Juiz Afasta Sanções Por Impossibilidade de Descumprimento de Acordo em Tempos de Calamidade do Coronavírus

0

Em virtude da “notória situação de crise, decorrente dos efeitos da pandemia Covid-19”, que afetou diversos setores da economia, a juíza June Bayão Gomes Guerra, da 19ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte/MG, acolhendo o requerimento da parte devedora, determinou a suspensão do cumprimento do acordo judicial pelo prazo de 30 dias, contados da terceira parcela vencida em 27/03/2020, devendo os pagamentos serem retomados a partir do dia 27/04/2020. Consequentemente, o juízo afastou a aplicação das penalidades previstas no acordo: multa de 50% e vencimento antecipada das parcelas vincendas.

De acordo com os fundamentos da decisão, em princípio, o termo de acordo não poderia ser modificado, por estar “submetido ao princípio da imutabilidade da coisa julgada”. Contudo, a decisão ressaltou a possibilidade de revisão do acordo com base na teoria da imprevisão e da onerosidade excessiva (artigos 317, 478 e 480 do Código Civil c/c art. 500 e 501 da CLT).

A magistrada destacou que “a declaração de vencimento antecipado das parcelas seguintes e consequente aplicação da multa pactuada sobre o montante residual do acordo no presente momento, considerando-se a conjuntura sócio econômica atual, totalmente alterada, em razão da pandemia do Coronavírus, importaria em onerosidade excessiva imposta reclamada, diante da redução de seus ganhos habituais, decorrente do isolamento social imposto a toda a comunidade”.

Na decisão, a juíza reconheceu, ainda, que o afastamento das penalidades previstas acordo foi uma “medida de relativização das obrigações, visando à manutenção do equilíbrio, de forma a garantir os pagamentos aos credores, sem que haja, contudo, a inviabilização da atividade empresarial”.

O advogado Humberto Souza Pinheiro de Azevedo, do escritório HAZEVEDO ADVOCACIA, atuou pela devedora.

 

– Processo nº 0010391-84.2019.5.03.0019

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais