Etiqueta Corporativa – Como se comportar e fechar negócios em eventos on-line

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• Por Conceiyção Montserrat

Um dos setores mais afetados neste processo de isolamento social foi a cadeia corporativa, nos eventos empresariais, feiras e convenções.

Tivemos pouco tempo para reorganizar e implantar um formato que fosse adequado as nossas necessidades e dentro desta realidade de limitação social, o mais adequado é converter tudo para o formato digital on-line.

O que por outro lado nos aproximou de novos públicos, em muitas cidades de forma simultânea, abrindo oportunidades em outros setores e ampliando horizontes. Mas uma das questões mais importantes é “Como nos comportarmos nestes eventos on-line?

De que maneira manter a etiqueta social, permitindo que o evento transcorra com tranquilidade e não tenha interferências?

Dicas para quem organiza os eventos:

O ideal é obter uma plataforma personalizada aos interesses da empresa e o evento planejado, de maneira que seus clientes e convidados possam ter muitas informações dentro desta plataforma. Uma delas, é a informação resumida dos participantes por setor, criando janelas de assuntos, desta forma você favorece o networking entre eles.

Tudo deve ser muito organizado, fácil acesso e as informações sejam claras e objetivas. Tenha uma sala privada para que os interessados possam agendar para conversar em particular com algum assunto de interesse e abrir possibilidades de fechar negócios entre eles.

É de bom tom que os participantes se sintam, recebidos com atenção pela empresa organizadora e o ideal é a empresa enviar para cada participante o convite impresso, como o crachá de participação e outros brindes e mimos que os patrocinadores queiram oferecer. Isto mostra que a empresa se preocupa com cada um e que eles terão a mesma satisfação de ter participado presencialmente do evento.

Estes eventos on-line vão permanecer após a pandemia e você poderá usar a plataforma em inúmeros eventos atingindo públicos de outras cidades, com custo reduzido e maior qualidade na apresentação de seus projetos ou produtos.

Dicas para quem participa dos eventos:

A postura social é fundamental em eventos corporativos, sejam eles físicos ou on-line. Portanto, a pessoa deve se arrumar como se estivesse presente no evento. Homens barbeados e bem vestidos. Mulheres com maquiagem, um bom penteado, acessórios, enfim tudo que pede um bom traje social.

Tenha o cuidado de ficar em local silencioso, livre de som externo ou de interrupções. Se posicione em local neutro, sem muita decoração, pois o foco é o palestrante ou o executivo.

Se utilizar a câmera de seu celular para participar do evento, tenha o cuidado de deixar o aparelho fixo, com bom enquadramento e uma iluminação externa que favoreça sua imagem. Pois em caso de inteiração com o palestrante é importante que ele veja você com clareza e cuide para que o microfone tenha uma boa qualidade de som.

Pesquise quem são os participantes presentes no evento, sejam os executivos, empresas ou profissionais com o objetivo de networking. Isto vai favorecer em suas perguntas durante o evento.

Seja claro e objetivo, fale com clareza, pois é importante que outras pessoas também participem, o questionamento deles com certeza enriquecerá o evento.

Lembre-se que você está sendo visualizado por outras pessoas, principalmente o palestrante ou executivo, não fique se movimentando muito, levantando-se a todo momento. Fique tranquilo e olhe com olhos firmes para a pessoa, pois ela merece toda nossa atenção.

Planeje o que deseja, troque contatos com os participantes mantenha o interesse dos seus contatos em sua empresa ou negócios falando pontualmente de suas qualidades e objetivos no evento. Mas tenha cuidado para não interromper a atenção da outra pessoa durante o evento.

Quando for para uma sala privada para conversar, fique atento a comunicação não verbal, pequenos gestos nos mostram se elas estão interessadas ou não em seus negócios ou sua conversa. Um olhar contínuo para a tela do celular, mostrar-se inquieto, fala muito rápida e sem conteúdo são alguns sinais da falta de interesse.

Se organize para ter uma apresentação de bom gosto e qualidade para apresentar a quem se interessar e entenda que você poderá atingir um número maior de contatos nos eventos on-line, permitindo que seu negócio ou empresa prospere. Se puder, contrate um anfitrião para cuidar do áudio, das apresentações em power point, para que foque exclusivamente no conteúdo.

Seja elegante, focado e saiba que toda empresa necessita de parceiros para concluir grandes negócios.

Lembrando que nossa postura é a mesma, o que mudou foi nossa forma de participação nestes eventos.

Boa sorte a todos!!

 *Conceiyção Montserrat – Atenta as transformações do mercado brasileiro, Conceiyção Montserrat reuniu ao longo da sua carreira em mais de 25 anos (atuando no mercado nacional e internacional à frente de gestão e fomentação de negócios), grandes experiências, pois teve a oportunidade de desenvolver trabalhos nas áreas de gestão de projetos, comunicação, criação e design gráfico, produção audiovisual, marcas e patentes, eventos corporativos, acompanhando as questões jurídicas e gerenciamento de crise nos projetos, vivenciando a oportunidade de trabalhar com profissionais altamente capacitados e atuando junto a empresas com parceiros de larga experiência nas áreas de assessoria de imprensa, planejamento estratégico e conteúdos educacionais .

Sempre desenvolve projetos que valorizam os produtos e serviços acompanhando todos os processos até sua conclusão e resultado planejado. Em sua trajetória profissional, em grandes projetos, sempre aplica um olhar muito atento aos acontecimentos e novidades em geral.

É CEO da Montserrat Consultoria, empresa especializada em gestão e desenvolvimento de negócios.

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