Luiz Henrique de Oliveira, especialista em Direito Marítimo e Portuário, participou da Audiência Pública realizada pela  Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)  que tratou sobre a alteração (Resolução Normativa nº 18/2017) sobre os direitos e deveres dos usuários, dos agentes intermediários e das empresas que operam nas navegações de apoio marítimo e portuário, cabotagem e longo curso. O evento aconteceu em Brasília.
Luiz Henrique de Oliveira representou a  Asia Shipping no evento. Ele ressaltou a importância da resolução se adequar à nova Lei de Liberdade Econômica recentemente sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. “A lei estabelece proteção à livre inciativa e ao livre exercício da atividade econômica e a RN 18/2017 da Antaq não poderia violar as condições da liberdade econômica”, disse o especialista.
Oliveira ressaltou a necessidade de uma harmonização entre a RN e a lei. Ele citou ainda outras impropriedades técnicas como a impossibilidade de jurídica de retenção do documento de conhecimento de embarque. ““De acordo com o artigo 578 do Código Comercial Brasileiro, o documento deve ser assinado e entregue no prazo de 24 horas após a embarque das mercadorias, não cabendo ao transportador reter as vias originais do conhecimento, mas apenas reter as mercadorias na hipótese de pagamento do frete ou contribuição para avaria grossa (art 7 do Dec 116/67)”, disse.
Mário Povia, diretor-geral da ANTAQ,  declarou que há uma visível aceitação das partes em relação à RN. Povia manifestou que o normativo não é para interferir nas questões comerciais, mas para “criar um ambiente de previsibilidade e transparência aos contratos do setor. A norma busca harmonizar as relações entre prestadores de serviços e contratantes e coibir casos em que houver abuso. A Agência não quer, de forma alguma, interferir em questões comerciais”, disse.

Além da Asia Shipping., compareceram ao evento a Centronave, Aliança Navegação Logística, Usuport, Petrobras, Fenamar, MSC-ABDM, One, Sepetiba Tecon e Vale S.A.

Autor:  Glauco Braga (13-981777187)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais