Lei de Proteção ao Emprego e à Renda é sancionada, mas empresas que já aderiram ao programa terão de aguardar

0

Lei de Proteção ao Emprego e à Renda é sancionada, mas empresas que já aderiram ao programa terão de aguardar

Sancionada e publicada no Diário Oficial de hoje, a Lei 14.020 institui o Programa de Proteção ao Emprego e à Renda de maneira definitiva, prevendo a possibilidade de redução proporcional da jornada e do salário e/ou da suspensão do contrato de trabalho.

Segundo o advogado trabalhista Fabiano Zavanella, sócio do Rocha, Calderon e Advogados Associados, a maioria dos temas vetados não tinham relação direta com a temática da MP 936 – a justificativa da urgência, em especial a ultratividade das normas coletivas e a questão da correção monetária dos débitos trabalhistas.

O especialista ressalta que para as empresas que já adotaram esses mecanismos durante a vigência da MP deverão aguardar a regulamentação, provavelmente ainda hoje, via Ministério da Economia para que as ferramentas possam ser renovadas. Ainda não se sabe o novo prazo.

“No geral o texto é um pouco diferente do originário da MP, inclusive no que se refere às faixas salariais que autoriza a negociação individual ou direta entre empregado e empregador levando em conta o faturamento da empresa”, afirma. A seu ver, a lei também traz pontos interessantes que solucionam dúvidas como em relação a empregados aposentados, funcionários com mais de um contrato de trabalho e colaboradoras gestantes. “A lei vem em boa hora, apesar de um certo atraso dado à ansiedade do mercado, mas esperamos que ela consiga proteger outros empregos”, conclui Zavanella.

Para discutir os desafios, dúvidas e esclarecimentos sobre o tema, a fonte está à disposição para auxiliá-lo(a) em sua matéria.

Fabiano Zavanella, é Doutorando em Direito pela USP e Mestre em Direito pela PUC/SP, com MBA em Direito Empresarial pela FGV/SP. Sócio do Rocha, Calderon e Advogados Associados e Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Ciências Políticas e Jurídicas (IPOJUR) é também Professor nos Cursos de Pós-graduação e Extensão em Direito Empresarial do IBMEC, da Escola Paulista de Direito (EPD) e do Complexo Damásio Educacional em São Paulo, entre outros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais