INPI concede o primeiro alto renome da HYPERA para a marca NEOSORO

0

Daniel Advogados foi a responsável pela conquista que garantiu a concessão do primeiro alto renome 

O alto renome assegura proteção especial às marcas em todos os ramos de atividades, sendo exceção ao princípio da especialidade. Isso significa que a marca ficará protegida no Brasil em qualquer segmento de atuação, pelo prazo de dez anos. A partir do último ano de vigência já é possível encaminhar ao INPI novo requerimento de reconhecimento do alto renome da marca em questão.

Segundo Renata Monteiro de Almeida, sócia da Daniel Advogados, o alto renome auxilia no combate à diluição da marca, evita o prejuízo à sua reputação por associações indevidas e é uma ferramenta muito útil para impedir o aproveitamento parasitário por terceiros. “No caso da indústria farmacêutica, por exemplo, a associação indevida com produtos ou serviços prejudiciais à saúde gera um risco de dano à reputação da marca que é mais facilmente combatido pelo titular do alto renome”, explica Monteiro.

Para obter essa proteção especial, é imprescindível a demonstração de determinados requisitos: reconhecimento da marca por ampla parcela do público brasileiro em geral; qualidade, reputação e prestígio que o público brasileiro em geral associa à marca e aos produtos ou serviços por ela assinalados; e grau de distintividade e exclusividade do sinal marcário em questão.

Para Renata, a apresentação de documentos que comprovem tais requisitos (i.e., pesquisas de mercado, divulgações na mídia, reconhecimentos, histórico da marca) são imprescindíveis para demonstrar ao INPI que a marca detém um alto nível de reconhecimento pelo público, resultantes da sua tradição e qualificação no mercado, de forma que a sua fama ultrapassa as fronteiras do seu segmento de mercado. “No caso em questão, a HYPERA passa a integrar o seleto grupo de titulares de marcas de alto renome no Brasil”, conclui Monteiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais