Gabarito oficial do Enem deve ser divulgado em 24 de novembro

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Edição de 2023 conta com quase 4 milhões de inscrições; cursos de Medicina continuam os mais procurados no Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a grande porta para quem deseja entrar no ensino superior. Além de possibilitar que estudantes de todas as classes sociais possam entrar em uma universidade (pública ou privada), a prova serve para avaliar como anda a educação básica no Brasil.

 

As notas do Enem serão divulgadas no dia 16 de janeiro de 2024. Contudo, o gabarito oficial é liberado poucos dias depois da prova — a previsão é para 24 de novembro deste ano. Essa distância entre as datas leva em conta a quantidade de inscritos em 2023 — 3,9 milhões, segundo a página do Inep — as redações e a avaliação das questões, que vai além do tradicional certo-errado.

Critérios de avaliação

Para chegar ao resultado, o Ministério da Educação (MEC) utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de avaliação que considera outros quesitos além do número total de acertos nas questões de múltipla escolha. Segundo o MEC, a TRI — criada especialmente para o Exame — qualifica utilizando três parâmetros.

 

O primeiro é o poder de discriminação, com o objetivo de distinguir estudantes que têm ou não a proficiência requisitada. O segundo é a possibilidade de acerto ao acaso, popularmente conhecida como chute, que avalia a probabilidade de o estudante ter marcado aleatoriamente aquela resposta. Por último, considera-se o grau de dificuldade: quanto mais difícil a questão, maior a nota.

Cursos mais procurados

Os cursos mais procurados são aqueles em que a quantidade de inscritos é extremamente alta. Um exemplo é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2022, as 160 vagas do seu curso de medicina foram disputadas por 7.574 participantes, o que fez com que ele se tornasse o mais procurado do país.

 

O segundo lugar também foi para um curso de medicina. Desta vez, da Escola Superior de Ciência da Saúde (ESCS), no Distrito Federal. Foram 3.851 alunos para 48 vagas.

 

Confira, a seguir, quais são os cursos mais procurados pelos vestibulandos no geral:

 

  1. Medicina;
  2. Engenharia da Computação;
  3. Direito;
  4. Ciência da Computação;
  5. Engenharia Civil;
  6. Enfermagem;
  7. Engenharia Mecatrônica;
  8. Faculdade de Psicologia;
  9. Relações Internacionais;
  10. Engenharia aeronáutica.

Cursos mais concorridos

Já os cursos mais concorridos são aqueles com nota de corte mais alta, ou seja, a nota mínima para ingressar em uma vaga no curso. 

 

No Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2022, a maior nota de corte ficou para a Universidade Federal do Amapá (Unifap), também em Medicina na ampla concorrência.

 

Apesar de a UFMG e a ESCS ganharem na proporção aluno/vaga, as notas mínimas foram mais baixas: 811,06 e 785,31, respectivamente. Já na universidade nortista, ela chegou a 919,70.

 

Veja a média das notas de corte mais altas segundo o SiSU de 2022:

 

  1. Medicina (811,06)
  2. Ciência da Computação (774,30)
  3. Direito (769,68)
  4. Biomedicina (764,44)
  5. Engenharia Mecânica (757,18)
  6. Psicologia (756,58)
  7. Odontologia (755,46)
  8. Engenharia de Produção (746,50)
  9. Engenharia Elétrica (745,50)
  10. Sistemas de Informação (739,40)

Crescimento do ensino superior

Segundo o Periscópio, Portal de Divulgação Científica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), as matrículas no ensino superior brasileiro apresentaram um aumento de 41% entre 2010 e 2021. A porcentagem mais significativa foi para Psicologia, que apresentou aumento de 112,4% no mesmo período.

 

Na Fuvest, vestibular mais concorrido do Brasil, a procura pelo curso só perdeu para Medicina. Foram 70,6 candidatos para vaga em 2021 — em 2010, a relação era de 25,7 candidatos/vaga.

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Aspectos Jurídicos no Transporte de Mudanças e Veículos: Um…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! O transporte...
Âmbito Jurídico
2 min read

Moradia independente anticapacitista chega a São Paulo

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Criado no...
Âmbito Jurídico
4 min read

CNPJ com apenas um colaborador pode ter plano de…

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária! Uma das...
Âmbito Jurídico
2 min read

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *