Inovações do setor imobiliário que vieram para ficar

Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

 

Confira as principais tendências de inovação que remodelam o setor imobiliário!

 

A tecnologia sempre abriu portas para novas oportunidades e simplificou a vida para nós. Rompeu barreiras e nos ajudou a repensar o mundo, tornando a vida mais fácil e conveniente, mais rápida e flexível de muitas maneiras. Em nenhum lugar seu impacto pode ser visto tão claramente como no contexto dos tempos atuais. 

 

O bloqueio devido à covid-19, um contágio sem precedentes e que se espalha rapidamente, fez com que a maioria dos governos e da indústria reagisse rapidamente, procurando meios alternativos para garantir que o risco mínimo fosse causado para proteger a economia e os mercados.

 

A digitalização afeta todos os aspectos da vida da maioria das pessoas, incluindo as inovações relevantes do setor imobiliário. Tendências como a robótica e casas para comprar em BH inteligentes terão um impacto enorme no setor nos próximos anos.

 

E apenas os especialistas em imóveis que integrarão essas inovações em seus procedimentos de negócios terão sucesso a longo prazo. Dito isso, aqui estão as principais tendências de inovação no setor imobiliário.

 

A ascensão da biologia sintética

 

Embora ainda seja cedo para saber até que ponto a biologia sintética será usada no setor imobiliário, uma coisa é certa – assim que afetar a produção de materiais de construção, a vida útil dos edifícios aumentará significativamente.

 

Assim como o ácido de piscinas passa por melhorias regularmente para eliminar partículas tóxicas em piscinas com segurança, a biologia sintética para o setor imobiliário avança. Na verdade, os especialistas prevêem que os materiais de construção podem se reestruturar por meio da mitose no futuro.

 

Edifícios impressos em 3D

 

Uma das tendências de inovação imobiliária mais promissoras de todas é a impressão 3D de edifícios, seja para uso residencial ou comercial. 

 

Essa tendência de inovação possibilita que os incorporadores imobiliários construam uma casa inteira sem guindastes ou escavadeiras e outros materiais caros, juntamente com altos custos de mão de obra.

 

Isso ajuda a economizar dinheiro para os vendedores. Um exemplo é que desenvolvedores mundiais já imprimiram edifícios em 3D para quem busca casas para comprar com um prédio de escritórios inteiro impresso em 3D em Dubai.

 

No entanto, embora a impressão 3D de edifícios possa parecer uma grande tendência, essas atuais estruturas impressas em 3D ainda estão longe de ter a qualidade dos edifícios tradicionais. 

 

É por isso que levará algum tempo até que essa tendência de inovação tenha um impacto significativo no setor imobiliário. Mas sem dúvida alguma que podemos dizer que também veio para ficar.

 

Realidade virtual

 

Uma inovação no setor imobiliário que você deve ficar de olho é o método da realidade virtual. Essa tendência permite que os futuros proprietários vejam o ambiente e o design de sua nova propriedade em detalhes usando óculos de realidade virtual 3D. 

Com o avanço da tecnologia de RV, essa inovação pode se tornar uma vantagem decisiva para os corretores imobiliários, principalmente em suas campanhas de marketing. 

 

Além disso, essa tecnologia pode ajudar os compradores em potencial que não podem estar fisicamente por perto para ver a propriedade.

 

Inteligência artificial

 

Hoje em dia você pode encontrar inteligência artificial em qualquer lugar, e ela pode resolver questões lógicas e matemáticas de maneira mais rápida e melhor do que qualquer ser humano. 

 

Portanto, espere que muitos computadores assumam muitos empregos nos próximos dois anos que as pessoas do setor imobiliário ainda estão lidando. 

 

Os robôs físicos ou o software de IA assumirão o controle com as suas capacidades mentais e capacidades para aprender a melhorar gradualmente conforme a tecnologia se torna cada vez melhor.

 

A IA pode representar amplas oportunidades para profissionais do setor imobiliário usando análise estrutural controlada por computador e software de design para determinar a estática de construção com mais precisão.

 

Robótica

 

Embora os robôs não sejam uma “nova” inovação na indústria imobiliária, os desenvolvimentos robóticos adicionados com tecnologia de sensor aprimorada, inteligência artificial e infraestruturas de computação em rede significam melhorias.

 

E não simples melhorias, mas melhorias mais significativas para o setor. Tudo isso pode revolucionar a tecnologia imobiliária, permitindo que os incorporadores imobiliários executem a construção com mais rapidez e precisão por meio de robôs.

 

Big Data

 

Graças à era digital, mais pessoas estão agora se conectando à internet para realizar suas tarefas, permitindo que mais indivíduos obtenham mais dados do que em qualquer outro momento da história, apresentando uma tremenda oportunidade de inovação. 

 

Os incorporadores imobiliários geralmente precisam de detalhes sobre o desempenho de suas propriedades em diferentes níveis, variando de taxas de aluguel a eficiência energética – e, graças ao big data, eles podem reunir, tabular e transformar informações em insights acionáveis.

 

O big data pode ajudar os administradores de imóveis a tomar melhores decisões com base em dados em vez de estimativas, levando a avaliações mais rápidas e precisas. 

 

Além disso, as estruturas podem usar dados coletados por meio de inovações imobiliárias para ajustar automaticamente o número de ocupantes em um edifício e outros fatores, maximizando o conforto do inquilino e reduzindo os custos de energia.

 

Por fim, o big data permite que incorporadores e agentes imobiliários façam modelos 3D e simulações de realidade virtual, oferecendo aos consumidores um tour quando e onde quiser – evitando erros dispendiosos e permitindo que inquilinos ou compradores de residências visualizem o espaço residencial.

 

Casas inteligentes

 

Nos últimos anos, a internet das coisas (IoT) mudou a forma como as residências funcionam, com alguns dos gigantes da tecnologia mais proeminentes investindo em tecnologia de coberturas à venda inteligentes.

 

No entanto, embora as casas inteligentes modernas ofereçam mais recursos que, sem dúvida, beneficiarão os proprietários, um dos maiores desafios dessa tendência de inovação é a transferência para novos ocupantes. 

 

Isso porque, no passado, você só precisava fornecer as chaves aos novos proprietários. No entanto, com coberturas à venda inteligentes, os corretores imobiliários precisam garantir que as informações dos ex-ocupantes, como senhas e históricos de pesquisa, sejam excluídas.

 

Por causa da evolução da tecnologia, a inovação imobiliária mudou drasticamente a “cara” da indústria nos últimos dois anos, abrindo o caminho para casas melhores e mais inteligentes – e as tendências mencionadas indicam que as inovações não estão diminuindo e só irão melhorar conforme o tempo passa.

 

Siga-nos nas redes sociais se gostou desse artigo e busca por mais conteúdo de qualidade! 



Quer participar de um evento 100% gratuito para escritórios de advocacia no digital? Clique aqui e inscreva-se grátis no evento Advocacia Milionária!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *