Lei que desburocratizou o divórcio e o inventário completa 13 anos

0

Os serviços podem ser feitos, com economia de tempo e dinheiro, nos Cartório de Notas

A Lei n° 11.441 de 2007, que instituiu os serviços de inventário, partilha, separação e divórcio por escritura pública em Cartório de Notas, completou 13 anos no dia 04 de janeiro. A norma foi fundamental para desjudicialização e desburocratização de serviços no Brasil e impactou positivamente os cidadãos. Segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB), já foram realizados mais de 2,4 milhões de atos com base na Lei n° 11.441.

Para o tabelião do 2º Tabelionato de Notas de São Paulo, Anderson Henrique Teixeira Nogueira, a regulamentação ajudou a esclarecer o mito sobre a burocracia dos cartórios. “Muitos temiam os cartórios alegando burocracia no atendimento. Mas, essa lei ajudou a mostrar para a sociedade que o objetivo principal dos cartórios é facilitar a vida dos cidadãos, oferecendo serviços mais rápidos, econômicos e seguros”, explica.

Há 13 anos o divórcio extrajudicial pode ser formalizado no mesmo dia, se não houver desacordo entre as partes quanto à divisão dos bens e filhos menores e incapazes, por exemplo. Já o inventário extrajudicial pode ser resolvido em apenas um mês, dependendo do caso e da documentação apresentada pelos herdeiros. Ambos os serviços requerem o acompanhamento de um advogado no cartório e, antes disso, chegavam a demorar meses ou até anos, pela via judicial.

“Essa facilidade beneficia o Poder Judiciário, que economiza gastos e desafoga seus órgãos; os tabeliães de notas, que ampliam a quantidade de serviços oferecidos e passam a ter mais confiança dos cidadãos; e os próprios cidadãos, que economizam tempo e dinheiro e contam com total segurança jurídica. Portanto, não há qualquer prejuízo ou ponto negativo”, conclui o tabelião.

 

Sobre o 2º Tabelião de Notas de São Paulo

Fundado em 1742, com mais de 270 anos de história, o 2º Tabelião de Notas de São Paulo conta hoje com uma surpreendente estrutura física, com funcionários altamente qualificados e com o que há de mais moderno em tecnologia da informação. O cartório oferece serviços de ata notarial, união estável, divórcio, escritura de compra e venda, doação de bens, inventário, usucapião, testamento, entre outros.

 

Assessoria de Comunicação

Assessores de Comunicação: Alexandre Lacerda e Thainá Xavier

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais Aceitar Leia mais